-
Resposta letra A:
Pioglitazona (tiazolidinedionas): diminuir a resistência à insulina, aumenta a utilização/captação da glicose em diabetes tipo 2.
Glibenclamida (sulfoniluréia de 2a geração): estimulam a liberação de insulina por meio da sua ligação a um local específico no complexo canal de K-ATP na célula beta, inibindo sua atividade.
Acarbose (inibidor da alfa-glicosidase): diminuem a absorção intestinal de amido, da dextrina e dos dissacarídeos por meio da inibição da alfa-glicosidase da borda em escova do intestino. Aumentam a liberação do hormônio GLP-1, que pode contribuir para seu efeito hipoglicemiante.
-
Dapagliflozina (FORXIGA): inibe o co-transportador de Sódio/Glicose SGLT2
-
Glibenclamida/Glimepirida (Sulfonilureias) >>>> leva AUMENTO da secreção de Insulina (estimula as células beta pancreáticas , AUMENTANDO a secreção basal de insulina>>>>>bloqueadores de canais de K (SECRETAGOGOS DE INSULINA) >>>> Hipoglicemiantes...
Arcabose >>>> leva DIMINUIÇÃO da absorção INTESTINAL de glicose (inibição da enzima alfaglucosidase/ INIBE digestão de carboidratos) >>>> inibe a hiperglicemia pós-prandial.
dafagliflozina>>>>>>>> inibe o co-transportador sódio - glicose 2.
Glitazonas/Biguanidas >>>>>> >>>>>>>>> provoca DIMINUIÇÃO da resistência insulínica (aumenta a sensibilidade hepática à insulina e diminui a produção hepática de glicose....... REDUTORES DA RESISTÊNCIA INSULÍNICA.