SóProvas


ID
3458491
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em  relação  à  função  de  planejamento,  julgue  o  item.


Na  análise  SWOT,  a  formulação  da  estratégia  leva  em  consideração  as  ameaças  e  as  oportunidades,  que  são  fatores externos de criação de valor, bem como as forças  e as  fraquezas,  que  são  fatores  internos  de  criação  de  valor. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Matriz SWOT

    Dentro do diagnóstico, devemos fazer a análise dos ambientes interno e externo à empresa, é a chamada Análise ou Matriz SWOT (strengths, weakness, opportunities e threats). Trata-se de um acrônimo que quer dizer: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – em português, podemos chamar de Matriz FOFA. Essa análise engloba aspectos internos (forças e fraquezas da empresa) e externos (oportunidades e ameaças do mercado).

    Fonte: PDF- NOÇÕES DE GESTÃO ESTRATÉGICA, DE PROJETOS E PROCESSOS.Gestão Estratégica Prof. Vinicius Ribeiro .Gran Cursos.

  • GABARITO: CERTO

    A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização tem controle como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    Ameaças e oportunidades - São fatores externos os quais a empresa não pode controlarmas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    FONTE: Prof. Heron Lemos 

  • GABARITO: CERTO

    Forças - Interna

    Oportunidades - Externa

    Fraquezas - Interna

    Ameaças - Externa

    A análise do ambiente interno é que determina suas forças e fraquezas.

    E a análise do ambiente externo é que possibilita a definição das oportunidades e ameaças.

    Ambiente interno: usualmente o ambiente interno é definido como aquele sobre o qual a empresa tem controle. Isto é, tem como agir sobre ele. É neste domínio que você encontrará as forças e fraquezas de sua empresa.

    Forças

    elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência.

    Fraquezas

    de forma análoga, as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas.

    Oportunidades

    sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade. Imagine um hotel durante as Olimpíadas no Brasil e mesmo a companhia aérea do exemplo anterior neste período dos Jogos. Isso é uma excelente oportunidade!

    Ameaças

    todos os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais a empresa não tem controle) são ameaças para o negócio.

    Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo:

    Defina suas forças.

    Determine suas fraquezas.

    Liste as oportunidades.

    Enumere as ameaças.

    Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.

    Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:

    Forças podem potencializar quais oportunidades.

    Forças podem combater quais ameaças.

    Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.

    Fraquezas podem potencializar quais ameaças.Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo

    Defina suas forças.

    Determine suas fraquezas.

    Liste as oportunidades.

    Enumere as ameaças.

    Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.

    Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:

    Forças podem potencializar quais oportunidades.

    Forças podem combater quais ameaças.

    Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.

    Fraquezas podem potencializar quais ameaças.

    AGENDOR.COM.BR

  • Questão exige que o candidato saiba diferenciar o ambiente interno e externo segundo a matriz SWOT/FOFA.

    A matriz SWOT é responsável por fazer a análise do ambiente em que algumas organizações estão inseridas, considera aspectos internos (forças e fraquezas) e externos (ameaças e oportunidades). São eles:

    Strengths / Forças – são os pontos positivos da organização, representam o que ela tem de melhor.

    Weaknesses/ Fraquezas – são os pontos fracos, aspectos que podem ser melhorados.

    Oppotunities/ Oportunidades – são acontecimentos proporcionados pelo ambiente e que se aproveitados, podem alavancar o desempenho organizacional.

    Threats/Ameaças – são eventos que põem em risco as atividades da organização e podem levá-la ao fracasso.

    Em suma vale deixar registrado que as ameaças e as oportunidades são aspectos fora do controle de qualquer instituição, são acontecimentos providos pelas circunstâncias ambientais. Por outro lado, as forças e fraquezas representam aspectos internos, e por isso podem ser controladas pela organização.

    GABARITO: CERTO

  • Vamos analisar a questão:

    A Análise SWOT é uma análise dos ambientes internos e externos à empresa. A sigla SWOT é um acrônimo para as palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, elas referem-se respectivamente a: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. As forças e as fraquezas relacionam-se com a análise do ambiente interno e são fontes para a criação de valor organizacional. Já as ameaças e oportunidades são aspectos observados na análise do ambiente externo e, também, são fontes para a criação de valor organizacional. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois os aspectos observados dentro da empresa e fora da empresa são fatores que influenciam a elaboração do planejamento estratégico da empresa, o qual recebe essas análises como insumos.


    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".