-
Gabarito Errado
"Essas perspectivas podem ser tantas quanto a organização necessite escolher em função da natureza do seu negócio, propósitos, estilo de atuação etc. O BSC busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle."
Fonte: Chiavenato
-
O balanced scorecard busca estratégias e ações equilibradas, mas que não envolvam todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo. (AFETA TODAS AS ÁREAS DE UMA ORGANIZAÇÃO)
-
Gabarito (Errado)
BSC - BALANCED SCORECARD
Por Robert Kaplan e David Nortron, publicado pela Harvard.
O principal objetivo é o alinhamento do planejamento estratégico da empresa com as atividades operacionais que ela exerce. Ferramenta de gestão estratégica. Irá analisar se a empresa está indo no caminho certo de acordo com o planejado. O BSC melhora o processo decisório, pois foca naquilo que realmente cria valor para a organização. Foca o equilíbrio organizacional.
Se ela é uma ferramenta de gestão estratégica, não faz sentido buscar estratégias e ações equilibradas que não afetem a organização como um todo!
O nível estratégico é amplo e abarca toda a organização. Resolvi pensando assim!
Fonte: Meu resumo / cérebro.
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
-
Questão abordando a ferramenta de gestão e planejamento, Balanced Scorecard.
O Balanced ScoreCard (BSC) visa avaliar o desempenho organizacional por integrar indicadores financeiros e não financeiros. busca integração e balanceamento de todos os níveis de desempenho organizacional. É projetado e torno da visão estratégia e, diferentemente do que afirma a questão, percorre todos os níveis até chegar ao operacional, isso significa que o BSC envolve, sim, todas as áreas.
O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:
◼ Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
◼ Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
◼ Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
◼ Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.
GABARITO: ERRADO
-
Como é uma feramenta de nível estratégico abrange a organização como um todo!
-
A questão em análise aborda o assunto do Balanced
Scorecard – BSC (traduzido
como Indicadores Balanceados de Desempenho).
O BSC é
uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois
professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e
David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez
que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores
(financeiros e não financeiros).
Em face do
exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois o BSC, para
ser efetivo, precisa envolver todas as áreas de uma empresa. Isso pode ser
comprovado com as perspectivas sugeridas para o BSC: financeira, clientes, processos internos, e aprendizado e crescimento.
Essas perspectivas precisam estar alinhadas com todas as estratégias e
indicadores da organização. Isso faz com que seja criado um equilíbrio
organizacional como forma de implementação das estratégias empresariais.
GABARITO DO
PROFESSOR: “ERRADO".