SóProvas


ID
3458542
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à função de organização, julgue o item.


Na  cultura  organizacional,  as  pressuposições  básicas  constituem  o  primeiro  nível  da  cultura,  o  mais  superficial, visível e perceptível, e incluem os produtos,  os  serviços  e  os  padrões  de  comportamento  dos  membros da organização. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Na concepção de Chiavenato (2010),os aspectos formais e informais da cultura organizacional podem ser analisados, classificados e detalhados em três níveis:

    Primeiro nível – nível dos artefatos visíveis: comportamentos e criações. Dentro de uma visão ampla, a cultura é vista como os valores e as expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, as lendas, os rituais e as cerimônias. São apenas os sintomas da cultura, seus artefatos visíveis; o que realmente importa são as premissas básicas que estão por trás dessas aparências, isto é, aquilo que justifica os valores e as expectativas.Constituem o nível da cultura mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar.

    Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros de uma organização.

    Fonte: PDF GESTÃO DE PESSOAS Cultura e Motivação Prof. Adriel Sá .Gran Cursos.

  • Níveis da Cultura A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    1.ArtefatosÉ o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    2. Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justicar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    3. Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Fonte: Administração Geral para Concursos ,Rodrigo Rennó .

  • GABARITO: ERRADO

    Robert Schein, importantíssimo autor da Gestão de Pessoas, subdividiu a Cultura Organizacional em três níveis:

    1 - Artefatos (parte visível da Cultura de uma organização)

    2 - Valores (guias do comportamento e da moral corporativa)

    3 - Pressupostos Básico (premissas iniciais, aceitas por todos de forma intuitiva e inconsciente)

    Para Robert Schein, o primeiro nível da cultura organizacional seria composto pela parte visível e diretamente identificável de seus elementos. Por exemplo, o comportamento organizacional, a a forma de vestir dos colaboradores, a maneira de se comunicar, interna e externamente, os documentos padronizados, as metodologias de trabalho. Em resumo, todos os elementos diretamente observáveis e imediatamente reconhecíveis são artefatos.

    O segundo e o terceiro níveis são composto por elementos não observáveis de forma direta e objetiva. A diferença fundamental entre eles é que o segundo nível, valores, é composto de premissas mais racionais, nas quais as decisões são tomadas de forma intencional. Por exemplo, a sustentabilidade é um valor que se constitui sobre bases objetivas (questões ambientais, economia de insumos, obrigações legais).

    Já o pressupostos básicos,terceiro nível da cultura organizacional, é composto de premissas há muito internalizadas, caracterizadas por decisões instantâneas e automáticas. Um empresa que sempre teve problemas com fornecedores internacionais tende a refutar, inconscientemente, a oferta de fornecedores de outros países.

    FONTE: QC

  • Questão tratando dos níveis da cultura organizacional segundo e a diferença entre cada um deles.

    Schein infere que qualquer cultura tem um nível mais visível, bem como mais profundo. Ele descreve os seguintes, do mais visível ao mais profundo:

    1) ARTEFATOS: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.

    2) VALORES COMPARTILHADOSsão responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.

    3) PRESSUPOSTOS BÁSICOSReferem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. são elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação.

    GABARITO: ERRADO

  • A questão em análise aborda a temática da Cultura Organizacional. A Cultura Organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento diário dos membros de uma organização e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

    Assim, para melhor entendermos essa cultura, podemos apresentá-la em várias camadas com diferentes níveis de profundidade e arraigamento. Quanto mais profunda a camada, tanto maior a dificuldade de mudar ou transformar a cultura. Segundo Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.

    O primeiro nível, artefatos, caracteriza-se pela camada mais superficial e visível. São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. São representados pelos símbolos, pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços e até mesmo nas maneiras como as pessoas se tratam. O segundo nível, valores, nem sempre é possível visualizá-lo com facilidade, pois representa a camada intermediária. Esse nível caracteriza-se pelos valores, normas, estratégias, objetivos, ideologias e filosofias. “São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais os colaboradores da empresa fazem o que fazem dentro dela. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros, os valores podem ser evidenciados a partir dos ritos existentes na empresa" (Schein, 1990). O terceiro nível, e o mais profundo, geralmente não é possível observá-lo com facilidade. Nesse nível encontram-se as crenças inconscientes, as percepções e os sentimentos das pessoas. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".

    FONTE:
    SCHEIN, E. H. Organizational culture. American Psychologist, 1990.
  • Os artefatos são primeiro nível

  • Errado! Vamos reescrever o enunciado fazendo o ajuste necessário:

    Na cultura organizacional, os artefatos constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível, e incluem os produtos, os serviços e os padrões de comportamento dos membros da organização.

    No nível mais alto da cultura, temos os componentes visíveis que podem ser observados diretamente: artefatos, linguagem e os comportamentos habituais. No nível intermediário, temos elementos que não são tão facilmente observáveis, porém podem ser identificados por meio de conversas com membros da organização. Por fim, no nível mais profundo, temos os valores e crenças compartilhados muitas vezes de maneira inconsistente pelos membros de uma organização.

     

    Gabarito: ERRADO