SóProvas


ID
3458545
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à função de direção, julgue o item.


A liderança liberal delega totalmente as decisões ao grupo e o deixa completamente à vontade e sem controle algum, o que pode fazer com que os empregados tenham individualismo agressivo e pouco respeito ao líder.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    LIDERANÇA LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE)

    • A liderança liberal enfatiza somente o grupo; o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupos, participando delas apenas quando solicitado pelo grupo; o comportamento do líder é evasivo e sem firmeza.

    • Os grupos submetidos à liderança liberal não se saíram bem quanto à qualidade do trabalho, com fortes sinais de individualismo, desagregação do grupo, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder.

    • O líder é ignorado pelo grupo.

    Fonte:PDF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Liderança e Poder. Estilos de Administração Prof. Adriel Sá.Gran Cursos.

  • GABARITO: CERTO

    Teorias dos Estilos de Liderança:

    A Escola de Relações Humanas representa um grande impulso para as abordagens do comportamento organizacional. Deixam de ser predominantes as características inatas de personalidade, para serem enfatizados os comportamentos necessários ao exercício da liderança. Com base nos estudos de Kurt Lewin, da década de 1930, foi proposta a existência de três estilos de liderança distintos: a liderança autocrática, a democrática e a liberal (laissez-faire).

    ▪ Liderança autocrática está ligada a líderes mais autoritários no exercício da liderança. Está voltada para o líder. Pode-se dizer que ela produz mais resultados, porém a frustração dos indivíduos e sua agressividade tendem a ser maiores.

    ▪ Liderança democrática se refere ao estilo que considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Está voltada para os liderados e o líder.

    ▪ Liderança liberal (laissez-faire) dá grande liberdade ao grupo – apresenta as alternativas para o grupo mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo. Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.

    FONTE: Prof. Heron Lemos

  • Discordo. Liderança liberal não dá 100% de liberdade ao liderado. Há uma diferença entre total e grande liberdade, esta sendo a característica da laissez-faire. O líder minimamente ainda tem presença.

  • GABARITO: CERTO

    ESTILOS DE LIDERANÇA:

    Refere-se àquilo que o líder faz, ao seu estilo de comportamento para liderar. Na literatura especializada, encontramos três estilos:

    Liderança autocrática

    Liderança democrática

    Liderança liberal ou Laissez faire

    LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada

    membro. Este estilo de liderança resulta em forte tensão no grupo, frustração, agressividade quando o líder está ausente, falta de iniciativa e espontaneidade dos componentes do grupo. Na presença do líder, os liderados desempenham suas atividades normalmente, mas na sua ausência fazem “corpo mole”, param suas atividades, dando evasão aos sentimentos reprimidos. 

    LIDERANÇA DEMOCRÁTICA: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório As decisões são tomadas em conjunto com o grupo. Este determina as técnicas de execução das tarefas e sua divisão. Cada membro do grupo tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder é participativo e procura ser um elemento normal no grupo, sugerindo quando solicitado e sempre apresentando alternativas para o grupo escolher. Suas avaliações são objetivas, e quando necessita criticar ou elogiar, limita-se aos fatos. Este estilo de liderança possibilita a formação de relacionamentos cordiais, o surgimento da franqueza, espontaneidade, autonomia e criatividade. Na ausência do líder, os liderados continuam produzindo e qualquer elemento pode assumir a liderança, se necessário. Os membros do grupo se mostram motivados e satisfeitos com a liderança.

    LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE: Este estilo dá total liberdade ao grupo, sendo sua liderança mínima. A divisão das tarefas, escolha dos companheiros, a execução fica por conta do grupo, sem que o líder participe do processo. O líder não avalia e quando solicitado faz comentários aleatórios sobre o grupo. Este tipo de liderança é indicado para uma equipe madura, autodirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

    *Laissez-faire é a contração da expressão em língua

    francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".

    Profº Petronio Castro – Loja do Concurseiro.

  • não concordo, a liderança não é sem controle algum, ela tem controle mínimo. Alguém poderia explicar?

  • Quadrix sendo Quadrix. Tudo normal por aqui
  • LIBERAL/ LAISSES-FAIRE - Nesse modelo a participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para agir. O líder pode até dar orientações, mas se solicitadas.os recursos necessários para o trabalho.

    Sabe como eu entendo essa questão? Assim: o lider delega totalmente as decisões, mas isso nao impede dele participar minimamente, sacou? E vai acontecer o que a questão falou, individualismo e falta de respeito ao lider.

    Observe o conceito acima que eu mencionei, o agir ali tbm está ligado a decisão, então os liderados possuem essa total liberdade, mas nao impede que o lider participe de vez em nunca. :D

  • "deixa completamente à vontade e sem controle algum" Não existe essa teoria no campo acadêmico. O Examinador está totalmente equivocado.