SóProvas


ID
3458551
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à função de direção, julgue o item.


De acordo com a teoria situacional da liderança, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe, que passa a adotar um padrão de liderança predominantemente democrático.

Alternativas
Comentários
  • Respondendo com outra questão:Q1028629

    Segundo a teoria situacional da liderança, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, há uma tendência de liderança centralizada no chefe, que passa a ter uma postura autocrática.

    Gab. CERTO

  • Gabarito E

     LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

    • A liderança autocrática enfatiza somente o líder; o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões; os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha; o líder autocrático é dominador, emite ordens e espera obediência cega dos subordinados.

    • Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentam maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.

    • O líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.

    LIDERANÇA LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE)

    • A liderança liberal enfatiza somente o grupo; o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupos, participando delas apenas quando solicitado pelo grupo; o comportamento do líder é evasivo e sem firmeza.

    • Os grupos submetidos à liderança liberal não se saíram bem quanto à qualidade do trabalho, com fortes sinais de individualismo, desagregação do grupo, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder.

    • O líder é ignorado pelo grupo.

    LIDERANÇA DEMOCRÁTICA OU CONSULTIVA

    • A liderança democrática enfatiza a relação entre líder e grupo: o líder é extremamente comunicativo, encoraja a participação das pessoas e se preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo; o líder atua como um facilitador para orientar o grupo, ajudando nas definições dos problemas e nas soluções, coordenando as atividades e sugerindo ideias.

    • Os grupos submetidos à liderança democrática apresentaram boa quantidade de trabalho e qualidade surpreendentemente melhor, acompanhadas de um clima de satisfação, integração grupal, responsabilidade e comprometimento das pessoas.

    • O líder é ativamente participativo.

    Fonte:PDF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Liderança e Poder. Estilos de Administração Prof. Adriel Sá.

    www.grancursosonline.com.br

  • Na liderança democrática existe participação dos membros nos processos decisórios. Portanto, não se limita ao controle pelo chefe.

  • GABARITO:E.

    De acordo com a teoria autocrática, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe, que passa a adotar um padrão de liderança predominantemente sem liberdades.

    PARA ESTUDO:

    → Autocrático/restritivo/orientado para a tarefa: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade.

    Obs.: Focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    → Democrático/ orientado para pessoa e tarefas: participativo (também chamado de consultivo). Divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas.

     É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    ◼ Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    ◼ Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.