NBR 8160 G.2.3 Ensaio final com fumaça
Para a realização do ensaio final com fumaça, todos os fechos hídricos dos aparelhos sanitários devem ser completamente preenchidos com água, devendo as demais aberturas ser convenientemente tamponadas, com exceção das aberturas dos ventiladores primários e da abertura pela qual a fumaça será introduzida.
A fumaça deve ser introduzida no sistema através da abertura previamente preparada; quando for notada a saída de fumaça pelos ventiladores primários, a abertura respectiva de cada ventilador deve ser convenientemente tamponada.
A fumaça deve ser continuamente introduzida, até que se atinja uma pressão de 0,25 kPa. Esta pressão deve se manter pelo período de 15 min sem que seja introduzida fumaça adicional.
.
O ensaio final de fumaça é descrito pelo anexo G no item G.2.3 da NBR 8160/99: Sistemas prediais de esgoto sanitário. O seu objetivo é detectar falhas na estanqueidade de juntas e tubulações do sistema de esgoto
Para a realização do ensaio, todos os fechos hídricos devem ser preenchidos com água e demais aberturas tamponadas, exceto as aberturas de ventilação e a abertura da introdução da fumaça. A fumaça deve ser introduzida até que atinja uma pressão de 0,25 kPa por um período de 15 minutos. Durante a realização do ensaio, o sistema não deve apresentar nenhum vazamento.
Note que a questão descreve corretamente o ensaio final de fumaça.
Gabarito do Professor: CERTO.
Há outros dois ensaios previstos na norma: o ensaio com água e o ensaio com ar. A norma indica que, depois de feita a inspeção final e antes da colocação dos aparelhos sanitários, deve-se realizar o ensaio com água ou ar. E após a colocação dos aparelhos sanitários, deve-se realizar o ensaio final com fumaça.