SóProvas


ID
345913
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em nome dos direitos humanos (e, portanto da cidadania) a Inglaterra “ajudou” países como o Brasil a se livrar da condição de colônia e a lutar contra a escravidão. A Inglaterra interveio dessa forma em toda a América latina.” (COVRE, M. de Lourdes. O que é cidadania. 2007, p. 51.)

É INCORRETO afirmar que a intervenção da Inglaterra no Brasil provocou

Alternativas
Comentários
  • A Inglaterra buscava ampliar seu comércio, com os escravos liberados, e consequentemente assalariados, ela tinha mais compradores para seus produtos..

  • Resposta;D

     

  • d) o movimento anarquista caracterizado pela luta do operariado.

     

     

    A Inglaterra, uma das nações mais poderosas da época, era a que mais pressionava o Brasil para abolir a escravidão seu interesse pode ser explicado por causa de dois fatores:

     

    1º) O interesse em aumentar o consumo de seus produtos no Brasil. Os negros libertos tornariam-se aptos a comprar os produtos industrializados ingleses.

     

    2º) O interesse em manter os africanos trabalhando nas plantações de algodão e nas minas de diamantes que possuíam no continente africano.

     

    A Inglaterra, no decorrer do tempo foi aumentando a pressão para que o Brasil libertasse seus escravos esse fato pode ser percebido nas leis impostas pela Inglaterra:

     

    1810 – Os ingleses fizeram o governo português no Brasil a se comprometerem a abolir o comércio de escravos.

     

    1827 – A Inglaterra exige que o Brasil deixe de comprar escravos no prazo de 3 anos.

     

    1845 – A Inglaterra declara guerra ao tráfico. Sua marinha recebeu autorização de bombardear os navios que transportassem escravos. A lei foi denominada “Bill Aberdeen”.

     

     

     

    FONTE: http://historiadornet.blogspot.com/2017/10/abolicao-da-escravidao-brasileira.html