GABARITO: LETRA B
? O surgimento do Serviço Social se situa na transição do capitalismo concorrencial ao monopolista a partir das exigências deste que, no seu processo de expansão crescente, passou a exigir profissionais capacitados para as funções de articulação da população, operando com a coerção e a construção de consensos com vistas a contribuir para a atenuação dos conflitos sociais. A profissão se realiza, portanto, na disjunção entre os que demandam seus serviços - o Estado ou patronato - e aqueles que o recebem - os(as) trabalhadores(as) (Iamamoto, 1983).
? Fonte: IAMAMOTO, Marilda V. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 2. ed. São Paulo/Lima: Cortez/Celats, 1983.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Essa questão, é típico exemplo do porquê você deve aprender as fases do capitalismo.
Vamos uma a uma.
Surgimento do Serviço Social se situa na transição do capitalismo monopolista ao concorrencial, quando a Igreja Católica resolve desenvolver ações de filantropia a fim de manter a coesão social e desenvolver novas formas de distribuição da riqueza socialmente produzida.
Errado. Logo de cara a questão inverte a ordem. O correto seria do concorrencial para o monopolista. Além disso, a igreja não visava redistribuir a riqueza socialmente produzida. As ações eram empreendidas com uma conotação caritativa, muito distante de qualquer justiça distributiva.
O surgimento do Serviço Social se situa na transição do capitalismo concorrencial ao monopolista, a partir das exigências deste que, no seu processo de expansão crescente, passou a exigir profissionais capacitados para as funções de articulação da população, operando com a coerção e a construção de consensos com vistas a contribuir para a atenuação dos conflitos sociais.
Correto. É na mesma linha do que estudamos. Perceba como a linha temporal está correta: transição do capitalismo concorrencial ao monopolista. O restante da afirmação também está correto.
O surgimento do Serviço Social se dá a partir da transição do feudalismo ao capitalismo, quando os empregadores percebem a necessidade de melhores condições de trabalho para a classe trabalhadora, a fim de garantir a coesão social.
Errado. Se isso fosse verdade, o Serviço Social teria surgido entre o séc. XIV e o XV. Ao longo da afirmativa vira uma grande salada. Conceitos marxistas aplicados ao estudo do modo de produção capitalista são aplicados ao feudalismo, como por exemplo: classe trabalhadora.
O surgimento do Serviço Social está inserido no âmbito do modelo de produção feudal, com o objetivo de manter a estrutura social e econômica e o poder de influência dos senhores.
Errado. Não existe Serviço Social no feudalismo.
RESPOSTA: LETRA B