-
GABARITO: LETRA A
? A visita domiciliar, que ?sempre foi um dos instrumentos do Serviço Social?, é realizada, em alguns serviços, por profissionais de outras áreas, como a Psicologia, a Fisioterapia e a Pedagogia. É uma prática relevante no Serviço Social conforme descreve Silva (2001:30). Por meio desse contato com as pessoas em seu ambiente familiar, o assistente social consegue aproximar-se do vivido e do cotidiano do usuário, observando as interações familiares, a vizinhança, a rede social e os recursos institucionais mais próximos. Essa prática supera em diversos aspectos a entrevista feita na instituição, pois quando se vê o movimento e o cotidiano das pessoas, muitos registros ficam na ?memória fotográfica? do assistente social.
? Fonte: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/download/1618/1059/
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Como nós estudamos, a visita domiciliar implica no deslocamento do assistente social até o local de residência do usuário com o intuito de conhecer as condições de vida e os aspectos cotidianos das relações desses sujeitos que geralmente escapam aos atendimentos realizados na instituição. É através da visita domiciliar que o assistente social consegue aproximar-se do vivido e do cotidiano do usuário, observando as interações familiares, a vizinhança, a rede social e os recursos institucionais mais próximos.
RESPOSTA: LETRA A
-
A definição da necessidade de visita à moradia dos sujeitos envolvidos na ação processual para a complementação do estudo social é de competência do assistente social. Ela é comumente usada em várias instâncias de trabalho no Judiciário como mais uma possibilidade de dialogar e conhecer a realidade sociocultural e familiar dos sujeitos, a partir de seu espaço de vivência – em condição diferente à da entrevista realizada no espaço físico de um fórum.
Essa visita se apresenta como mais uma possibilidade de entrevista, de conhecimento do território onde os sujeitos vivem, das possibilidades ou impossibilidades de acesso a bens e serviços que efetivem direitos sociais, de outros espaços relacionais. Enfim, trata-se de um procedimento com o objetivo de complementar o estudo, e não de fiscalizar ou de invadir a privacidade da vida cotidiana dos sujeitos.
http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8W95x91Vh0eXhsCK46ge.pdf
-
- A Visita Domiciliar consiste no momento em que o profissional realiza visita à residência dos sujeitos envolvidos no Estudo/Perícia que ele está realizando. Importante assinalar que a Visita se constitui em um instrumental utilizado pelo profissional em qualquer área de atuação, mas com objetivos diferenciados em cada situação. Fávero (2009, p. 629) entende a Visita Domiciliar “como mais uma possibilidade de dialogar e conhecer a realidade sociocultural e familiar dos sujeitos, a partir de seu espaço de vivência”.
-
Para Moura (2016, p. 228), “por meio da visita domiciliar o assistente social aproxima-se do vivido e do cotidiano do usuário, observa as interações familiares, as vizinhanças, a rede social e os recursos institucionais mais próximos. Todo esse universo de possibilidades de observação e interação diferencia muito uma entrevista realizada no ambiente familiar do usuário daquela realizada no interior da instituição”
Vamos, então, analisar as alternativas:
A – Correta. Visita domiciliar
B, C e D – Incorretas.
Gabarito: A
Referência:
ROCHA, M. A. As dimensões éticas no emprego dos instrumentais técnico-operativos no trabalho do assistente social. In: LAVORATTI, C. (Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.