SóProvas


ID
3459856
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lenise A. M. Garcia, estudando a transversalidade e a interdisciplinaridade, afirma que, por meio delas, procura-se “conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade”, uma aproximação “com mais propriedade dos fenômenos naturais e sociais, que são normalmente complexos”. Tal é o caso do multiculturalismo como perspectiva para o projeto político-pedagógico, o qual Resende (in Veiga, 1998) discute, relacionando democracia e direito à educação com igualdade e diversidade. Resende argumenta que esses temas demandam ultrapassar os discursos e instaurar práticas de combate à discriminação e ao preconceito dentro e fora da escola. A autora destaca que o grande desafio na escola é a “incorporação do multiculturalismo ao currículo, de forma que sua transversalidade possa perpassar os conteúdos a serem tratados no cotidiano

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    do processo de aprendizagem”

  • Multiculturalismo: A não hierarquia entre as culturas, defende a participação das minorias no currículo escolar.

  • Essa questão engloba conhecimentos sobre o multiculturalismo e o projeto político-pedagógico. Considerando o texto “A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico", de autoria de Lucia Maria Gonçalves Resende, presente no livro “Escola: espaço do projeto político pedagógico", deve-se indicar a alternativa que completa o trecho citado no enunciado, sobre o desafio de incorporação do multiculturalismo ao currículo da escola, de acordo com a autora. 

    De acordo com Resende (in Veiga, 1998), na tentativa de criar os chamados espaços multiculturais, há o risco de se desenvolver condutas reducionistas que tornam esporádicas a preocupação e as ações de apresentação e respeito à diversidade cultural. Assim, acaba-se por desenvolver atividades que pouco interagem com o currículo. O grande desafio na escola é a incorporação do multiculturalismo ao currículo, de forma que sua transversalidade possa perpassar os conteúdos tratados no cotidiano do processo de aprendizagem. Pensar o currículo é pensar o projeto da escola.

    Fonte: RESENDE, Lucia Maria Gonçalves. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In. Veiga, Ilma e Resende, Lúcia. (Org) Escola: espaço do projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papiros, 1998. 

    Portanto, a letra C, “do processo de aprendizagem", é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.