SóProvas


ID
3460171
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação mecânica é uma estratégia de suporte dita substitutiva, visto que realiza a função vital de respiração. Com relação aos componentes do ciclo respiratório durante a ventilação mecânica com pressão positiva, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A ventilação mecânica é feita através do uso de pressão positiva nas vias aéreas, e envolve 4 fases:

    1. Fase Inspiratória - o ventilador insufla os pulmões do doente, "vencendo" a complacência pulmonar. No final desta fase pode utilizar-se um recurso denominado pausa inspiratória, para melhorar as trocas gasosas.

    2. Mudança Fase Inspiratória para Fase Expiratória (Ciclo por pressão, volume, fluxo ou tempo) - também denominada como fase de ciclo do ventilador, ocorre a interrupção da fase inspiratória e dá-se o início da fase expiratória.

    3. Fase Expiratória - de forma passiva, o ventilador permite a saída do ar dos pulmões, mantendo um pequeno volume residual, garantindo uma pressão positiva no fim da expiração, permitindo aumentar a capacidade residual dos alvéolos, denominando esta pressão por PEEP. Este recurso impede o colapso alveolar e favorece a oxigenação dos tecidos.

    4. Mudança Fase Expiratória para Fase Inspiratória (Ciclo por pressão, volume, fluxo ou tempo) - o ventilador interrompe a fase expiratória e permite o início da fase inspiratória do novo ciclo. Esta mudança ocorre de acordo com a frequência respiratória programada. Se o doente tiver estímulo ventilatório, a nova fase inspiratória inicia-se quando o ventilador detecta o esforço inspiratório do doente (trigger - sensibilidade), dando início a um novo ciclo respiratório. Quanto maior essa sensibilidade, menos o esforço do doente. Este fator pode ser regulado por pressão ou por volume.

    FONTE: bwizer

  • O ciclo respiratório promovido pela ventilação mecânica se divide em quatro fases:

    Fase inspiratória: a válvula inspiratória está aberta e o ventilador vence as propriedades elásticas e a resistência do sistema respiratório do paciente para insuflar os seus pulmões com o volume de ar apropriado a cada caso. O fluxo é controlado por limites estipulados conforme cada quadro clínico.

    Ciclagem: transição da fase inspiratória para a expiratória. O ventilador interrompe a fase inspiratória, com o fechamento da válvula, para que inicie a fase expiratória. Esse fechamento pode ocorrer após o término do volume programado (ciclado a volume), ao término do tempo inspiratório pré-determinado (ciclado a tempo), ao se atingir o fluxo ajustado (ciclado a fluxo) ou a pressão (ciclado a pressão) previstos.

    Fase expiratória: a válvula expiratória é aberta, permitindo o esvaziamento dos pulmões, de forma passiva. Alguns pacientes demandam tempos expiratórios maiores, enquanto outros, tempos mais curtos. Isso varia com a complacência e resistência das vias aéreas.

    Disparo (trigger): transição da fase expiratória para a inspiratória. A válvula expiratória é fechada e abre-se novamente a inspiratória (disparo). Esse disparo pode ser programado por intervalo de tempo, mudança de pressão ou de fluxo.

    FONTE: inovacoesmagnamed