SóProvas


ID
3461131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir. 

As principais vertentes de análise para o serviço social brasileiro durante o período de Reconceituação podem ser descritas como modernizadora, fenomenológica, marxista e inspiradora.

Alternativas
Comentários
  • Emergiram três vertentes referentes ao movimento de reconceituação, sendo elas:

    1) a vertente modernizadora, a qual pautava-se em perspectivas funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas (positivistas).

    2) a vertente de reatualização do conservadorismo, inspirava-se em abordagens fenomenológicas e metodologia dialógica;

    3) a vertente de intenção de ruptura, que baseava-se no pensamento social marxista mas recorrendo, inicialmente, a obras que não eram clássicas desse autor e a autores que deturparam o pensamento marxista, como Louis Althusser, o que provocou um equívoco nessa primeira aproximação da profissão com o Marx.

  • ✅ Gabarito: ERRADO

    Posteriormente discuti-se as três perspectivas que são apresentadas por Netto no processo de renovação do Serviço Social: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. E por fim apresentam-se os dados da pesquisa referente à entrevista realizada com as profissionais de Serviço Social.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Segundo Netto (1996b), é possível identificar três tendências em disputa: a modernizadora com influência do funcionalismo; a de reatualização do conservadorismo com recurso à fenomelogia; e a de intenção de ruptura responsável pela interlocução com o marxismo.

  • Mata a questão nessa "inspiradora"

  • Fonte: SS e ditadura. (José P Netto)

    tbm estou no insta @estudantedecarreira

  • Questão similar 2018

    Modernização conservadora; reatualização do conservadorismo; intenção de ruptura.