-
"Assim sendo, a pobreza, expressão direta das relações sociais, "certamente não se reduz às privações materiais" (Yazbek, 2009, p. 73-74). É uma categoria multidimensional, e, portanto, não se caracteriza apenas pelo não acesso a bens, mas é categoria política que se traduz pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças (Martins, 1991, p. 15)."
Fonte:
-
O entendimento é de que o sistema de produção capitalista, centrado na expropriação e na exploração para garantir a mais‑valia, e a repartição injusta e desigual da renda nacional entre as classes sociais são responsáveis pela instituição de um processo excludente, gerador e reprodutor da pobreza, entendida enquanto fenômeno estrutural, complexo, de natureza multidimensional, relativo, não podendo ser considerado como mera insuficiência de renda é também desigualdade na distribuição da riqueza socialmente produzida; é não acesso a serviços básicos; à informação; ao trabalho e a uma renda digna; é não a participação social e política. Maria Ozanira da Silva e Silva (2010)
-
Como bem explica Iamamoto, a pobreza não se resume a privações materiais, mas também de ordem espiritual, cultural, intelectual, etc.
Se compreendermos que a palavra pobreza significa falta de, passaremos a ampliar o significado e deixar de lado o pensamento limitado de que pobreza e riqueza se refere sempre ao dinheiro/marterial.
Segundo Amartya Sen (1999), a pobreza pode ser definida como uma privação das capacidades básicas de um indivíduo e não apenas como uma renda inferior a um patamar pré-estabelecido. Por “capacidade” entendem-se as combinações alternativas de funcionamentos de possível realização.
-
No modo de produção capitalista (MPC), a pobreza (pauperização absoluta ou relativa) é o resultado
da acumulação privada de capital, mediante a exploração do trabalho excedente. Assim, não é o
precário desenvolvimento, mas o próprio desenvolvimento que gera desigualdade e pobreza. No
capitalismo, quanto mais se desenvolvem as forças produtivas, maior acumulação ampliada de
capital e maior pobreza. Desta forma, a pobreza não pode ser sanada com a expansão do capital.
Fonte: estrategia concursos.
-
ERRADA..
A pobreza não pode ser sanada com a expansão do capitalismo...
Se no Capitalismo quanto maior a acumulação de riqueza ,mais desigualdade é gerada ,ou seja, maior a pobreza.
Fonte;estratégia