SóProvas


ID
3461563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos efeitos inflacionários sobre o patrimônio de empresas, julgue o item subsecutivo.


O efeito contábil da inflação no ativo permanente tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária, que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A lei que trazia a obrigatoriedade á prática da correção monetária foi revogada. Olhei no site do cebraspe, porém não foi anulada. Então segue o que encontrei sobre a questão:

    O reconhecimento da conta do ativo permanente tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária, que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários. Ao contrário, a correção do patrimônio líquido tem como contrapartida um saldo devedor de correção, que indiretamente reconhece a perda com os ativos monetários.

    (SCHMIDT; SANTOS; FERNANDES, 2005, p.16)

  • Ativo Permanente??

  • Cara, não concordo. Não foi isso que aprendi.

  • Em pleno 2020 o Cespe cria uma questão de Correção monetária, imagino o concurseiro na hora da prova lendo um absurdo desse.

  • Só faltava essa, estudar assunto que não existe mais na literatura contábil.

  • Vou dar um FIPECAFI atualizado para o examinador :D

  • Fala galera, concordo com os colegas na opinião de extrapolação por parte da banca. Entretanto, na hora da prova precisamos responder algo, porque pode ser que a questão seja mantida, como é o caso. Assim, o meu raciocínio para resolver a questão foi o seguinte:

    A inflação gera um aumento no valor do ativo permanente (ANC - ANCRLP, em análise das DCs) quando avaliado a valor justo, logo, aumenta a débito, demandando um crédito, que seria na conta de correção monetária. Isso seria um reconhecimento indireto de ganho com passivos monetários (conta fornecedores, por exemplo) já que eles não acompanharam o efeito inflacionário.

    Não sei se é o mais correto, mas me levou a marcar como correta a alternativa.

  • O pronunciamento CPC 42 – Contabilidade em economia hiperinflacionária trata do tema de atualização monetária das demonstrações contábeis.

    O citado pronunciamento informa que em uma economia hiperinflacionária, a demonstração do resultado e o balanço patrimonial feitos em moeda local sem atualização monetária não são úteis.

    O referido CPC, indica que os itens não monetários do balanço patrimonial devem ser atualizados.

    O pronunciamento técnico CPC 02 – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis- define o que é item monetário, item 8.

    Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda

    Logicamente, os itens não monetários são aqueles que não se enquadram na definição acima, e como previsto estão sujeitos à correção monetária.

    Observando a definição dada, conclui-se que o ativo permanente é considerado um item não monetário e deve ser corrigido monetariamente.

    No Brasil, a correção monetária de balanço deixou de ser obrigatória, em 1995. Entretanto, a CVM através do parecer de orientação 29/96 tornou-a facultativa.

    Como fazer a correção monetária dos itens não monetários.

    a) Sendo um item não monetário do ativo, registra-se a débito da conta que representa este item o acréscimo provocado pela correção, creditando-se em contrapartida na conta correção monetária de balanços, conta de resultado;

    b) Para contas que representam itens não monetários do patrimônio líquido, exceto o capital social, credita-se a conta do patrimônio líquido e efetua-se um débito na conta correção monetária;

    c) A conta capital social funciona um pouco diferente, pois o valor da correção monetária será registrado numa conta de reserva de capital.

    Vimos até este momento que as contas do ativo permanente estão sujeitas à correção monetária, que reconhece o efeito da inflação, e que a contrapartida gera um crédito na conta correção monetária.

    Falta apenas concluir que a correção do ativo permanente reconhece o ganho com os passivos monetários. Para isso citaremos o livro teoria avançada de contabilidade (Schmidt, Paulo – 2005).

    “O reconhecimento da conta do ativo permanente tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária, que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários. "

    Desta forma, podemos concluir que a assertiva está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Errei essa questão duas vezes, cobrar correção monetária em pleno 2020, sendo que foi revogado há muito tempo é complicado. Porém encontrei essa norma que acredito que tem a ver com a resposta.

    LEI Nº 9.249, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1995.

    Art. 4º Fica revogada a correção monetária das demonstrações financeiras.

    Parágrafo único. Fica vedada a utilização de qualquer sistema de correção monetária de demonstrações financeiras, inclusive para fins societários.

    Apesar da correção monetária ter sido revogada em 01/01/96, permaneceu em vigor o art. abaixo:

    Art. 8º Permanecem em vigor as normas aplicáveis às contrapartidas de variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte em função da taxa de câmbio ou de índices ou coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual.

  • Correção monetária, ainda, em pleno SÉCULO XX ??????

    Pelo AMOR DE DEUS......

  • alguém pode me explicar a parte indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários.

    Não entendi...

  • Quebra-se qualquer argumento do CESPE a obrigação de registro e manutenção pelo custo de ativos permanentes.

  • Essa não é pro meu bico, eu só quero ser um puliça. Se O CESPE fizer isso na minha prova eu tô lascado

  • EM SE TRATANDO DE CORREÇÃO MONETÁRIA:

    VALORIZAÇÃO ------------- contrapartida é DESPESA (DEBITA)

    DESVALORIZAÇÃO ------ contrapartida é RECEITA (CREDITA)

    QUESTÃO: O efeito contábil da inflação (DESVALORIZAÇÃO) no ativo permanente tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária, que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários.

  • eu sei lá o que é passivo monetário. Esse final da assertiva e não entendi foi nada kkkk e, pelos comentários, tá quase todo mundo tão confuso quanto eu

  • A correção monetária é um ganho para o credor.

  • Pessoal,

    1) Tenho um ativo de 100.000.

    2) Ocorre inflação e esse ativo passa a valer 110.000

    3) tenho que reconhecer esse "ganho" de 10.000

    4) Opa, eu disse GANHO? Conta de resultado = Receita = fo.da-.se o nome dela...

    Só sei que Credita para aumentar... OK

    5) Agora... esse "que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários." é só Deus,,, pq, até mesmo o professor do QC:

    "Falta apenas concluir que a correção do ativo permanente reconhece o ganho com os passivos monetários. Para isso citaremos o livro teoria avançada de contabilidade (Schmidt, Paulo – 2005).

    “O reconhecimento da conta do ativo permanente tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária, que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários. "

    Desta forma, podemos concluir que a assertiva está correta.

    ...

    Conclusão...

    Perceba SOMENTE a parte em AZUL... e segue o baile...

  • Eu não entendi esse final... (pera aí...) Eu não entendi foi nada.

    :)

  • Pessoal vejam o comentário do professor, segundo o CVM é facultado realizar a correção monetária
  • Eu ainda acho que deve ser para perguntar para os contrabandistas os ganhos das madeiras, quanto eles vão lançar de ICMS os custos, quem são os fornecedores aonde fica o caixa ai a gente prende o cara kkkkkk ti lasca cespe.

    Eu só queria passar e fica de boa na fronteira, no meio do mato correndo atrás de contrabandista ou madeireiro Ilegal, andando com as botas cheias de lama e tal, precisa disso tudo mesmo, a CESPE num sabe nem brincar isniff, pra que isso tudo.

  • Não é possível que o CESPE lance uma dessa na PCDF ou PF.

    Gab: Certo

  • No início da questão eu não estava entendendo muito... quando terminei de ler parecia q eu estava no início.

  • Do livro Teoria avançada de contabilidade (Schmidt, Paulo – 2005).

  • NO INÍCIO DA QUESTÃO NÃO ENTENDI NADA, CHEGUEI NO FINAL TAVA PARECENDO QUE ESTAVA NO INÍCIO

  • Mds kk to comprando briga dos outros

  • "O efeito contábil da inflação no ativo permanente tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária, que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários."

    Parando para pensar sobre a discussão dos colegas sobre como a correção monetária de ativos permanentes pode indiretamente reconhecer os ganhos com lassivos monetários, percebi que não é bicho de sete cabeças. Vamos lá. A correção dos ativos permanentes gera um crédito no resultado que aumenta o PL. Ok? O que são os passivos monetários senão bens numerários que ainda vão ser repassados aos seus verdadeiros proprietários num momento futuro, e que estão na entidade apoiando ou ajudando a gerar novos recursos financeiros para o devedor. Logo, os passivos monetários estão financiando o ativo permanente. E essa é a jogada! Quando se reconhece o ganho do ativo permanente, indiretamente, você está reconhecendo o ganho do capital que o financiou. Meio viagem, não? Mas faz todo sentido contábil.

  • JESUS PRECISO DE TI!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • CERTO.

    O efeito contábil da inflação no ativo permanente (INVESTIMENTOS) tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária (saldo CREDOR porque ocorre valorização do ativo -> RECEITA), que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários (ocorre ganho nos passivos por conta da desvalorização monetária das obrigações com terceiros - ficam mais "baratas" por conta da inflação).

  • O efeito contábil da inflação no ativo permanente tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária, que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários.  Imaginamos que temos um carro arrendado e esse mesmo a rigor da inflação sofre aumento de valor, quando o arrendatário for comprar ao invés de pagar o valor de X na época avaliado,agora vai pagar X1 porque sofreu inflação. Então você arrendatário têm uma obrigação para com o dono do carro de pagar o valor presente PASSIVO MONETÁRIO
  • Gab.: Certo

    O imobilizado, o intangível e os estoques são ativos não monetários, logo, o valor da inflação sobre eles é recuperável, diferentemente do que ocorre com ativos monetários (a exemplo: Disponibilidades (duplicatas a receber))

    Obs.: os itens monetários perdem valor quando expostos à inflação, considerando que não possuem valor intrínseco. Já os itens não monetários não perdem valor quando expostos à inflação.

    Os itens não monetários (a exemplo dos estoques, imobilizados e intangíveis) podem ser avaliados ao preço praticado no mercado. Mesmo que tenham custado R$ 100,00 à época de sua aquisição (custo histórico), por exemplo, eles podem valer R$ 120,00 no mercado hoje. (Estratégia)

  • dá vontade de desistir oh.. pqp...

  • Se você possui um passivo monetário de valor fixo, não indexado, a inflação representa um ganho, pois o valor real a ser desembolsado para liquidação do passivo será menor na data de vencimento do que na data presente. Porém, para esse entendimento, a assertiva não apresenta informações suficientes. Deveria estar mencionado que o passivo monetário tem valor fixo e não está indexado a nenhum índice de correção.

  • só para lembrar que uma errada anula uma certa ksksskks não perca tempo no dia da prova

  • CERTO

    Inflação no Ativo Não circulante = houve aumento no valor dos bens. ex: veículos, máquinas. (Natureza Devedora)

    A correção monetária tem o objetivo de ajustar esse valor inflacionado (Creditando)

    • interpretei assim, se está 100% certo não sei.
  • Ativo Permanente em 2020 CEBRASPE??? PQP, é só para garantir que ninguém vai gabaritar a prova, Num é Pro Silvio!!

  • Ué, "ativo permanente", "correção monetária", será que eu tô em 2008?

  • "O efeito contábil da inflação no ativo permanente tem como contrapartida um saldo credor de correção monetária, que indiretamente reconhece o ganho com os passivos monetários."

    Pra mim a assertiva inverteu os conceitos, o ganho com passivos monetários é feito DIRETAMENTE pelo efeito contábil da inflação, e INDIRETAMENTE de correção monetária. É só analisar os lançamentos:

    Aumento de Ativo Permanente (Débito)

    a Passivos Monetários (Crédito, pois se tem uma redução indireta do passivo)

    Veja que o lançamento estaria incorreto se fosse:

    Aumento de Ativo Permanente (Débito)

    a Correção Monetária (Crédito)

    Porque não existe a conta CORREÇÃO MONETÁRIA, e sim a conta Financiamento a Pagar (ou qualquer outra, que equivale a um PASSIVO MONETÁRIO).

    Então não se tem como concluir que é DIRETAMENTE na correção monetária e INDIRETAMENTE nos Passivos Monetários, não tem lógica essa afirmação.

  • Como é?!?!?!?!?!?!?!?

  • ( ) CERTO

    ( ) ERRADO

    (X) QUÊ?

  • Fica subentendido que a correção monetária será recompensada com as os passivos.

  • essa questão é de 2020 mesmo? ativo permanente?????

  • Eu sou leiga em contabilidade, mas tentei raciocinar quanto ao que representa a inflação (na prática, de forma extremamente simplista, é o dinheiro valendo menos). Na minha cabeça faria sentido entrar como correção monetária, já que muda o valor do dinheiro (essa parte foi chute, porque não tenho qualquer fundamento para isso, além do meu próprio juízo). Daí, raciocinei que, se o dinheiro vale menos, o que eu tenho no ativo também passaria a valer menos, ocasionando perda, mas por outro lado minhas obrigações (passivo) também valeriam menos, resultando em ganho. Não sei até que ponto o meu raciocínio está certo, mas eu acabei acertando a questão. Tive dificuldades em entender a explicação do professor, então se houver erro na minha lógica, adoraria ser corrigida (já até agradeço).

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PF e PCDF e tem dificuldade em contabilidade.

    Como tinha muita dificuldade em contabilidade procurei outra forma de revisão além das questões e uma delas que encontrei e está me ajudando demais foi o uso de mapas mentais, não só para leitura, mas também fazendo a técnica de Feynman, que pra quem não conheci consiste basicamente em reproduzir o conteúdo estudado em uma folha em branco sem utilizar a consulta do material, assim oque você não consegue lembrar você reforça com a revisão e acaba fixando ainda mais oque já aprendeu. Usei os mapas mentais do professor Felipeto e são sensacionais, totalmente sistematizados e de uma forma clara e objetiva. Vou deixar o link dos mapas mentais aqui abaixo pra quem tiver interesse.

    Link: https://go.hotmart.com/H52601498S

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Nem existe mais "Ativo Permanente"... e os caras colocam uma questão dessas em 2020. Não perca meio segundo tentando resolve-la. Perca de tempo. Não deve aparecer novamente

  • Se o passivo estiver atrelado a inflação, não existira ganhos.

  • D- inflação do ativo .....(+A)

    C- Correção Monetária...(Receita) (+PL)

    * Fato Complexo

    Gabarito: Certo

    Fonte: Efeitos do Metilfenidato

  • 1 - Os principais efeitos da inflação sobre o patrimônio das empresas são:

    --- distorce os resultado da empresa

    --- deixa os itens que não circulam (não entram em contato com o mercado) sub avaliados.

    2 – As perdas com a inflação ocorrem nos itens monetários.

    3 – Os itens não monetários (estoque, imobilizado) possuem valor intrínseco e, portanto, não sofrem perda quando expostos à inflação.

    4 – Os ativos monetários resultam em perdas; os passivos monetários, em ganhos, quando sofrem os efeitos inflacionários.

    5 – A Lei 6.404/76 estabeleceu a Correção Monetária do Balanço para combater os efeitos inflacionários. O Ativo Permanente (Investimentos, Imobilizado e Ativo Intangível) e o Patrimônio Líquido eram corrigidos monetariamente, apurando-se um saldo credor (ganho) ou saldo devedor (perda) com a Correção Monetária.

    Fonte: Luciano Rosa, Júlio Cardozo (estratégia)

    Gabarito: Certo.

    Bons estudos.

  • Questão correta! Motivo: sei não.
  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
  • Exemplo: Você compra mercadorias por 100;

    Se a inflação for de 10 %, seu custo de reposição daquela mercadoria agora é 110.

    No final, você teve uma receita de 10, que a questão chama de "ganho com passivo monetário"