SóProvas


ID
3461623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das especificidades dos procedimentos de reavaliação, redução a valor recuperável e depreciação, julgue o item a seguir.


Eventual diminuição no valor de um ativo, em virtude da reavaliação, deverá ser debitada até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação daquela classe de ativo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    De acordo com o CPC 01:

    61 A perda por desvalorização de ativo não reavaliado deve ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício. Entretanto, a perda por desvalorização de ativo reavaliado deve ser reconhecida em outros resultados abrangentes (na reserva de reavaliação) na extensão em que a perda por desvalorização não exceder o saldo da reavaliação reconhecida para o mesmo ativo. Essa perda por desvalorização sobre o ativo reavaliado reduz a reavaliação reconhecida para o ativo.

  • A Reavaliação de Ativos está vedada pelas Normas Legais e Contábeis desde Dezembro de 2007, com base na Lei nº 11.638 de 2007, que alterou a Lei 6.404/76 e pelas Normas Contábeis, na Resolução CFC Nº. 1.157/09, mas os saldos existentes anteriores deverão ser mantidos até a realização ou estorno.

    Preceitua a Lei nº 11.638, de 2007:

    Art. 6º. Os saldos existentes nas reservas de reavaliação deverão ser mantidos até a sua efetiva realização ou estornados até o final do exercício social em que esta Lei entrar em vigor.

  • É bem verdade que não podemos mais reavaliar os ativos de modo a aumentar o seu valor utilizando o artifício da reserva de reavaliação. Entretanto, é possível que exista algum saldo (antigo) nessa reserva, conforme vemos na Lei 11.638/07

    Art. 6  Os saldos existentes nas reservas de reavaliação deverão ser mantidos até a sua efetiva realização ou estornados até o final do exercício social em que esta Lei entrar em vigor.

    Dito isso, agora vamos ver o que fala o CPC 01:

    61. A perda por desvalorização de ativo não reavaliado deve ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício. Entretanto, a perda por desvalorização de ativo reavaliado deve ser reconhecida em outros resultados abrangentes (na reserva de reavaliação) na extensão em que a perda por desvalorização não exceder o saldo da reavaliação reconhecida para o mesmo ativo. Essa perda por desvalorização sobre o ativo reavaliado reduz a reavaliação reconhecida para o ativo. 

    Mas repare... a questão fala sobre CLASSE DE ATIVO e não do ativo individual.

    Confesso que é meio estranho a questão fazer essa afirmação. O CPC 01 aborda a possibilidade de divulgação da perda por desvalorização por classe de ativo quando se trata de uma unidade geradora de caixa. No item 130, ele afirma que no caso das unidades geradoras de caixa deve-se divulgar:

    (...) o montante da perda por desvalorização reconhecida ou revertida por classe de ativos e, se a entidade reporta informações por segmento nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 22, a mesma informação por segmento;

    Então talvez seja pensando na ideia de unidade geradora de caixa que a questão tenha falado "até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação daquela classe de ativo".

    Considerando isso, o gabarito é CERTO

  • Correta

    A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado (o que é proibido no Brasil, atualmente). No entanto, é bom ter consciência de que qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação.

    A perda por desvalorização de ativo não reavaliado deve ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício. Entretanto, a perda por desvalorização de ativo reavaliado deve ser reconhecida em outros resultados abrangentes (na reserva de reavaliação) na extensão em que a perda por desvalorização não exceder o saldo da reavaliação reconhecida para o mesmo ativo. Essa perda por desvalorização sobre o ativo reavaliado reduz a reavaliação reconhecida para o ativo.

    Fonte: Prof. Igor Cintra | Direção Concursos

  • De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado.

    40. Se  o  valor  contábil  do ativo  diminuir  em  virtude  de  reavaliação,  essa  diminuição  deve  ser reconhecida  no  resultado.  No  entanto,  se  houver  saldo  de  reserva  de  reavaliação,  a diminuição  do  ativo  deve  ser  debitada  diretamente  ao  patrimônio  líquido  contra  a  conta  de reserva de reavaliação, até o seu limite.

    De acordo com o exposto acima, o gabarito está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • CORRETO

    CPC 01: 

    60. A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação. 

    61. A perda por desvalorização de ativo não reavaliado deve ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício. Entretanto, a perda por desvalorização de ativo reavaliado deve ser reconhecida em outros resultados abrangentes (na reserva de reavaliação) na extensão em que a perda por desvalorização não exceder o saldo da reavaliação reconhecida para o mesmo ativo. Essa perda por desvalorização sobre o ativo reavaliado reduz a reavaliação reconhecida para o ativo. 

    RESUMINDO 

    Perda por desvalorização: 

    Se o Ativo não é reavaliado -> despesa 

    Se o Ativo é reavaliado -> Reserva de reavaliação (outros resultados abrangentes) até o limite do saldo existente.

    Fonte: MS rocha

    Bons estudos... 

     

  • Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos, se, e somente se, o valor recuperável de um ativo for inferior ao seu valor contábil, o valor contábil do ativo deve ser reduzido ao seu valor recuperável. Essa redução representa uma perda por desvalorização do ativo.

    O item 60 do CPC 01 dispõe que a perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação.

    A perda por desvalorização de ativo reavaliado, portanto, deve ser reconhecida em outros resultados abrangentes (na reserva de reavaliação) na extensão em que a perda por desvalorização não exceder o saldo da reavaliação reconhecida para o mesmo ativo. Essa perda por desvalorização sobre o ativo reavaliado reduz a reavaliação reconhecida para o ativo, de acordo com o seguinte lançamento:

    D – Reserva de Reavaliação             ( ↓ PL)

    C – Perda por Desvalorização Acumulada             ( ↓ Ativo)

    Com isso, correta a assertiva.

  • CPC 01 (R4) – REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS

    A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação.

    GABARITO: CORRETO.

  • Que bo sta de matéria

  • Primeira coisa = Falou reserva, tem que ser PL

    Segunda coisa = Contas do PL têm natureza CREDORA, logo, aumentam a (C) e diminuem a (D)

    Terceira coisa = A questão disse QUE EXISTE uma conta de RESERVA

    Quarta coisa = Foi feita a reavaliação e encontrado um valor a REMOVER dessa reserva.

    Ora bolas... Contas do PL diminuem DEBITANDO...

    Ou seja...

    DEBITA em uma conta do PL...

    ...

    ..

    .

    Eventual diminuição no valor de um ativo, em virtude da reavaliação, deverá ser debitada até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação daquela classe de ativo.

  • Se liga!!

    Se falasse meramente da reversão da perda por redução ao valor recuperável, tal fato seria abordado nas contas de resultado !

  • Sim.. mas dai debitaria uma Despesa também não é ? além da reserva ? por isso tinha entendido que estava errado

  • Reavaliação (CPC 27) e Redução ao valor recuperável (CPC 01) são procedimentos diferentes! A questão trata da reavaliação.

    O CPC 27 trata do método de reavaliação, que será aplicado se permitido em lei. Entretanto, a legislação societária veda a realização da reavaliação para empresas privadas.

    Independentemente disso, o CESPE cobra a literalidade do disposto no CPC 27 acerca desse método.

    A reavaliação pode aumentar ou diminuir o valor contábil do bem.

    Se houver diminuição do valor contábil, ocorrerá o seguinte:

    REGRA: reconhece no resultado

    D - Despesa

    C - Imobilizado

    EXCEÇÃO: se a reserva de reavaliação tiver saldo, irá diminuí-la

    D - Reserva de Reavaliação

    C - Imobilizado

    A questão cobrou a exceção, então está CERTA.

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO EM VÍDEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=5R82yK5J9fU

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1FxuStyqSbO4_62rTiml_ezSjK-z1xuAM/view?usp=sharing

  • Procure o comentário da Mikelly.

  • Fica mais fácil de guardar a regra se entendermos o objetivo dela.

    Se um item do ativo imobilizado é reavaliado para maior (apesar da proibição no Brasil), esse ganho não pode transitar pelo resultado, caso contrário seria tributado antes mesmo da empresa receber esse valor, por isso esse ganho vai direto para o PL.

    Caso haja uma desvalorização desse bem, a posteriori, ela precisa primeiro ser aplicada na Reserva do PL, para só depois, caso ainda haja saldo de desvalorização, transitar pelo resultado.

  • "Eventual diminuição no valor de um ativo, em virtude da reavaliação, deverá ser debitada até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação daquela classe de ativo.

    Questão correta. Pois, mesmo se a conta "ajuste de avaliação patrimonial (PL)" tiver saldo devedor, ela receberá um débito (só vai aumentar o estrago, pois saldo devedor nessa conta diminui o PL). Mas, se ela tiver saldo credor, o que pode ocorrer por uma reversão de contabilização de diminuição de valor de algum ativo feita anteriormente, o débito sofrido por essa conta do PL vai diminuir o saldo credor dela ou até mesmo transformá-lo em saldo devedor.

    Uma dúvida: isso não ocorre com ativo destinado a negociação, não é mesmo?

    Numa situação de perda por reavaliação de um ativo destinado a negociação, a perda vai direto para o resultado, né?

    Quem puder ajudar manda no PV, pfv!

  • jurei que era depreciação, sendo depreciação seria uma retificadora do ativo, portanto natureza credora, mas sei la agora

  • Gente pelo amor de Deus, oq temos que passar pra ter uma vida melhor. pqp :(

  • Gente pelo amor de Deus, oq temos que passar pra ter uma vida melhor. pqp :(

  • Reavaliação (CPC 27) e Redução ao valor recuperável (CPC 01) são procedimentos diferentes! A questão trata da reavaliação.

    O CPC 27 trata do método de reavaliação, que será aplicado se permitido em lei. Entretanto, a legislação societária veda a realização da reavaliação para empresas privadas.

    Independentemente disso, o CESPE cobra a literalidade do disposto no CPC 27 acerca desse método.

    A reavaliação pode aumentar ou diminuir o valor contábil do bem.

    Se houver diminuição do valor contábil, ocorrerá o seguinte:

    REGRA: reconhece no resultado

    D - Despesa

    C - Imobilizado

    EXCEÇÃO: se a reserva de reavaliação tiver saldo, irá diminuí-lo

    D - Reserva de Reavaliação

    C - Imobilizado

  • Esse tema é mais estudado na Demonstração do Resultado Abrangente - DRA.

    O edital deste concurso previu DRA.

  • De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado.

    40. Se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente ao patrimônio líquido contra a conta de reserva de reavaliação, até o seu limite.

    De acordo com o exposto acima, o gabarito está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

  • Socorro Deus!

  • pra mim ir para a fronteira, patrulhar na mata, andar todo sujo de barro, dar uns CASCUDO em madeireiro ilegal, meter fogo em acampamento ilegal preciso aprender isso tudo mesmo MEU DEUS ME AJUDE..

  • Consegui errar essa questão 4x já... deus me dibre

  • A cada qstão de contabilidade resolvida, uma lágrima escorre no rosto.

  • Por que cobrar algo que já não é mais permitido no Brasil?

  • Por que cobrar algo que já não é mais permitido no Brasil?

  • Por que c@r@lh0s aparece reavaliação nas questões, se essa m**** já deixou de existir? Isso ainda existe de alguma forma? Alguém saberia responder, por favor? Obrigado.

  • Se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado (REGRA)

    No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente ao PL contra a conta de reserva de reavaliação, até o seu limite. (caso da questão)

  • Ao meu ver a questão abre muita margem para dúvida no seguinte trecho "deverá ser debitada até o limite de.."

    Sim, todo valor constante no PL deverá ser debitado, mas é plenamente possível debitar valores acima do saldo existente na reserva de reavaliação, e não apenas até seu limite.

    Exemplo: O ativo pegou fogo (houve perda total no ativo, valor contábil deveria ir para 0): Neste caso, além de debitar toda reserva de reavaliação (caso exista) eu deverei debitar também o resultado do exercício, para contabilizar a baixa. Logo, o valor total do débito não se restringe ao valor existente na reserva.

  • Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos, se, e somente se, o valor recuperável de um ativo for inferior ao seu valor contábil, o valor contábil do ativo deve ser reduzido ao seu valor recuperável. Essa redução representa uma perda por desvalorização do ativo.

    O item 60 do CPC 01 dispõe que a perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação.

    A perda por desvalorização de ativo reavaliado, portanto, deve ser reconhecida em outros resultados abrangentes (na reserva de reavaliação) na extensão em que a perda por desvalorização não exceder o saldo da reavaliação reconhecida para o mesmo ativo. Essa perda por desvalorização sobre o ativo reavaliado reduz a reavaliação reconhecida para o ativo, de acordo com o seguinte lançamento:

    D – Reserva de Reavaliação             ( ↓ PL)

    C – Perda por Desvalorização Acumulada             ( ↓ Ativo)

    gabarito: certo

  • Eventual DIMINUIÇÃO no valor de um ativo, em virtude da REAVALIAÇÃO, deverá ser DEBITADA até o limite de qualquer saldo existente na RESERVA DE REAVALIAÇÃO (lembrar que a referida reserva é conta do PL, sendo aumentada a crédito e diminuída a débito) daquela classe de ativo.

  • De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado.

    40. Se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente ao patrimônio líquido contra a conta de reserva de reavaliação, até o seu limite.

    De acordo com o exposto acima, o gabarito está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

  • REGRA: reconhecer no resultado

    D - Despesa

    C - Imobilizado

    EXCEÇÃO: caso a reserva de reavaliação tenha saldo, devemos debitá-la.

    D - Reserva de Reavaliação

    C - Imobilizado

    GAB: C

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C