-
ERRADO
De acordo com o CPC 01:
119 - A reversão de perda por desvalorização de um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, a menos que o ativo esteja registrado por valor reavaliado de acordo com outro Pronunciamento. Qualquer reversão de perda por desvalorização sobre ativo reavaliado deve ser tratada como aumento de reavaliação conforme tal Pronunciamento.
-
Gabarito: Errado
A entidade deve reconhecer uma perda por desvalorização de um ativo no resultado do período apenas se o valor contábil desse ativo for superior ao seu valor recuperável (Valor Contábil > Valor Recuperável = Perda por desvalorização).
Nessa situação, a entidade deve reduzir o valor contábil do ativo ao seu valor recuperável. A perda por desvalorização a ser reconhecida no resultado do período é mensurada com base no montante em que o valor contábil do ativo supera seu valor recuperável.
A contabilização da perda é a seguinte:
D – Perda por desvalorização (despesa: resultado)
C – Perda estimada por valor não recuperável (retificadora do ativo)
-
Gab E
A reversão será reconhecida no resultado (como receita) ou como reversão da reserva de reavaliação, se o ativo tiver sido reavaliado.
A perda por desvalorização reconhecida em anos anteriores para um ativo, exceto o ágio decorrente de expectativa de rentabilidade futura, só será revertida se existiu uma mudança nas estimativas usadas para determinar o seu valor recuperável após a data em que a última desvalorização foi reconhecida. Se esse for o caso, procederemos à reversão da perda por desvalorização (exceto para o ágio decorrente de rentabilidade futura goodwill).
-
(ERRADO)
reconhecida em contas de RESULTADO, e não PL.
-
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao
Valor Recuperável de Ativos.
119.A reversão de
perda por desvalorização de
um ativo, exceto
o ágio por
expectativa de rentabilidade
futura (goodwill), deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período,
a menos que
o ativo
esteja registrado por
valor reavaliado de
acordo com outro Pronunciamento. Qualquer reversão de perda por desvalorização sobre ativo reavaliado
deve ser tratada como aumento de reavaliação conforme tal Pronunciamento.
A reversão de perda
por desvalorização deve ser reconhecida no resultado.
Gabarito do professor: ERRADO.
-
Reversão de perda, conta de resultado.
-
GABARITO: ERRADO
Valor Recuperável: É o maior montante entre o seu VJ líquido de venda e o seu valor em uso.
Quando:
1- Valor Contábil > Valor Realizável Líquido= Tem que fazer o ajuste da perda (Despesa Operacional-DRE). Ajuste de emparelhamento.
Então na reversão da perda será reconhecida uma Receita-DRE.
2- Valor Contábil < Valor Realizável Líquido = Não precisa de nenhum registro/ajuste.
OUTRAS OBS, DE ACORDO COM MEUS RESUMOS, A QUEM INTERESSAR:
Teste de recuperabilidade: Conhecido como 'Impairment Test" tem por objetivo apresentar de forma prudente o valor real de utilização/realização de um ativo, esta realização pode ser:
Forma Direta: Pela Venda =VJ Líquido
Forma Indireta: Pelo Uso nas atividades
O valor recuperável poderá diminuir o valor registrado de um ativo, mas não aumentá-lo.
Os ativos com vida útil indefinida devem sofrer o teste de recuperabilidade no mínimo anualmente, ou os ativos que não estão em uso.
Os ativos com vida útil definida a empresa verifica se há indicador de desvalorização.
O ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), testar anualmente. Se houver a perda faz o registro, mas se depois valorizar novamente é vedado a reversão.
-
Se houver indicação de que uma desvalorização reconhecida para um ativo, exceto o ágio decorrente de expectativa de resultado futuro (goodwill), pode vir a não mais existir ou tenha diminuído, isso pode indicar que a vida útil remanescente, o método de depreciação, amortização ou exaustão ou o valor residual podem requerer revisão e ajustes, mesmo se não houver reversão da perda por desvalorização para o ativo.
A perda por desvalorização reconhecida em anos anteriores para um ativo, exceto o ágio decorrente de expectativa de rentabilidade futura (goodwill), somente deve ser revertida se, e somente se, tiver havido uma mudança nas estimativas usadas para determinar o seu valor recuperável desde a data em que a última desvalorização foi reconhecida. Se esse for o caso, o valor contábil do ativo deve ser aumentado, exceto, para seu valor recuperável. Esse aumento ocorrerá pela reversão da perda por desvalorização. ATINGINDO O RESULTADO.
-
Será reconhecido nas contas de resultado - despesa
-
CONTAS DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO, O FAMOSO "CRARAP"
Capital social.
Reserva de capital
Ajuste de avaliação patrimonial
Reserva de lucro
Ações em tesouraria.
Prejuízo acumulado
GABA: ERRADO.
-
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos a entidade deve avaliar, ao término de cada período de reporte, se há alguma indicação de que a perda por desvalorização reconhecida em períodos anteriores para um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), possa não mais existir ou ter diminuído. Se existir alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável desse ativo.
A reversão de perda por desvalorização de um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, a menos que o ativo esteja registrado por valor reavaliado de acordo com outro Pronunciamento. Qualquer reversão de perda por desvalorização sobre ativo reavaliado deve ser tratada como aumento de reavaliação conforme tal Pronunciamento.
Perceba, portanto, que a regra geral é que a reversão de perda por desvalorização seja reconhecida no resultado da entidade. A reversão apenas será reconhecida diretamente no Patrimônio Líquido se o ativo em análise estiver registrado pelo valor reavaliado (procedimento que não é mais permitido na legislação brasileira).
Com isso, incorreta a assertiva.
-
CPC 01 (R4) – REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS
A reversão de perda por desvalorização de um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, a menos que o ativo esteja registrado por valor reavaliado de acordo com outra norma. Qualquer reversão de perda por desvalorização sobre ativo reavaliado deve ser tratada como aumento de reavaliação conforme tal norma.
Se você depreciou um bem, você teve uma perda e perda na contabilidade é contabilizada como DESPESA (conta de resultado), ou seja, é uma conta REDUTORA DE ATIVO.
Portanto, GABARITO: ERRADO.
-
Perda por desvalorização dever ser reconhecida em conta de resultado do período e não em conta de PL.
-
Galera,,
A questão fala da REVERSÃO DA PERDA... e não da PERDA...
--------------------------------------------------
1) Realizado o Impairment test
1.1) Maior valor entre o Valor Justo e o Valor em Uso
2) Encontra o Valor Recuperável
2.2) Identificado uma "perda" de valor (D-Despesa // C-Redutora do Ativo)
PERDA = Despesa
-----------------
3) Feita a REVISÃO do Impairment test (somente quando houver alteração no valor justo)
3.1) O valor poderá aumentar até o Valor inicialmente contabilizado, nunca superior.
4) Identificada uma Reversão da Perda (D-Ativo // C-Receita)
REVERSÃO DA PERDA = Receita
Ambas reconhecidas em contas de Resultado.
-----------------
-
ERRADO
De acordo com o CPC 01:
A reversão de perda por desvalorização de um ativo (valor recuperável de um ativo), deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período.
BIZU: Tem que ter um dicionário CESPE.
-
Toda reversão de perda aumenta o resultado?
Por exemplo: reversão de provisões, sempre irá aumentar o resultado?
Lançamento inical:
d - despesa com provisões ( aumenta o resultado) - conta de resultado
c - provisões (aumenta o passivo)
Lançamento revertendo a provisão:
d - provisões (diminui o passivo)
c - receitas com provisões (aumenta o resultado)
É isso?
Funcionaria também com a reversão da perda por redução ao valor recuperável???
-
To quase desistindo dessa bagaça :(
-
:
119 - A reversão de perda por desvalorização de um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, a menos que o ativo esteja registrado por valor reavaliado de acordo com outro Pronunciamento. Qualquer reversão de perda por desvalorização sobre ativo reavaliado deve ser tratada como aumento de reavaliação conforme tal Pronunciamento.
-
D - PECLD (conta do patrimônio)
C - Reversão de PECLD (Conta de resultado - receita)
-
QUESTÃO ERRADA.
Perda no valor recuperável de ativo: DIRETAMENTE NO RESULTADO não no PL.
-
Reversão em Test Impairment, implica RECEITA (DRE/R)
C - Receita por Test Impairment (DRE/R)
D - PECLD (BP/-ANC)
Gab. Errado.
-
seria muito mas eficas se tivesse uma vidio aula seguido dessa bateria de questões, ir direto pra questões sem ter um resumo explicativo antes fica fraco a metodologia de ensino,precisamos de vidios aulas resumida e bateria de questões sobre o topico que oi abordado mas a explicação do porque do certo ou errado da questão,uma ves que buscamos a exelencia e a progresao efetiva nos estudos.
-
REGRA: A reversão da perda por redução ao valor recuperável de um ativo deve ser reconhecida imediatamente em contas de RESULTADO
D - Perda por valor recuperável
C - Receita
EXCEÇÃO: Se o ativo for reavaliado, a reversão da perda será reconhecida em conta do PL.
D - Perda por valor recuperável
C - Reserva de Reavaliação
OBS: No caso do goodwill, não há reversão da perda por valor recuperável.
Gabarito: ERRADO
-
A desvalorização de um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, e não nas contas do patrimônio líquido.
-
RESOLUÇÃO DA QUESTÃO EM VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=1HKozbbhtTQ
MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1BE4bc1SoKpx3tiusHpN7J-00eMsPDTs0/view?usp=sharing
-
A reversão da perda por recuperabilidade é lançada como receita, na demonstração do resultado do exercício.
Gabarito Errado
-
depreciação é conta de resultado
-
Gaba: ERRADO
Comentários: se o texto tivesse assim: “A depreciação de um bem do ativo deve ser imediatamente reconhecida em contas do patrimônio líquido."
Conforme os colegas comentaram, esta errado pois, DEPRECIAÇÃO (perda por redução ao valor recuperável ) é uma conta de RESULTADO.
A questão é até fácil quando vc sabe onde esta localizado cada conta, mas a fdp da banca vai fazer de tudo pra dificultar! o bom é que vc estuda Português (interpretação de texto) em contabilidade.
Galera, estou disponibilizando (grátis) no meu instagram simulados de contabilidade com gabarito pra quem quiser treinar mais, tem um MAPA MENTAL da PC-DF lá tb.
☠ @projeto.144
-
REGRA: A reversão da perda por redução ao valor recuperável de um ativo deve ser reconhecida imediatamente em contas de RESULTADO
D - Perda por valor recuperável
C - Receita
EXCEÇÃO: Se o ativo for reavaliado, a reversão da perda será reconhecida em conta do PL.
D - Perda por valor recuperável
C - Reserva de Reavaliação
OBS: No caso do goodwill, não há reversão da perda por valor recuperável.
-
(goodwill) = fundo de comercio
-
Gabarito: Errado
Goodwill: ágio fundamentado na expectativa de rentabilidade futura do investimento adquirido.
-
Depreciação (ou, por equiparação de impacto, perda por valor realizável) é Despesa.
-
O lançamento de uma perda com desvalorização de um ativo é lançado da seguinte forma:
D – Despesa com perda com desvalorização de ativo 200.000,00 (DRE- DESPESA)
C – Ajuste ao valor recuperável 200.000,00 (RETIFICADORA DO ATIVO)
Se a perda você trabalha com conta de despesa, quando você reverte isso, você trabalha com qual conta? RECEITA!
A reversão da perda por recuperabilidade (perda do ativo deixou de existir ou reduziu) é lançada como receita, na demonstração do resultado do exercício.
-
A reversão da perda por redução ao valor recuperável de um ativo deve ser imediatamente reconhecida em contas de resultado.
-
ERRADO
Lembrem-se:
Toda reversão de provisão tem contrapartida de RECEITA
Toda provisão tem contrapartida de DESPESA
-
Se o valor contábil é maior do que o valor recuperável, haverá perda no valor do ativo. Exemplo: meu contador vai lá e avalia meu ativo em R$ 100.000. Aí ele vai lá, faz umas contas, e chega a conclusão de que, se for continuar usando esse bem até até a depreciação total, o valor dele é R$ 90.000, logo, se eu optar por continuar usando, já vou perder R$ 10.000 aí, porque o bem vale R$ 100.000, uai. Blz, aí o contador vai ao mercado e avalia que, caso eu queira vender o bem, o valor líquido de venda dele é de R$ 70.000. Piorou, se eu vendo o bem que me vale R$ 100.000 por R$ 70.000, R$ 30.000 foi para a casa do chapéu. Ok então, agora pra eu ver se há perda no valor do meu ativo, eu comparo o valor contábil dele com o maior valor recuperável. Valor contábil R$ 100.000. Maior valor recuperável, o máximo que eu vou conseguir recuperar, R$ 90.000, se eu continuar usando. Logo, vou perder R$ 10.000 desse ativo, inevitavelmente. Portanto, o que eu tenho que fazer? Ir lá nesse ativo e reduzir, retificar o valor dele para R$ 90.000, perdendo R$ 10.000 nesse ativo. Tudo isso para dizer que quando estou falando em perda ou reversão da perda do valor recuperável, eu estou falando de contas do ATIVO.
-
RESULTADO!!!!
-
Lembrando que reverte a perda somente se houver Perdas já reconhecidas! E se o saldo a ser revertido é maior que o da propria conta que reconheceu a Despesa, ela não pode descontar esta diferença da conta de Depreciação Acumulada (várias questões CESPE tentam "compensar" "afirmar" isso..)
Pelo reconhecimento da Perda:
D - Despesa c/ Perda de Desvalorização (Despesa)
C - Perda c/ Desvalorização (ret. A)
Pela Reversão:
D - Perda c/ Desvalorização (ret. A)
C - Reversão de Perda de Desvalorização (Receita)
-
A reversão de perda por desvalorização deve ser reconhecida no resultado.
-
Igor Cintra | Direção Concursos
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos a entidade deve avaliar, ao término de cada período de reporte, se há alguma indicação de que a perda por desvalorização reconhecida em períodos anteriores para um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), possa não mais existir ou ter diminuído. Se existir alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável desse ativo.
A reversão de perda por desvalorização de um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, a menos que o ativo esteja registrado por valor reavaliado de acordo com outro Pronunciamento. Qualquer reversão de perda por desvalorização sobre ativo reavaliado deve ser tratada como aumento de reavaliação conforme tal Pronunciamento.
Perceba, portanto, que a regra geral é que a reversão de perda por desvalorização seja reconhecida no resultado da entidade. A reversão apenas será reconhecida diretamente no Patrimônio Líquido se o ativo em análise estiver registrado pelo valor reavaliado (procedimento que não é mais permitido na legislação brasileira).
-
Receita e Despesa, ou seja, deve ser reconhecida no RESULTADO.
-
Exemplificando:
no 2010 o ativo (máquina) valia R$ 100.000,00 mas com sua depreciação, passou a valer 90.000,00, ou seja, teve uma perda de R$ 10.000,00.
D- despesas por impairment do máquinário 10.000,00 (RESULTADO)
C- perdas por por impairment / redução a valor recuperável do ativo 10.000,00 (RET do ATIVO)
obs.: essa parte acima nada tem a ver com a questão em si, é apenas para facilitar a visualização do ocorrido
esse foi o ano 2010, com perdas "acumuladas", agora vem a questão, ano 2011. Quando o VC < VR, em regra, faz nada, porém, caso haja alguma perda anterior, o valor a ser recuperado, como receita, será limitado a essa perda anterior, no caso os R$ 10.000,00.
sendo assim, a reversão da perda do ano X0:
D - perdas por por impairment / redução a valor recuperável do ativo 10.000,00 (RET do ATIVO)
C - receitas (RESULTADO)
-
Reverter uma desvalorização = valorizar
D - Ativo
C - Receita
-
A perda é despesa, logo sua reversão é receita. Assim está na DRE e não no PL do BP
-
A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado (o que é proibido no Brasil, atualmente). N
-
Gabarito aos não assinantes: Errado.
Conforme o CPC 01, item 119, a reversão deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período.
Exceção: no caso de reavaliação (se permitida), a reversão de perda por desvalorização sobre ativo reavaliado deve ser reconhecida em outros resultados abrangentes sob o título de reserva de reavaliação.
Ademais, o ágio por expectativa de rentabilidade futura não sofre reversão.
-
Errado: A reversão da perda por redução ao valor recuperável de um ativo deve ser imediatamente reconhecida em contas do patrimônio líquido.
Certo: A reversão da perda por redução ao valor recuperável de um ativo deve ser imediatamente reconhecida no resultado.
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
Aulinha de 30 minutinhos do professor Gabriel Rabelo, pode ajudar a dar uma clareada no assunto: https://www.youtube.com/watch?v=0UF3m-vbFJI