SóProvas


ID
3461632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando a mensuração de passivos, julgue o item subsecutivo, acerca de provisões e passivos contingentes.


Provisões são obrigações presentes derivadas de eventos passados como os demais passivos, mas possuem prazos ou valores incertos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    12.2. PROVISÕES

    Provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto.

    MCASP 8, pág.252

  • De forma resumida, Provisão é um passivo de prazo ou de valor incerto. É uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam.

    A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência.

    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos. 

    GABARITO: CORRETO.

    Fonte: CVM.ORG.BR

  • Gabarito: Certo

    Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos e deve ser reconhecida quando:

    -> A entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

    -> Seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação;

    -> Possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

    Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida. Caso contrário:

    -> Se a saída futura de recursos for provável, deve ser contabilizada a provisão e divulgada em nota explicativa.

    -> Se a saída for possível (mas não provável), não deve ser contabilizada, mas deve ser divulgada em nota explicativa.

    -> Se a possibilidade de saída de recursos for remota, não deve ser contabilizada, nem divulgada.

  • Sobre ítem IV

    Os resultados relativos ao goodwill decorrente de operações intragrupo devem ser evidenciados na consolidação.

    Percebam q se trata de uma operação INTRAGRUPO ou seja já houve aquisição e a empresa já faz parte do grupo, não se aplicando o item 26 que seria para o goodwill quando da aquisição

    E sim o item 67 para operações posteriores uma vez que já faz parte do grupo , aplicando tb o item B86 "c" do CPC 36

    CFC nº 1.262 de 10.12.2009

    26. No balanço consolidado, o ágio (goodwill) fica registrado no subgrupo do Ativo Intangível por se referir à expectativa de rentabilidade da controlada adquirida, cujos ativos e passivos estão consolidados nos da controladora. Já no balanço individual da controladora, esse ágio fica no seu subgrupo de Investimentos, do mesmo grupo de Ativos Não Circulantes, porque, para a investidora, faz parte do seu investimento na aquisição da controlada, não sendo ativo intangível seu (como dito atrás, a expectativa de rentabilidade futura - o genuíno intangível - é da controlada). O processo de reconhecimento de impairment, por outro lado, se aplica igualmente à conta de ágio (goodwill) no balanço consolidado e à subconta também de ágio (goodwill) no balanço individual.

    Variações de porcentagem de participação

    67. Portanto, se a controladora adquirir mais ações ou outros instrumentos patrimoniais de uma entidade que já controla, considerará esse valor como redução do seu patrimônio líquido (individual e consolidado). Semelhantemente, por exemplo, a uma compra de ações próprias (em tesouraria), inclusive com a característica de que eventual ágio (goodwill) nessa aquisição também é considerado como parte da redução do patrimônio líquido. No caso de alienação, a não ser que por meio dela seja perdido o controle sobre a controlada, o resultado também é alocado diretamente ao patrimônio líquido, e não ao resultado.

    CPC 36

    B86. Demonstrações consolidadas devem:

    (a) combinar itens similares de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora com os de suas controladas;

    (b) compensar (eliminar) o valor contábil do investimento da controladora em cada controlada e a parcela da controladora no patrimônio líquido de cada controlada (o Pronunciamento Técnico CPC 15 explica como contabilizar qualquer ágio correspondente);

    (c) eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo (resultados decorrentes de transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados integralmente). Os prejuízos intragrupo podem indicar uma redução no valor recuperável de ativos, que exige o seu reconhecimento nas demonstrações consolidadas. O Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro se aplica a diferenças temporárias, que surgem da eliminação de lucros e prejuízos resultantes de transações intragrupo. 

  • CORRETO

    A questão trata a respeito do reconhecimento das provisões. Para respondê-la, vamos recorrer ao Pronunciamento Técnico CPC 25 que possui explicações importantes para o tema. 

     Inicialmente, é interessante estabelecer que, para a referida norma, Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos. Tratando especificamente sobre o reconhecimento do Passivo, o CPC 25 estabelece o seguinte: 

     14. Uma provisão deve ser reconhecida quando: 

    (a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado; 

    (b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e 

    (c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. 

     Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida. 

     Percebe-se, portanto, que o item atende às previsões normativas e está correto. 

    Bons estudos...

     

     

  • Provisão é paradoxal, é um passivo de prazo e valor incerto(ok), mas que possa ser estimado de forma confiável seu valor(como estimar um valor incerto).

  • Os passivos contingentes não devem ser reconhecidos em contas patrimoniais. No entanto, deverão ser registrados em contas de controle do PCASP e divulgados em notas explicativas. A divulgação só é dispensada nos casos em que a saída de recursos for considerada remota.

    Mcasp

  • O assunto abordado na questão é provisões, abordado no pronunciamento técnico CPC 25 – Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

    Para responder o item, extrairemos algumas definições do item 10.

    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

    Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos.

    Com base no acima descrito, conclui-se que o item está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Provisores

    -> Obrigação

    -> estimativa confiável

    -> não há certeza quanto ao prazo ou valor

    Uma provisão pode ser reconhecida quando:

    -> a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizado) como resultado de evento passado.

    -> seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e,

    -> possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

  • Provisão é um passivo de prazo OU valor incerto.

  • Questão que cobra definições presentes no Pronunciamento Técnico CPC 25.

    Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos.

    Passivo, por sua vez, é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos (a definição de passivo do CPC 25 não foi revisada após a revisão da definição de passivo no CPC 00 – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro).

    Perceba, portanto, que as provisões podem ser distintas de outros passivos tais como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência (accruals) porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação

    Com isso, correta a assertiva.

  • Provisões:: PPP

    PRESENTE, PROVÁVEL e POSSÍVEL DE ESTIMAR

  •  PROVISÕES

    Provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto

  • Provisões:

    Definição: é um passivo de valor ou prazo incertos.

    Reconhecimento: 1. obrigação presente (legal ou não formalizada) com resultado de evento passado; 2. seja provável que será necessária a saída de recursos que incorporem benefícios econômicos para liquidar a obrigação; 3. possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

    Contabilização:

    D- Despesas com Provisão com Processo X (resultado -> - PL)

    C - Provisão com Processo X (passivo)

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Provisões: São obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto.

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Gabarito: Certo!

    Provisões:

    Definição: é um passivo de valor ou prazo incertos

  • QUESTÃO CORRETA

    PROVISÕES: Passivo com ESTIMATIVA. Prazo ou valor incerto: RECONHECE NO BP

    Por ser um passivo, tem que ter as 3 características padrões: Obrigação presente + Evento Passado + Futura saída de recursos.

  • Gab. Certo

    12.2. PROVISÕES

    Provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto.

  • Provisão : È um passivo de prazo ou de valor incertos.

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:

    https://www.youtube.com/watch?v=PiH_6vY0jME

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1ud8ZqNNAHHqRt3cuygE7u3X7SdzwCtp_/view?usp=sharing

  • CERTO

    Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência. 

    As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. 

    A partir do momento que essas perdas de ativos ou obrigações se tornam totalmente definidas, deixam de ser consideradas como provisões, como por exemplo: a  se transforma em salários a pagar, a  passa a ser Imposto de Renda a pagar. 

  • Gabarito: Certo.

    Não confunda provisão com passivo contingente.

    Qual a diferença?

    Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos.

    Passivo contingente é:

    (a) uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou

    (b) uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida porque:

    (i) não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou

    (ii) o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade.

    Fonte: Prof. Silvio Sande.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    PROVISÕES:

    1) Definição: Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos. (CPC - 25)

    (CESPE/CADE/2014) As provisões representam passivos com prazo ou valor incerto e podem ser distintas de outros passivos, como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência.(CERTO)

    (CESPE/MPOG/2015) Uma provisão deverá ser registrada no passivo quando existir obrigação resultante de eventos passados e for provável a saída de recursos futuros, ainda que o seu valor seja incerto.(CERTO)

    (CESPE/PF/2014) A diferença entre as contas provisão para imposto de renda e imposto de renda a pagar está em que a primeira representa um passivo de prazo ou valor incerto enquanto que a segunda consiste em um passivo que não contempla tal incerteza.(CERTO)

    (CESPE/MPE-CE/2020) Provisões são obrigações presentes derivadas de eventos passados como os demais passivos, mas possuem prazos ou valores incertos.(CERTO)

    2) Reconhecimento:

    Uma provisão deve ser reconhecida quando: (CPC - 25)

    (a) A entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

    (b) Seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

    (c) Possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

    *** Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.

    (CESPE/SUFRAMA/2014) Uma provisão não deve ser reconhecida se não houver estimativa confiável do valor da obrigação.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2015) Não é possível o reconhecimento de provisão caso não possa ser feita estimativa confiável do valor da obrigação.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2014) Uma provisão deve ser uma obrigação existente no presente, como resultado de um evento passado, que provavelmente exigirá uma saída de recursos no futuro, com possível estimação do seu valor de saída.(CERTO)

    (CESPE/CD/2014) Uma provisão somente deve ser reconhecida no passivo se existir uma obrigação presente, for provável a saída de recursos da entidade e existir uma estimativa confiável do valor.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Arrisque-se. Ou passe a sua vida toda sem saber o quão longe poderia ter ido."

  • Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos!

  • GABARITO CERTO.

    DICA!

    --- > provisão: provável. (registra no BP e divulga em NE)

    > Certeza da dívida/ dúvidas sobre o valor ou vencimento.

     --- > A provisão da empresa só é feita quando a chance de perde for acima de 50%.

  • PROVISÕES:

    1) Definição: Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos. (CPC - 25)

    (CESPE/CADE/2014) As provisões representam passivos com prazo ou valor incerto e podem ser distintas de outros passivos, como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência.(CERTO)

    (CESPE/MPOG/2015) Uma provisão deverá ser registrada no passivo quando existir obrigação resultante de eventos passados e for provável a saída de recursos futuros, ainda que o seu valor seja incerto.(CERTO)

    (CESPE/PF/2014) A diferença entre as contas provisão para imposto de renda e imposto de renda a pagar está em que a primeira representa um passivo de prazo ou valor incerto enquanto que a segunda consiste em um passivo que não contempla tal incerteza.(CERTO)

    (CESPE/MPE-CE/2020) Provisões são obrigações presentes derivadas de eventos passados como os demais passivos, mas possuem prazos ou valores incertos.(CERTO)

    2) Reconhecimento:

    Uma provisão deve ser reconhecida quando: (CPC - 25)

    (a) A entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

    (b) Seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

    (c) Possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

    *** Se essas condições não forem satisfeitasnenhuma provisão deve ser reconhecida.

    (CESPE/SUFRAMA/2014) Uma provisão não deve ser reconhecida se não houver estimativa confiável do valor da obrigação.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2015) Não é possível o reconhecimento de provisão caso não possa ser feita estimativa confiável do valor da obrigação.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2014) Uma provisão deve ser uma obrigação existente no presente, como resultado de um evento passado, que provavelmente exigirá uma saída de recursos no futuro, com possível estimação do seu valor de saída.(CERTO)

    (CESPE/CD/2014) Uma provisão somente deve ser reconhecida no passivo se existir uma obrigação presente, for provável a saída de recursos da entidade e existir uma estimativa confiável do valor.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

  • Questão que cobra definições presentes no Pronunciamento Técnico CPC 25.

    Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos.

    Passivo, por sua vez, é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos (a definição de passivo do CPC 25 não foi revisada após a revisão da definição de passivo no CPC 00 – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro).

    Perceba, portanto, que as provisões podem ser distintas de outros passivos tais como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência (accruals) porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação

    Com isso, correta a assertiva.

    Prof. Igor Cintra

  • Provisão:

    CPC 25 - é um passivo de prazo e valor incerto

    Uma provisão deve ser reconhecida quando:

    1- a entidade tem uma obrigação presente como resultado de evento passado;

    2- é provável haver uma saída de recursos econômicos para liquidar a obrigação; (>50%)

    3- é possível estimar de forma confiável o valor da obrigação

  • Só para colaborar..

    Provisões:

    Provável:

    • Registra no Balanço Patrimonial ;
    • Divulga em Nota Explicativa ;

    Possível: (Passivo Contingente)

    • Não registra no B.P. ;
    • Divulga em Nota Explicativa ;

    Remota:

    • Não registra no B.P. ;
    • Não divulga em Nota Explicativa ;

    Obs: Ativo contingente não deve ser reconhecido como ativo. Apenas divulgado em Notas Explicativas, se for provável. Quando sua realização passa a ser praticamente certa, o ativo deixa de ser contingente e deve ser reconhecido.

  • PROVISÃO, são obrigações presentes derivadas de eventos passados.

  • Contribuição com os cometários.

    De um modo GERAL, TODAS as provisões são contigentes porque guardam incertezas quanto ao seu prazo e valor.

  • Provisões: saída de recursos Provável (> 50% de chance).

    • prazo ou valor incerto;
    • estimativa confiável.

    Passivo Contingente: Possível --> divulga em Notas Explicativas e não contabiliza.

    Ativo Contingente: Provável --> divulga em Notas Explicativas e não contabiliza.

    OBS: se o ativo for praticamente certo, deixa de ser Contingente e é contabilizado.

  • CERTO

    "São obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto."

  • CERTO.

    PROVISÃO ~> É um passivo (presente) de prazo ou valor incerto.

    Deve ser registrado no BP (balanço patrimonial) e divulgado em NE (notas explicativas).

  • EU LI ESSE UM COMENTÁRIO COMO ESSE, E ME AJUDA SEMPRE ACERTAR QUESTÃO SOBRE PROVISÕES..

    É SO VOCÊ LEMBRAR DE PREVISÃO DO TEMPO RSRSR PROVISÃO SEGUE ESSA LINHA AI É INCERTO.

  • GABARITO: CERTO

    Resumo do resumo

    PROVISÃO: 1-Prazo para pagamento e valor são INCERTOS

    2-Obrigação decorrente de lei ou não formalizada

    ( exemplo se for decorrente de lei ou contrato: estimativa com gasto de energia elétrica)

    (exemplo de não formalizada, ou seja, não decorrente de lei: probabilidade de perda de uma causa trabalhista, fato em que a empresa deverá desembolsar um certo valor)

    3-Estimativa de valor confiável

  • Devemos lembrar que há 3 requisitos para ser considerado uma provisão:

    1. Obrigação presente (legal ou não formalizada*) como resultado de evento passado
    2. Provável que será necessária uma saída de recursos
    3. Possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação

    *Políticas Públicas ou Declarações Específicas, seria um tipo de "contrato verbal"

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Provisões para Contingências, a saída de recursos deve ser:

    • Provável: Registra no BP | Divulga em NE
    • Possível: NÃO registra no BP | Divulga em NE
    • Remoto: NÃO registra no BP | NÃO divulga em NE ✅(Gabarito da questão)

    BP = Balanço Patrimonial | NE = Nota Explicativa

    https://drive.google.com/file/d/1E_02yo9iGrpdStxGjSLfQ4sva_ymjbUQ/view?usp=sharing

  • CPC 25 - PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES

    1.PROVISÃO

    PASSIVO de PRAZO ou de VALOR INCERTOS

    OBRIGAÇÃO PRESENTE - LEGAL ou NÃO FORMALIZADA + Resultado de EVENTO PASSADO

    PROVÁVEL (ACIMA DE 50%

    Estimativa CONFIÁVEL do valor

    RECONHECE e DIVULGA - BP + NE

    2. PASSIVO CONTINGENTE

    OBRIGAÇÃO POSSÍVEL PRESENTE

    DIVULGA em NOTAS EXPLIVATIVAS

    3. ATIVO CONTINGENTE

    POSSÍVEL + Resultado de EVENTO PASSADO

    NÃO RECONHECE um ativo contingente

    .................................................................................................................................................................................

    BIZÚ

    PROVÁVEL - ACIMA DE 50% - BP + NE

    POSSÍVEL - NE

    REMOTA - NADA FAZ

  • GAB. CERTO

    PROVISÃO = É um passivo (presente) de prazo ou valor incerto.

    Deve ser registrado no BP (balanço patrimonial) e divulgado em NE (notas explicativas).

  • Provisão : Obrigações presentes que tem valor ou prazo incerto. Tem três requisitos :

    • Obrigação presente vinda de eventos passados.
    • É provável o seu acontecimento (+50%).
    • Seu valor pode ser estimado com confiabilidade.
  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K