SóProvas


ID
3463537
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Deve ser executada a avaliação de clientes recorrentes a cada contratação ou quando houver mudança relevante nas condições do mesmo ou no seu mercado de atuação. Um programa de verificação periódica da qualidade deve ser aplicado, no mínimo, a cada quatro anos. A aceitação ou manutenção do cliente deve ser continuamente reavaliada quanto às situações de risco potenciais para os auditores, devendo haver, nas condições de maior risco, a análise e aprovação de um segundo responsável técnico. Em sendo um único profissional o prestador de serviços de auditoria independente, deverá haver a aprovação de outro profissional habilitado. O programa deverá incluir a avaliação dos procedimentos administrativos e técnicos de auditoria independente, inclusive em relação à NBC P – 1, abrangendo, pelo menos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Comentário do colega Daniel Rocha na questão Q1154568

    Letra B

    NBC T11 - Supervisão e Controle de Qualidade

    a) o registro em CRC e a afiliação a entidades de classe;

    b) o recrutamento do pessoal técnico;

    c) o treinamento do pessoal técnico;

    d) a contratação dos serviços pelos clientes;

    e) a comparação de horas disponíveis do quadro técnico com as horas contratadas;

    f) os procedimentos sobre independência; e

    g) as instalações dos escritórios.

  • O recrutamento do pessoal técnico

  • O item não trata, diretamente, da NBC T 11 (Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis - aplicáveis até 31/12/2009), mas, sim, da Interpretação Técnica (IT) que visa a explicitar o item 11.2.4 (SUPERVISÃO E CONTROLE DE QUALIDADE) da norma em questão:

    VERIFICAÇÃO PERIÓDICA DO SISTEMA DE QUALIDADE INTERNO DE UMA AUDITORIA INDEPENDENTE

    Deve ser executada a avaliação de clientes recorrentes a cada contratação ou quando houver mudança relevante nas condições do mesmo ou no seu mercado de atuação.

    Um programa de verificação periódica da qualidade deve ser aplicado, no mínimo, a cada quatro anos,  incluindo:

    a) a seleção de amostra de serviços prestados a clientes e aplicação de um programa de verificação do atendimento às Normas de Auditoria Independente, profissional e técnica; e

    b) aplicação, sobre a amostra selecionada, de um programa de verificação do atendimento às Normas Brasileiras de Contabilidade.

    A aceitação ou manutenção do cliente deve ser continuamente reavaliada quanto às situações de risco potenciais para os auditores, devendo haver, nas condições de maior risco, a análise e aprovação de um segundo responsável técnico. Em sendo um único profissional o prestador de serviços de auditoria independente, deverá haver a aprovação de outro profissional habilitado.

    O programa deverá incluir a avaliação dos procedimentos administrativos e técnicos de auditoria independente, inclusive em relação à NBC P – 1, abrangendo, pelo menos:

    a) registro em CRC e a afiliação a entidades de classe; (ITEM A)

    b) o recrutamento do pessoal técnico; (ITEM B - INCORRETO, trocou 'técnico' por 'administrativo')

    c) o treinamento do pessoal técnico;

    d) a contratação dos serviços pelos clientes;

    e) a comparação de horas disponíveis do quadro técnico com as horas contratadas; (ITEM C)

    f) os procedimentos sobre independência; e

    g) as instalações dos escritórios. (ITEM D)

    O programa deverá incluir plano de ação para sanar falhas detectadas no processo de verificação da qualidade e o acompanhamento da sua implementação.