SóProvas


ID
3465073
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária. A definição apresentada tem relação a que subsistema:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o prof. Dr. Giovanni Pacelli (2019),

    A Contabilidade Aplicada ao setor público passou por alterações. Dentre as principais alterações está a adoção obrigatória do novo Plano de Contas pela União, Estados e DF, Municípios desde 01/01/2015. Em 2008 foram publicadas as Normas Brasileiras Técnicas de Contabilidade aplicadas ao setor público (NBC T 16). As NBC T 16 publicadas em 2008 tiveram como data de validade inicial 1º de janeiro de 2009. até 2008 existiam 4 SISTEMAS (patrimonial, financeiro, orçamentário, compensação).

    A partir de 1º de janeiro de 2009 passaram a existir 5 SUBSISTEMAS (patrimonial, financeiro, orçamentário, compensação e de custos). 

    Por fim, em 23/09/2016 o CFC revogou a NBCT 16.2 com a publicação da estrutura conceitual. Conforme entendimento da STN, a ideia de subsistema é essencialmente teórica. Formalmente não há mais menção ao termo “subsistema” no MCASP ou na estrutura conceitual. Porém, ainda existe a terminologia de subsistemas na NBCT 16.11 – Subsistema de Custos.

    O sistema contábil representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos ATOS E DOS FATOS da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público.

    Os subsistemas convergem para o único objeto da contabilidade pública: o patrimônio público.

    Fonte: