SóProvas


ID
3466276
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o fragmento a seguir, retirado do conto “A mulher que comeu o amante”, de Bernardo Élis. A questão refere-se a ele.

“De tarde, o velho estava agachado, santamente despreocupado, cochilando na porta do rancho, quando o primo deu um pulo em cima dele, e numa mão de aloite desigual, sojigou o bruto, amarrou-lhe as mãos e peou-o. O velho abriu os olhos inocentes e perguntou que brinquedo de cavalo que era aquele.
─ Que nenhum brinquedo, que nada, seu cachorro! Ocê qué me matá, mas in antes de ocê me jantá eu te armoço, porqueira. Vou te tacá ocê pras piranhas comê, viu!”

Tendo em vista o contexto no qual estão situadas, as palavras “sojigou” e “peou” significam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A questão trata de variações linguísticas, a maneira particular que certos grupos se exprimem. Convém frisar que isso não diz respeito ao falar errado. As bancas de concurso, usualmente, conduzem o candidato ao erro, persuadindo-o, capciosamente, de que existe forma mais certa do que outra. Ledo engano. Variantes linguísticas não são menos corretas do que um padrão normativo.

    Em todo caso, a forma verbal "sojigou" é oriunda do verbo "sojigar", um regionalismo para "subjugar". Por seu turno, "peou" é forma verbal do verbo "pear", que tem como um de seus significados "prender".

    Letra C

  • subjugar e submeter tem significados muito próximos.

  • gabarito: letra C

    fui pela proximidade das palavras subjugou e sojigou e peou imaginei um peão laçando/prendendo um boi