-
Gabarito: Certo
"Excesso nas promoções (Princípio de Peter): podemos dizer que o “princípio de Peter” trata de promoções sucessivas de uma pessoa competente da organização, até que esta se torne incompetente em relação ao cargo alcançado."
Araújo, de, L.C. G., Garcia, , A.A. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional - Edição Compacta, 2ª edição. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522491292/
-
GABARITO: CERTO
Vantagens do Recrutamento Interno:
Motiva os funcionários.
Não requer socialização dos “novos” funcionários.
Custa menos e é mais rápida.
Seleção fica mais fácil, pois as pessoas já são conhecidas.
Incentiva a fidelidade.
Funciona melhor em uma situação de estabilidade.
Desvantagens do Recrutamento Interno:
Mantém o status quo.
A empresa não recebe novas ideias e pontos de vista.
A cultura organizacional pode ficar extremamente conservadora.
O Princípio de Peter, criado por Laurence J. Peter em 1969 enuncia “Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência”.
FONTE¹: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.
FONTE²: https://administradores.com.br/artigos/combatendo-o-principio-de-peter-nas-liderancas
-
“Princípio de Peter” (ou da incompetência progressiva), segundo o qual as pessoas tendem a crescer dentro da hierarquia organizacional até atingir o seu nível de incompetência.
Exemplo do Princípio de Peter é aquele bom supervisor que cresce dentro da empresa e se torna um péssimo gerente, sendo assim, ascendeu até atingir seu nível de incompetência.
-
Recrutamento interno
Vantagens
Baixo custo
Mais rápido
Motivacional
Seguro
Desvantagens
Conservantismo
Princípio de Peter (promoções rápidas e sucessivas)
Pode gerar atitudes negativas dos empregados não aptos
Minhas anotações + comentários dos colegas do Qc.
-
-
Errei por achar que a "escolha" fazia parte da seleção, e não do recrutamento.
-
CERTO
Princípio de Peter ou Princípio da Incompetência
O funcionário sobre na carreira até o seu nível de incompetência, até o seu limite de contribuição de qualidade para a empresa.
-
Certo
Algumas desvantagens desse tipo de recrutamento (interno) são que ele favorece a rotina atual e dificulta a entrada de novas ideias na organização. Ele termina sendo responsável pela eventual ocorrência do chamado “princípio de Peter” (ou da incompetência progressiva), segundo o qual as pessoas tendem a crescer dentro da hierarquia organizacional até atingir o seu nível de incompetência. Assim, o recrutamento interno poderia ser responsável por fazer com que um bom funcionário se torne incompetente.
O “princípio de Peter”, segundo o qual as pessoas que crescem dentro da organização tendem a progredir até atingir um cargo no qual se tornem incompetentes.
Fonte: Gestão de Pessoas - Teoria e exercícios -Prof. Carlos Xavier
-
GAB CERTO
Uma das desvantagens do recrutamento interno é o chamado “Princípio de Peter” ou da incompetência progressiva, segundo o qual as pessoas tendem a crescer dentro da hierarquia organizacional até atingir o seu nível de incompetência. Exemplo do Princípio de Peter é aquele bom supervisor que cresce dentro da empresa e se torna um péssimo gerente, sendo assim, ascendeu até atingir seu nível de incompetência.
(CESPE) Uma das desvantagens do recrutamento interno é conhecida como o princípio de Peter, se administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus empregados ou servidores, elevando-os até a posição ou função em que demonstram o máximo de sua incompetência (CORRETO)
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)