SóProvas


ID
3466537
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à gestão da qualidade, julgue o item.


Na abordagem da qualidade baseada no consumidor, proposta por David Garvin, a qualidade estaria associada a uma visão subjetiva, que parte das preferências e das experiências pessoais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    AS CINCO ABORDAGENS DA QUALIDADE:

    A definição de Qualidade proposta por Garvin é mais complexa que as propostas por outros Gurus da Qualidade, que tentaram sintetizá-la em poucas palavras. Para ele, a Qualidade se define a partir de cinco abordagens principais:

    1 – Transcendental: Trata a qualidade como algo inato ao produto, porém relacionada a seu funcionamento. Neste caso, não pode ser medida de maneira precisa e seu reconhecimento ocorre pela experiência do cliente, que só pode percebê-la ao ter contato com o produto.

    2 – Centrada no produto: Aqui a qualidade é vista como uma variável que podemos medir. Assim, diferenças da qualidade são observáveis pela medida de alguns atributos do produto. Uma melhor qualidade seria neste ponto de vista sinônimo de maiores e melhores características de um produto, o que implica em maiores custos para se atingir um alto nível de qualidade.

    3 – Centrada no valor: Um produto é de boa qualidade quando apresenta alto grau de conformação a um custo aceitável. São conceitos que reúnem necessidades do consumidor às exigências de fabricação definindo qualidade em termos de custos e preços. O preço acaba por envolver uma questão de adequação do produto à finalidade a que ele se destina.

    4 – Centrada na fabricação: A qualidade seria a conformidade com especificações pré-definidas por ocasião do projeto. As melhorias de qualidade ocorrem com a redução do número de desvios, o que representa redução dos custos.

    5 – Centrada no cliente: A qualidade de um produto fica condicionada ao atendimento das necessidades e conveniências do cliente. A avaliação do cliente, em relação às especificações, passam a ser os padrões para a qualidade. A visão baseada no cliente é muito subjetiva, pois define um produto com qualidade como aquele que atende melhor as preferências do cliente, o que varia de pessoa para pessoa

    As abordagens listadas acima podem estar presentes num mesmo ambiente: o reconhecimento que estes conceitos podem coexistir serve de estímulo para a melhoria de diálogo entre fornecedores e clientes.

    Embora sob diferentes pontos de vista, a ênfase no cliente é o aspecto mais importante das dimensões definidas por Garvin.

    FONTE: http://oaprendizdaqualidade.blogspot.com/2014/12/gurus-da-qualidade-david-garvin.html

  • Questão exige conhecimento sobre a gestão da qualidade, para ser mais preciso; as cinco abordagens segundo Garvin.

    AS CINCO ABORDAGENS DA QUALIDADE – DAVID A. GARVIN

    I – Transcendental: Vê a qualidade como inata ao produto, mas relacionada ao seu funcionamento.

    II – Centrada no produto: Trata a qualidade de um produto como uma variável que pode ser medida. Uma melhor qualidade é sinônimo de maiores e melhores características de um produto.

    III – Centrada no valor: Um produto de boa qualidade apresenta alto grau de conformação a um custo aceitável. O envolve uma a adequação do produto à finalidade por ele destinada.

    IV – Centrada na fabricação: A qualidade é a conformidade com as especificações pré-definidas por ocasião do projeto. As melhorias de qualidade acontecem com a redução do número de desvios, representando, assim, a redução dos custos.

    V – Centrada no cliente: A qualidade está condicionada ao atendimento das necessidades do cliente. A avaliação do cliente, em relação às especificações, passa a ser o padrão para a qualidade. A visão baseada no cliente é bastante subjetiva, porque define um produto com qualidade como aquele que melhor atende as preferências do cliente, o que varia de pessoa para pessoa, daí a subjetividade.

    GABARITO: CERTO

  • Meu medo nesse tipo de questão é eles trocarem os autores, dando margem a dúvidas