-
Gabarito: Certo.
Dos 14 pontos de William Deming:
(...)
11º - Remova barreiras que impedem os trabalhadores de sentirem orgulho do seu trabalho.
12º - Remova barreiras que impedem os gerentes e engenheiros de sentirem orgulho do seu trabalho. Isso significa abolir os índices anuais ou de mérito por objetivos.
(...)
-
GABARITO: CERTO
14 Princípios de Deming:
1) Criar constância de propósitos em torno da melhoria
2) Adotar uma nova filosofia para a mudança e melhoria
3) Acabar com a dependência da inspeção. A qualidade vem antes da construção do produto, e não depois!
4) Eliminar a prática de priorizar negócios com base no preço. Buscar minimizar o custo é o que se deve buscar através de um único fornecedor para cada insumo, com relacionamento de longo prazo, lealdade e confiança.
5) Melhorar constantemente o sistema de produção e de serviços para que qualidade e produtividade subam enquanto os custos caem.
6) Estabelecer o treinamento no trabalho.
7) Estabelecer a liderança para ajudar os trabalhadores e máquinas a fazer o trabalho melhor.
8) Eliminar o medo para que as pessoas possam trabalhar com efetividade.
9) Quebrar as barreiras entre os departamentos, formando equipes multifuncionais.
10) Eliminar slogans, exortações e metas para a força de trabalho, tais como o defeito zero e novos níveis de produtividade, pois este tipo de coisa geraria um ambiente ruim. *Elimine as cotas de trabalho no chão-de-fábrica. Substitua por liderança. *Elimine gerenciamento por objetivos. Elimine gerenciamento por números e metas numéricas. Substitua por liderança.
11) Remover barreiras que impedem os trabalhadores de sentir orgulho do trabalho
12) Remover barreiras que impedem os gerentes e engenheiros de sentir orgulho do trabalho. Isso significaria abolir índices anuais ou índices de méritos por objetivos.
13) Instituir um vigoroso programa de educação e auto melhoria.
14) Envolver todos da organização na tarefa de alcançar a transformação. A transformação é tarefa de todos.
FONTE: QC
-
Alguém passa nessas provas da Quadrix?
-
F. S., também quero saber, adoraria tocar numa pessoa que teve esse mérito para eu vê se é um humano. rsrs
-
O conceito pode até está certo, mas não da forma que a banca se expressou. eu hein...
-
Para mim o maior problema da questão foi não citar os 14 pontos de Deming no enunciado . Pois, ao colocar gestão da qualidade de maneira genérica, deveria se referir a qualidade de maneira geral. E tirando Deming nenhum teórico condena a adminstração por objetivos ou a avaliação por desempenho até porque o Balanced Scorecard avalia exatamente o desempenho e é uma ferramenta de qualidade.
-
Esse enunciado costuma pegar muitos candidatos que estudaram as características da Administração por Objetivos - APO. Esse tipo de organização do trabalho é muito defendida por um dos maiores autores neoclássicos de Administração: Peter Drucker. Entretanto, segundo Deming, a APO, assim como a avaliação anual de desempenho, devem ser substituídas por uma liderança inspiradora.
Como o enunciado pede "quanto à gestão da qualidade, julgue o item.", não há dúvida, que devemos adotar a posição do guru da qualidade, Edwards Deming.
O enunciado reproduz na os princípios de Deming, por isso está correto.
Se quiser relembrar os princípios de Deming, veja:
Nº. Princípios de Deming
1 - Crie constância de propósitos em torno da melhoria de produtos e serviços, buscando tornar-se competitivo, manter-se no negócio e gerar empregos.
2 - Adote uma nova filosofia. Estamos em uma nova era econômica. Gerentes ocidentais precisam assumir o desafio, aprender suas responsabilidades e liderar o processo de mudança
3 - Acabe com a dependência da inspeção como forma de atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, construindo a qualidade do produto em primeiro lugar.
4 - Elimine a prática de priorizar negócios com base no preço. Pense em minimizar o custo total. Caminhe no sentido de um único fornecedor para cada item e estabeleça um relacionamento de longo prazo, baseado na lealdade e na confiança
5 - Melhore constantemente o sistema de produção e de serviços, aprimorando a qualidade e a produtividade, e assim sempre diminuindo os custos
6 - Estabeleça o treinamento no trabalho (on the job).
7 - Estabeleça a liderança (veja ponto 12). O objetivo da supervisão deve ser ajudar trabalhadores e máquinas a fazer o trabalho melhor.
8 - Elimine o medo, assim todos podem trabalhar efetivamente para a organização.
9 - Quebre as barreiras entre os departamentos. Pessoal de pesquisa, projeto, vendas e produção devem trabalhar juntos, como uma equipe
10 - Elimine os slogans, exortações e metas para a força de trabalho, tais como defeito zero (zero defects) e novos níveis de produtividade. Tais exortações apenas criam um ambiente de adversidade, pois as causas da baixa qualidade e produtividade pertencem ao sistema, indo além do poder da força de trabalho. Elimine as quotas de trabalho no chão-de-fábrica. Substitua por liderança . Elimine gerenciamentos por objetivos. Elimine por números e metas numéricas. Substitua por liderança.
11 - Remova barreiras que impedem os trabalhadores de sentirem orgulho de seu trabalho.
12 - Remova barreiras que impedem os gerentes e engenheiros de sentirem orgulho de seu trabalho. Isso significa abolir os índices anuais ou de mérito por objetivos.
13 - Institua um vigoroso programa de educação e automelhoria
14 - Envolva todos da organização na tarefa de alcançar a transformação. A transformação é tarefa de todos.
-
Certeza isso é de algum artigo bem lado B, estilo aquelas músicas meio ruins que o artista nunca gravou.
-
A banca cobrou um dos 14 princípios de Deming (ou 14 pontos para a produtividade gerencial), visto no estudo da gestão da qualidade.
De acordo com a autora Giovanna Carranza (2016), o principio 12 cita o seguinte: "Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos." (CARRANZA, 2016, pág 327)
Fonte: CARRANZA, G. "Administração Geral e Pública para concursos de analista e técnico" 3ªed. Juspodium. 2016.
GABARITO: CERTO.
-
essa banca ta tirando. aff
-
O problema com a questão é identificar que eles querem exatamente Deming. Mas quase sempre as questões de qualidade são baseadas nele.
Um dos princípio de Deming é sobre NÃO MEDIR O EMPREGADO POR NÚMEROS, por padrões artificiais.
Abolir avaliações de desempenho e APO ou por números. A atenção dos supervisores deve voltar-se pra qualidade e não pra números, porque números usurpam dos colaboradores o direito de se orgulharem de seu trabalho.
-
-
"A avaliação anual de desempenho e a administração por objetivos devem ser abolidas."
-
A banca deveria ter dito que era conforme Deming, pois o enunciado restringe demais o conceito geral de Qualidade, o que na minha visão deixaria o item errado. Apesar de ter marcado como certa, não concordo com a redação.