-
Gabarito: Certo
O ponto-chave dessa teoria é exatamente a hierarquia dessas necessidades. A teoria diz que as necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem, ou seja, seria necessário suprir as necessidades fisiológicas (as mais básicas) antes que deva existir um trabalho de atendimento das necessidades de estima. Um exemplo seria uma pessoa que está faminta. Essa pessoa buscará a todo custo suprir a carência (alimento) antes de se preocupar com a sua realização profissional, status e reconhecimento, não é mesmo? Com isso, o gestor que busca implantar um programa de motivação deve analisar em que estado se encontra seu funcionário e passar a trabalhar sempre o nível hierárquico de necessidades atual, ou o primeiro nível de necessidades acima do atual, ou seja, do que se encontra no momento sendo atendido! Assim que uma necessidade é atendida, ela perde importância, sendo “ativada” então a necessidade de nível superior.
Fonte: Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó.
-
GABARITO: CERTO
COMPLEMENTANDO:
De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:
Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:
1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.
3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.
4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de autoestima.
5 – Necessidades de autorrealização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.
FONTE:http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-teoria-da-hierarquia-das-necessidades/5266/
-
A questão em análise nos questiona sobre a teoria da hierarquia das necessidades humanas, de Abraham Maslow. Para responder corretamente, necessitamos conhecer as necessidades primárias e secundárias e está envolvido nelas. Vamos analisar falar brevemente sobre o assunto e, em seguida, teremos nosso gabarito.
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – MASLOW
Segundo Maslow, a busca do indivíduo para satisfazer suas necessidades determina o seu comportamento. Daí, para que a pessoa avance uma etapa na pirâmide, deverá suprir a necessidade imediatamente anterior, por exemplo: para que um indivíduo chegue a suprir a sua necessidade de segurança, deve antes suprir suas necessidades fisiológicas. Seguindo esse raciocínio, as necessidades secundárias jamais poderiam motivar um indivíduo se ele, antes de tudo, não se sente seguro, protegido, ou não tem acesso ao básico para sobreviver. Vale destacar ainda que uma necessidade deixará de motivar o comportamento assim que for suprida, o que vai motivar um indivíduo satisfeito é a necessidade que está acima da que ele usufrui no presente.
Maslow, criador do estudo em questão, acreditava que as necessidades humanas podiam ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide.
◼ Necessidades primárias:
1) Fisiológicas – são as necessidades mais básicas do ser humano, como comer, dormir.
2) Segurança – são as necessidades ligadas à sua proteção física ou material;
◼ Necessidades secundárias:
3) Sociais – são aquelas relacionadas às relações sociais, amizades.
4) Estima – estão relacionadas a como o indivíduo se vê.
5) Autorrealização – é o mais alto nível de satisfação que o indivíduo pode atingir, sentir-se completo, realizado.
Após analisar alguns aspectos do assunto, notamos que, de fato, para que o indivíduo busque satisfazer suas necessidades secundárias (sociais, estima e autorrealização) antes deve suprir suas necessidades básicas (fisiológicas e de segurança).
GABARITO: CERTO
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador, Juspodivm: 2016.
-
Gabarito Certo.
° Teoria da hierarquia das necessidades de [Maslow].
---> Fisiológica e segurança: [nível inferior/ motivação externa]
>Motivação primaria.
---> Afetivo-sociais; Autoestima e Autorrealização: [nível superior/ motivação interna] >Motivação secundaria.
-