GABARITO: CERTO
Necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e autorrealização. Abaixo a explicação de cada uma delas:
1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.
No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.
3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.
No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.
4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/
Questão nos traz uma das teoria de motivação que mais caem em provas de concursos públicos. Aqui, a questão exige que o candidato conheça quais são as necessidades primarias e as secundárias que formam a Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow.
Maslow, criador do estudo em questão, acreditava que as necessidades humanas podem ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide.
◼ Necessidades primárias:
1) Fisiológicas – são as necessidades mais básicas do ser humano, como comer, dormir.
2) Segurança – são as necessidades ligadas à sua proteção física ou material;
◼ Necessidades secundárias:
3) Sociais – são aquelas relacionadas às relações sociais, amizades.
4) Estima – estão relacionadas a como o indivíduo se vê.
5) Autorrealização – é o mais alto nível de satisfação que o indivíduo pode atingir, sentir-se completo, realizado.
Para Maslow, a busca do indivíduo para satisfazer suas necessidades determina o seu comportamento. Daí, para que a pessoa avance uma etapa na pirâmide, deverá suprir a necessidade anterior, por exemplo: para que um indivíduo chegue a suprir a sua necessidade de segurança, deve antes suprir suas necessidades fisiológicas. Vale destacar ainda que assim que uma necessidade deixa de motivar assim que é suprida.
GABARITO: CERTO