SóProvas


ID
3466651
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à motivação, à liderança e à comunicação.


O líder orientado para pessoas preocupa‐se com as relações humanas e com o trabalho em equipe, ouve seus subordinados e procura extrair as melhores aptidões de cada membro da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    líder é aquela pessoa que inspira e guia sua equipe. É quem diz “nós vamos” ao invés de “você vai”. É quem pensa no processo das atividades, pois para ele, a responsabilidade deve ser dividida entre todos, inclusive com ele também. Consequentemente, ele tem um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor e, principalmente, com seus colaboradores, porque sempre está disposto a escutar, além de estar sempre aberto a mudanças que sejam positivas para a empresa, para ele mesmo e também para os membros de sua equipe.

  • GABARITO: CERTO

    Liderança orientada para pessoas

    A liderança orientada para pessoas é mais democrática e inclinada ao relacionamento. Nesse caso, percebe-se a preocupação com o bem-estar da equipe, bem como a construção de relacionamentos sólidos e a resolução de conflitos interpessoais.

    Muitas vezes, esse líder pode assumir uma posição paternalista, protegendo demasiadamente seus subordinados e impedindo-os de aprender com seus próprios erros. Nesse aspecto, é preciso ter cuidado e saber equilibrar as coisas.

    Por outro lado, profissionais com esse perfil são inspiradores e, na maioria das vezes, queridos por seus subordinados. Demonstram um verdadeiro apreço por ouvir, são empáticos e possuem um forte senso de equipe, o que gera impacto significativo no time.

    https://blog.convenia.com.br/estilos-de-lideranca-entenda-tudo-sobre-o-perfil-de-cada-lider/

  • Questão aborda um modelo de como a liderança pode ser exercida nas organizações.

    Originada a partir da Teoria das Relações Humanas, a liderança orientada para as pessoas é um modelo mais democrático e inclinado ao relacionamento, disposição de ouvir, empatia, senso de equipe, o que impacta positivamente o grupo liderado. Possui como principal característica a ênfase na capacidade de se colocar no lugar do outro, é um estilo que procura diferenciar ao máximo o homem da máquina, há uma forte preocupação com o bem-estar da equipe.

    É óbvio que este modelo também tem seus riscos, um deles é o risco de o líder assumir uma postura superprotetora, paternalista, e por causa disso proteger demais seus liderados, impedindo-os que melhorem nas áreas que necessitam.

    GABARITO: CERTO

  • Líder negligente ou liderança empobrecida (1.1): o líder se esforça minimamente para fazer o trabalho e justificar sua permanência na posição. O líder é basicamente ausente.

    Líder-tarefa (9.1): o líder se preocupa com a eflciência na produção, mas tem pouca preocupação com a motivação e o desenvolvimento dos funcionários. Todo o foco se concentra nos resultados. É a liderança na base do “chicote”!

    Líder-pessoa ou clube de campo (1.9): Toda a preocupação está focada nas necessidades dos funcionários e em proporcionar um ambiente agradável, sem preocupar-se muito com a eflciência e eficácia da produção. Nesse tipo de liderança, existe pouca pressão por resultado!

    Líder meio-termo (5.5): o líder mantém uma eflciência da produção razoável e um moral satisfatório. Moderado!

    Líder-equipe (9.9): Segundo Blake e Mouton, esse é o estilo mais eficaz para uma organização. O líder se esforçaria tanto para obter eficiência na produção como em manter seus funcionários motivados e em constante desenvolvimento.