SóProvas


ID
3466654
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à motivação, à liderança e à comunicação.


O líder que promete recompensas ou faz ameaças para conseguir obediência e comprometimento de seus seguidores é chamado de líder transacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Lider transacional: Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho.

  • GABARITO: CERTO

    Segundo Wright (2000, p. 305) “A liderança transacional, os administradores utilizam a autoridade de seu cargo para trocar recompensas como pagamento e status pelos esforços de trabalho dos funcionários”.

    A Liderança Transacional também conhecido como liderança gerencial, foca no papel de supervisão, organização e desempenho do grupo. Liderança transacional é um estilo de liderança em que o líder promove o cumprimento do seus liderados através de recompensas e punições, a fim de garantir o cumprimento dos seus liderados. Esse tipo de líder não esta preocupado com a motivações de sua equipe ou se antecipar ao problemas futuros, ele apenas segue a demanda estabelecida por meio do esclarecimento dos papeis e das exigência das tarefas, enfatizando a recompensa proporcional a desempenho. Este tipo de liderança é eficaz em situações de crise ou de emergência, bem como para projetos que necessitam de ser realizados de uma maneira específica.

    WIKIPÉDIA/ ADMINISTRADORES.COM

  • GABARITO: CERTO

    Liderança transacional é aquela em que existe uma relação de troca entre líder e subordinado. Seu nome vem exatamente dessa troca, de transação! O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os “prêmios” caso os objetivos sejam atingidos. O líder transacional deve então esclarecer quais serão as tarefas e os objetivos, motivar seus funcionários para que eles atinjam suas metas e fornecer apoio aos liderados no trabalho, buscando suprir suas necessidades. O líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais. De acordo com muitos autores, a liderança transacional funciona bem quando a organização está em um ambiente estável. Para que ela seja eficaz, ambos os lados (líder e liderado) devem estar “satisfeitos com o negócio”, ou seja, deve existir um equilíbrio entre as recompensas e os esforços.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • Líder transacional

    transacional = transação = troca

    essa troca pode ser de cunho material, mas também de natureza psicológica, como por exemplo ameaças.

  • o Líder que faz ameaças, ele usa a liderança coercitiva.

  • O líder transacional (transação = troca) é aquele que tenta conduzir seus liderados para o alcance dos objetivos através de trocas e recompensas materiais.

    De acordo com Idalberto Chiavenato, a expressão liderança transacional vem de Burns. Esse tipo de liderança, na visão do autor, "envolve líderes extremamente eficientes em dar às pessoas algo em troca de seu apoio ou trabalho, fazendo

    com que seus seguidores sejam valorizados, apreciados e recompensados." (CHIAVENATO, 2014. Pág 350)

    De acordo com Maximiano (apud Ribas, 2016), esse líder "promete recompensas ou ameaças para conseguir que os seguidores trabalhem para realizar metas”. Maximiano defende que há três características principais nesse tipo de liderança: "1-a recompensa contingente; 2-a gestão por exceção (intervenção apenas no caso de não conformidades) 3- Laissez-faire (delegação de responsabilidade)." (Ribas, 2016)

    Ainda de acordo com Ribas (2016), esse tipo de liderança pode não representar uma aliança a longo prazo, pois perdurará apenas enquanto as partes perceberem que ainda há benefícios próprios em jogo.

    FONTES: RIBAS, A; SALIM R. C.: Gestão de Pessoas para concursos”. 4ª edição. Alumnus. 2016 (pág 285) / CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9ª edição. Manole. 2014 (pág 350)

    GABARITO: CERTO.

  • Gabarito Certo.

     --- > Liderança transacional.

    >relação de troca.

    > Negociação.

    --- > Liderança Transformacional.

    > Inspirando seus seguidores a transcender a seus próprios interesses.

    OBS: na liderança transformacional pode conter os conteúdos da liderança carismática.

  • TRANSAÇÃO: acordo, troca. Quando a mãe diz aí filho: se não fizer o trabalho de casa vai ficar sem o videogame. OU se você tirar 10 na prova ganhará um videogame novo.
  • LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

    Influenciador, incentivador, considerando a transformação da pessoa. Prestam atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de cada um de seus liderados; motivação inspiradora, influência idealizada, estimulação intelectual e consideração individualizada

    LIDERANÇA TRANSACIONAL

    Apela para as necessidades básicas (recompensas); faz transações (trocas). O gestor se comporta como chefe e não como líder. Promete recompensas ou faz ameaças para conseguir obediência. 

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Liderança transacional.


    Diante disso, vamos a uma breve contextualização:


    Na liderança transacional o líder busca a obediência do seguidor por meio de trocas e recompensas (benefícios), ou seja, neste tipo de liderança o líder busca a obediência do seguidor por meio de trocas e recompensas (benefícios).


    Segundo Ribas (2015), O líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado. (Ribas, 2015, p. 316).


    Deste modo, a liderança transacional não atua com base no envolvimento emocional entre líder e liderados, mas por meio de trocas entre líder e liderados, ou seja, o liderado entrega a produtividade e o líder entrega benefícios.


    Posto isso, a questão está correta ao afirmar que o líder que promete recompensas ou faz ameaças para conseguir obediência e comprometimento de seus seguidores é chamado de líder transacional.



    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: Certo.
  • GABARITO: C.

    Liderança Transacional

    • O poder de recompensa é utilizada com frequência.
    • O poder de punição utilizado nas exceções.
    • Transação refere-se a troca.

    Liderança transformacional

    • O líder inspira seus seguidores a evoluírem nos seus próprios interesses;
    •  Prestam atenção ás necessidades dos liderados ;
    • Ensina por exemplos;
    • Estabelecem um espírito questionador e independente;
    • Prepara liderados para serem líderes.

    O líder transformacional tem o poder referencial, então acaba fazendo com que as pessoas realmente produzam sem que estejam forçadas a isso.