-
Por volta do século VI, na Península Arábica, que fica entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico, viviam tribos de origem semítica, povos nômades que procuravam se estabelecer nas regiões litorâneas ou nos oásis.
Meca era sua cidade mais importante, onde estava localizado o templo de Caaba, santuário que possuía trezentos e sessetas ídolos. Uma vez ao ano os árabes faziam peregrinação a Meca, favorecendo, também, o comércio da cidade.
O fundadador do Islamismo foi Maomé, que nasceu na cidade de Meca e, aos quarenta anos, teve uma visão do anjo Gabriel onde lhe teria sido revelada a existência de um só Deus: Alá. A partir de então, Maomé passou a pregar a nova doutrina monoteísta, baseada no cristianismo, no judaísmo e em religiões árabes - até então os árabes eram politeístas.
-
Os Hebreus foram os primeiros a seguirem uma religião monoteista (um único Deus), eles pregavam o Judaísmo e o seu Deus era Iavé, ou por outros também conhecido como Jeovah.
Os Hebreus foram escravisados pelos Romanos, Posteriormente Moisés com o objetivo de levá-los a terra prometida, Canaã, formou um pequeno exército e com a ajuda de algumas demonstrações divinas salvou o povo Hebreu dos maus tratos dos Romanos. O ÊXEDO.
#conhecimentoliberta
PM_AL_2018 - PRF
-
A religião do Egito se situava assim : politeísta (vários deuses), porém AMENOFIS IV , a fim de diminuir o poder e autoridade sacerdotal, criara o monoteísmo. Agora todos teriam apenas um Deus -ATON- . Claro que isso não deu certo, porém quem curtiu o monoteísmo foram os hebreus que sua religião tem fortes raízes com a reforma religiosa da época
-
GABARITO : CERTO
O islamismo surgiu no século 6 na Arábia, região do Oriente Médio que era habitada na época por cerca de 5 milhões de pessoas. “Eram grupos tanto sedentários como nômades, organizados em tribos e clãs. A população era na maioria politeísta, mas existiam algumas tribos judaicas e algumas de tradição cristã”, diz o teólogo Fernando Altemeyer, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Fonte: Super Interessante
-
eu não concordo com esta assertiva pois para mim ela se relaciona aos hebreus do antigo EGITO , se relacioanasse com os tempos romanos aiw sim seria da idade média . O TEMPO DE MAOMÉ E HEBREUS DO EGITO FOI ANTES DE CRISTO.
-
Hebreus eram um povo monoteísta.
Árabes eram um povo monoteísta, após Maomé, a partir da Idade Média.
-
CERTO
Eu aqui lembrando da novela os 10 mandamentos "pelos amado de pitá" kkkk
PMAL 2021
-
Errei a questão por achar que Maomé estava inserido no período dos Tempos Modernos.
-
PMAL 2021
-
Uma questão que acertei com raciocínio, e por saber o que monoteísta.
APMBB