-
GABARITO: LETRA C
Disposições Gerais
§ 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.
LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.
-
Segundo a Lei n.º 8.112/1990, as instituições federais de pesquisa científica e tecnológica podem prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com os procedimentos e as normas nela previstos.
-
Redação estranha a dessa questão, ela disse que ser estrangeiro é um dos requisitos exclusivos para investidura no cargo público das universidades federais... Muito tosca essa!
-
AINDA BEM QUE EU TENHO UM CERTO "DOMÍNIO" DA LEI 8.112 , PORQUE ESTA QUESTÃO É PURA PEGADINHA PARA OS QUE NÃO TEM "DOMÍNIO" DA LEI 8.112. EU ACERTEI !
-
AINDA BEM QUE EU TENHO UM CERTO "DOMÍNIO" DA LEI 8.112 , PORQUE ESTA QUESTÃO É PURA PEGADINHA PARA OS QUE NÃO TEM "DOMÍNIO" DA LEI 8.112. EU ACERTEI !
-
Questão horrorosa! Transformou uma faculdade em um requisito...
-
Fui por exclusão, já que os demais requisitos são gerais para os demais órgãos...
-
3 As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei
-
GABARITO C
A redação da questão é muito ruim. Os estrangeiros poderão assumir cargos públicos em universidades e instituições de pesquisa científica. É isso!
-
redação tosca, bisonha, e débil
-
Meu deus. só pula
-
nacionalidade estrangeira não é um requisito, pois requisito é uma condição para se alcançar determinado fim, e ser estrangeiro não é condição para ocupar tal cargo. o que a banca quer dizer é que as instituições referidas se diferenciam por serem as únicas que podem aceitar estrangeiros devido a previsão constitucional
-
péssima elaboração da questão :(
-
Eu fico com dó de quem fez esse concurso e viu que errou essa questão conforme gabarito da banca.
-
pergunta mal reformulada
-
Enunciado só atrapalhou
-
REDAÇÃO ESTRANHA !!???
-
não consegui entender o enunciado... coitado do candidato que fez essa prova....
-
Deveria ter o exceto no final do enunciado, porém dar pra entender que ele queria a exceção pois as outras opções são atribuições da lei 8112
Naci com nivel e aptidão aos 18 gozei e quitei
Mas a redação tá horrível sim
-
A redação da questão não está estranha, está ERRADA! Afirmar o que afirma no enunciado é errado. Então por esse argumento trazido pelo enunciado brasileiros não podem ingressar, somente os estrangeiros. Essa questãi tem que ser anulada!
-
Questão sem nexo algum!!!
-
QUESTÃO MAU ELABORADA!!
-
De acordo com Art. 5 da lei citada
§ 3 As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.
Dava pra resolver por eliminação já que as demais opções NÃO são exclusivas das universidades nem instituições de pesquisa cientifica
-
GABARITO: LETRA C
LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.
Disposições Gerais
§ 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.
-
Segundo a questão, apenas estrangeiros podem ingressar em concursos de universidades públicas...
-
Que enunciado crazy ;s
-
A galera que reclama do enunciado da questão precisa estudar interpretação de texto hein...
requisitos exclusivos de universidades e instituições de pesquisa científica para investidura em cargo público é : a nacionalidade estrangeira.
-
Embora o enunciado possa trazer uma dupla interpretação ...
A resposta é ser estrangeiro.
A questão quis perguntar, qual dos requisitos abaixo pode ser usado apenas por faculdades?
É vedado aos estrangeiros assumir cargos públicos (Regra)
É permitido seu acesso em instituições de ensino como Faculdades e Universidades(Exceção)
-
Ser estrangeiro não é um requisito e sim uma possibilidade. Se fosse requisito somente estrangeiros poderiam ocupar o cargo e os brasileiros não se enquadrariam neste "requisito".
-
Infelizmente ficamos à mercê de enunciados "desse quilate". Entendo que REQUISITO é algo imprescindível, quando, na verdade, pela Lei nº. 8.112/90, o fato de ser estrangeiro constitui uma faculdade das universidades...
-
Que enunciado foi esse?
Aí vem alguns ''Passa pano'' e dizem que é problema de interpretação de texto. Façam o seguinte, comparem esse enunciado com outros e principalmente das bancas mais tradicionais.
Realmente foi muito mal elaborada, todavia, se você reparar as opções a única que tem um ''destaque diferente'' e é relacionado a Universidades, realmente, é a C.
Agora me respondam... é REQUISITO? não sabia que as Universidades do Brasil só tinham professores estrangeiros não :x
-
Que pergunta maldosa e que enunciado estapafúrdio! Essa banca não tem credibilidade, podendo levar o candidato ao erro não por não ter conhecimento da matéria abordada, mas pela confusão criada propositadamente.
-
QUÊ?!
-
A pessoa que escreve as questões dessa banca precisa urgentemente de aulas de português
-
Pelo certo, o enunciado da questão deveria ser o seguinte:
"De acordo com os procedimentos da Lei nº 8.112 de 11/12/1990, é facultativo exclusivamente para universidades e instituições de pesquisa científica para investidura em cargo público o(a):"
-
se vc ver varias alternativas certas e pq a banca quer a errada kkkk
-
Que tiro foi esse !!! kkkkkkk
Me poupe!!! "REQUISITO EXCLUSIVO ????"
Me aparece já já a galerinha do contra aí dizendo que não tem nada de errado com a questão. Fala sério!!!
-
Questao muito mais muito errada
-
Bizarro
-
questão estranha! gente que redação é essa!
estou até com medo da minha prova.
-
Aocp caindo no meu conceito
-
Engraçado é ver um percentual de 44% de acerto nessa questão. Ai ai ai kkkk
-
o cra tem que ser estrangeiro, agora?
-
Alguem acertou isso? kkkkk
-
eu acertei porque se é exclusivo é porque não é requisito para os outros cargos kkkk. Também lembrei que é aceito estrageiro na universidades e instituições de pesquisa científica!
-
Gabarito letra C
a nacionalidade estrangeira.
-
Questão mais mal elaborada que a campanha do cruzeiro na série B.
Mas, para universidades públicas pode-se contratar cientistas estranhgeiros ( só não sei qual quer vir pra cá).
-
Artigo 5º, § 3 As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.
-
Isso não é requisito, mas uma exceção! Essas bancas inventam cada coisa.
-
Examinador fraco esse..Nem se deu ao trabalho de copiar uma questão bem elaborada de outras bancas e resolveu arriscar em fazer uma e saiu esse absurdo!
-
Que questão mal feita
-
Questão muito mal formulada! Às vezes isso dá até ponto pra quem não estuda.
-
fui por eliminação em relação as atribuições que são comuns a todos concursos e acertei. Se fosse por interpretação, teria 4 certas e 1 errada kkk. questão muito mal formulada!!
-
A nacionalidade brasileira, via de regra, constitui um dos requisitos para a investidura em cargos públicos. No entanto, no caso específico das universidades e instituições de pesquisa
científica e tecnológica federais, a lei admite o provimento de cargos de professores, técnicos e cientistas através de indivíduos estrangeiros, tudo nos termos do art. 5º, I e §3º, da Lei 8.112/90:
"Art. 5o São requisitos básicos para investidura em
cargo público:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o gozo dos direitos políticos;
III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V - a idade mínima de dezoito anos;
VI - aptidão física e mental."
§ 3o As universidades e instituições de pesquisa
científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos
e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei."
A exclusividade, portanto, diz respeito à possibilidade de tais instituições de ensino superior proverem seus cargos com pessoas de nacionalidade estrangeira.
Do exposto, está correta apenas a letra C.
Todas as outras alternativas correspondem a requisitos a serem observados para o provimento de cargos públicos em geral, sem o caráter de exclusividade desejado pelo enunciado da questão, o que as torna incorretas.
Gabarito do professor: C
-
questão horrível, o texto refere-se a condição de cargo público nas universidades e cargo científico... o q não quer dizer que seja o principal requisito.