GABARITO: LETRA D
O planejamento é, provavelmente, a mais central função do processo de administração, porque define de forma clara AS METAS e OS OBJETIVOS da organização, assim como A ESTRATÉGIA.
PLANEJAMENTO:
Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou metas. Ele apresenta algumas características de como estabelecer um processo permanente e contínuo, que se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, sendo voltado para o futuro selecionando entre várias alternativas disponíveis um curso de ação onde é sistêmico e interativo.
Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados. É definir meios para possibilitar a realização de resultados. É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida a uma situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo. É tomar no presente decisões que afetam o futuro, para reduzir sua incerteza.Maximiano (2004, p. 105).
FONTE: QC
A questão em análise nos questiona sobre o assunto "funções administrativas". Para respondermos corretamente, precisamos saber quais funções completam corretamente as lacunas apresentadas. Em busca da resposta correta, vamos analisar quais são as funções administrativas existentes e, a partir disso, assinalarmos uma das alternativas.
As funções administrativas são as seguintes:
◼ Planejamento: por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
◼ Organização (estruturação): essa função Organização se refere, basicamente, à distribuição dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
◼ Direção: a direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar
◼ Coordenação: é a função administrativa que se propõe a harmonizar toda atividade e esforço empreendido na organização. Sem coordenação é, praticamente, impossível estabelecer qualquer tipo de planejamento.
◼ Controle: a função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.
Diante do que vimos, só uma alternativa se encaixa no que se refere à função de Planejamento.
GABARITO:D
Fonte:
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017
(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento - definir objetivos e metas;
Organizar - Alocar/realocar pessoas e recursos; dividir tarefas e recursos e agrupá-los da melhor forma;
Direção - influenciar, motivar, orientar, capacitar e interagir com as pessoas;
Controle - estabelecer padrões, mensurar, comparar e corrigir.
GABARITO D