SóProvas


ID
3469675
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias de liderança se desenvolveram a partir dos (a) estudos das características únicas e singulares, passando pelos (b) estudos do comportamento e estilos e seguem com os (c) estudos da compreensão da influência dos fatores situacionais. Quais são as perspectivas que demarcam cada conjunto de estudos, (a), (b) e (c), respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Teoria dos Traços de Liderança - as primeiras teorias de liderança imaginavam ser possível a identificação de certos “traços” de personalidade nos líderes, de forma a se poder encontrar mais facilmente líderes em potencial. Mas o que seriam esses traços? Os traços são os aspectos pessoais que distinguem as pessoas, como valores, inteligência, confiança e aparência. Dessa forma, seriam analisadas as características (pessoais, intelectuais,emocionais e físicas) de líderes conhecidos (Napoleão, Churchill ou Juscelino Kubitschek, por exemplo) e depois se buscariam pessoas que tivessem as mesmas características desses líderes.

    Lideranças Contingenciais e Situacionais O conceito que baseia as teorias contingenciais e situacionais é a de que o contexto deve ser levado em consideração antes de uma atuação do líder. Dessa maneira, não existiria um estilo “melhor” de liderança. Não existiria uma “receita de bolo” que funcionaria em qualquer situação.

    Teorias sobre estilos de liderança São teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar. A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. 

    Fontes: Chiavenato e Rodrigo Rennó.

  •  Teoria dos Traços vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança. Nesta teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa.

  • As primeiras teorias sobre liderança focaram nos traços internos dos líderes (teoria dos traços), tais características diferenciariam os líderes dos demais. O Fracasso dessas tentativas teóricas levou ao desenvolvimento de uma nova abordagem, onde o foco era no comportamento do líder e não em suas características individuais (teorias comportamentais). Com a evolução das teorias sistêmicas e contingenciais nas teorias organizacionais, as teorias buscaram compreender a influência de cada situação na eficácia das ações dos líderes (teorias contingenciais).

    Do exposto, fica claro que o gabarito da questão é a alternativa E.

    Gabarito: E

  • [GABARITO: LETRA E]

    Baseada em traços --> Estudos das características únicas e singulares

    Comportamental --> Estudos do comportamento

    Contingencial --> Estudos da compreensão da influência dos fatores situacionais

  • Teoria de liderança dos Traços de personalidade: A liderança defende que os traços de personalidade, qualidade intrínseca e inatas das pessoas, são determinantes para diferenciarem aqueles que já nasceram prontos para serem líderes.

    Teorias Comportamentais de liderança: Passaram a focar nos seus comportamentos e a defender que a liderança poderia ser aprendida, e portanto, líderes treinados poderiam ser eficazes.

    Teoria Contingencial de liderança: Foi a partir do estudo de novas perspectivas no ambiente organizacional, que o modelo dos estilos de liderança passou a ser criticado no sentido de que não havia um melhor estilo que funcionasse de forma eficaz, pois tudo dependia da situação, das características do próprio gerente e das características dos subordinados.

    (MOREIRA, 2019, p 582)

    g: E