SóProvas


ID
3470536
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de arquivo adequado para se arquivar o Histórico Escolar com o qual o estudante matriculou-se.

Alternativas
Comentários
  • É o conjunto de documentos correntes, em tramitação ou não, que, pelo seu Valor Primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

    Fonte: https://www.estadovirtual.com.br/o-que-e-arquivo-corrente

    gab. D

  • GABARITO: LETRA D

    ARQUIVO CORRENTE

    Conjunto de documentos em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

    DBTA.

  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO II

    DOS ARQUIVOS PÚBLICOS

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    FONTE: LEI N° 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • Só eu fui em arquivo permanente ?

    Pq alguém vai precisar efetuar consultas frequentes em um histórico escolar ?

    :/

    Viajei mto?

  • Eu pensei assim: se foi o Histórico Escolar com o qual o estudante matriculou-se, tem valor probatório, e é pra sempre, por isso permanente. Ex: O seu histórico escolar do segundo grau é válido pra sempre; ele terá sempre o valor probatório que você concluiu o 2 grau. Por isso é bom estudar as questões da banca separadamente, pois, cada uma têm suas interpretações a respeito de determinados assuntos.

  • Pessoal, lembrem-se de que os documentos permanentes são guardados pelo seu valor histórico, informativo e probatório, tendo seus valores administrativos exauridos. Além disso, eles ficam à disponibilidade de pesquisadores e da população em geral.

    O cidadão a que se refere o histórico escolar pode utilizar esse documento para fins diversos (matrícula em universidades, etc.). Logo, seu valor administrativo ainda existe.

  • Gab. D

    Galera, o Histórico Escolar é arquivo corrente porque possui grande potencial de uso, pois a qualquer momento o estudante pode solicitá-lo.

    Vejam uma questão que ajuda a responder:

    Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ICMBIO Prova: CESPE - 2014 - ICMBIO - Técnico Administrativo

    A respeito de arquivologia e da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

    Os documentos públicos que têm grande potencial de uso, mesmo se não utilizados com frequência elevada, fazem parte dos arquivos correntes do órgão público. CERTO.

  • O instrumento que define por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental é a Tabela de Temporalidade. Entretanto, a construção da tabela levou em consideração as funções/atividades relacionadas ao documento e, dessa forma, definiu essa temporalidade. 

    A questão dá a entender que o aluno matriculou-se e continua matriculado, pois não existe um término declarado. Dessa forma, o histórico escolar continua recebendo documentos da vida escolar do aluno. Isso quer dizer que o histórico possui uma alta possibilidade de consulta, característica inerente a somente uma das fases do ciclo documental: os arquivos correntes.

    a) Nos arquivos permanentes guardamos os documentos que já cumpriram as funções pelas quais foram criados e adquiriram valor secundário. O histórico escolar é um conjunto documental que ainda está cumprindo a sua função de registrar a vida do aluno, portanto é um documento corrente, e não permanente. Errada

    b) O histórico escolar pode ser digital, o suporte não importa. Entretanto, o que a questão quer é a fase do ciclo documental, e não o suporte de registro. Errada.

    c) Essa classificação é inexistente. Errada.

    d) Nos arquivos correntes, ficam os documentos em curso, com alta possibilidade de uso, que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados. É o caso do histórico escolar, pois o estudante está com o curso em andamento, está produzindo registros que devem ser incorporados ao histórico, portanto, a frequência e a possibilidade de uso são altas. Certa. 

    e) Essa classificação é inexistente. Errada.

    Gabarito do Professor: D

  • Resolução: se o aluno acabou de se matricular, quer dizer que o documento é corrente. Esse histórico está sendo utilizado para realizar o processo de matrícula. Enquanto esse aluno permanecer estudando na instituição, o documento será corrente.

    Resposta: D

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

  • A banca quis confundir o candidato com a expressão histórico escolar, logo, nos remete ao arquivo permanente por conta desse ser responsável pela guarda e armazenamento de arquivos de valor histórico, porém, fato é que, o histórico escolar é de fácil solicitação e objeto de consultas ainda frequentes, ex: mudança de instituição, ou dispensa de disciplina, usei esse raciocínio para acertar a questão.

  • Ele se matriculou: arquivo corrente.

    A matrícula foi encerrada: arquivo permanente.

  • sofrerei muito na pcpa
  • gab. D 

    E os ex-alunos que se formaram há anos na escola, por exemplo, em nível fundamental?

    Esse cara deixou a escola há anos. Tendo, agora, valor apenas informativo para o aluno quando este precisar comprovar em um emprego ou para ingressar no nível médio. Depois disto fica arquivado. Em fim...

    A questão não é 100% verdadeira, como se afirma. TEM 2 GABARITOS...

    Subjetividade sem fim!

    Na hora que fizer uma prova da banca VC vai entender.

  • Pra mim seria arquivo intermediário, mas acho q esse pessoa do inst aocp puxa uma maconha braba antes de fazer a prova

  • Também errei. Acho que para entender a resposta de quem fez a pergunta, temos que saber qual dos tipos de arquivos servem para arquivar o histórico escolar e os arquivos são o corrente e o intermediário, sendo que o permanente já está "arquivado". Acho que foi esse o entendimento de quem elaborou a questão.

  • A questão é saber se ele está matriculado ainda ou não kkkkkkkkkk

    chuta que é macumba essa banca

  • Corrente, uma vez que o Histórico Escolar do aluno matriculado ainda encontra-se em conclusão.
  • Lixo de banca!

  • fui por eliminação, ctz que arquivo permanente não é

    existe semicorrente, semipermanente?? esse semi eu já vi relacionado ao semiativo (intermediário)

    então só sobra o corrente

    o negócio é sempre fugir da AOCP