SóProvas


ID
3470548
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ENTENDENDO DIALETOS


Clara Braga


         Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias.
         As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.
         O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”.
        “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo.
          Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom.
        Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos.          A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte!
         Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. 
         Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. 


Disponível em:
<http://www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.

No contexto em que se insere a palavra “dialeto” no texto, é correto afirmar que ela significa

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo o texto: As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.

    ? Isto é, o "dialeto" representa uma variedade de palavras que marcam a caracterização de determinadp grupo de pessoas, no caso do texto, as crianças.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • gabarito: E

    - Em “a” o “conjunto de palavras” falado pela criança é de uso individual, como a autora deixa claro. Não “são comuns a todos de uma comunidade”, no caso a de todas as crianças;

    - Em “b” não é uma variante linguística regional. Para tanto, nem se sabe qual é a região da criança, não a particulariza;

    - Em “c” não há uma caracterização de uma classe social, não se sabe qual é a classe social da criança pelo o que ela fala, pelo menos não necessariamente;

    - Em “d”, há sim uma “sequência de palavras que diferem dos vocábulos originais de uma Língua.”, o problema está no advérbio totalizante “completamente”, o qual generaliza e nega a questão;

    - Em “e”, gabarito, “variedades próprias” - as da criança “que demonstram uma característica de um grupo de pessoas.”, no caso de crianças. Parecida com a “d”, mas sem elementos que generalizem.

  • Achei essa questão tão difícil. Fiquei entre E e D mas errei rsrsrs

  • Meo velho, que isso

  • A questão é sobre interpretação textual e traz alguns conceitos sobre variação linguística. Queremos encontrar a resposta correta com base no texto.

    a) conjunto de palavras que são comuns a todos de uma comunidade.

    Incorreta. Não está se referindo a comunidade e sim a linguagem específica das crianças que por vezes é confuso.

    b) variante linguística que caracteriza as pessoas residentes em uma região específica.

    Incorreta. A palavra está inserida na linguagem das crianças e não região, tanto que nem é citada o lugar em que a criança vive. O conceito trazido foi da variante linguística variante regional que é quando reconhece a linguagem das pessoas pelo local onde ela mora, tipo um mineiro que fala uai, um carioca que fala valeu...

    c) compilado de vocábulos que caracteriza uma classe social.

    Incorreta. A palavra se refere somente às crianças e não uma classe social inteira. O conceito trazido pela alternativa é de jargão que é um conjunto de palavras entendido por um determinado grupo social. Podemos citar os surfistas que têm palavras usadas somente por eles.

    d) sequência de palavras que diferem completamente dos vocábulos originais de uma Língua.

    Incorreta. Não difere totalmente de um vocábulo original, contudo entende-se que de fato difere parte dos vocábulos originais, mas sem esse exagero trazido pela alternativa

    "O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu" chamo de “pãe”.

    e) variedades próprias de palavras que demonstram uma característica de um grupo de pessoas.

    Correta. No texto traz expressamente esse conceito. Vejam:"As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto."

    GABARITO E

  • xinga e fala gíria, gíria não dialeto.....

  • Gabarito: Você que lute para descobrir o que o examinador quer na verdade..

  • Só corrigindo respeitosamente o comentário do Diego.

    A questão é sobre interpretação textual e traz alguns conceitos sobre variação linguística. Queremos encontrar a resposta correta com base no texto.

    a) conjunto de palavras que são comuns a todos de uma comunidade.

    Incorreta. Não está se referindo a comunidade e sim a linguagem específica das crianças que por vezes é confuso.

    b) variante linguística que caracteriza as pessoas residentes em uma região específica.

    Incorreta. A palavra está inserida na linguagem das crianças e não região, tanto que nem é citada o lugar em que a criança vive. O conceito trazido foi da variante linguística variante regional que é quando reconhece a linguagem das pessoas pelo local onde ela mora, tipo um mineiro que fala uai, um carioca que fala valeu...

    c) compilado de vocábulos que caracteriza uma classe social.

    Incorreta. A palavra se refere somente às crianças e não uma classe social inteira. O conceito trazido pela alternativa é de jargão que é um conjunto de palavras entendido por um determinado grupo social. Podemos citar os surfistas que têm palavras usadas somente por eles.

    d) sequência de palavras que diferem completamente dos vocábulos originais de uma Língua.

    Incorreta. Não difere totalmente de um vocábulo original, contudo entende-se que de fato difere parte dos vocábulos originais, mas sem esse exagero trazido pela alternativa

    "O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu" chamo de “pãe”.

    e) variedades próprias de palavras que demonstram uma característica de um grupo de pessoas.

    CORRETA. No texto traz expressamente esse conceito. Vejam:"As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto."

    GABARITO E

  • Gabarito E

    Dialeto é a linguagem peculiar de alguma região, a variação regional de determinada língua. Devido a alguns fatos históricos e ao vasto território do nosso país, o português brasileiro possui diversas diferenças dialetais, inclusive no léxico, porém, surpreendentemente mantém uma norma unificada proporcionando a manutenção de uma mesma língua em todo o país.

    Vejamos algumas outras variedades do português brasileiro:

    Dialeto nortista (amazofonia): falado pelos habitantes da região norte do país, ou seja, pela região amazônica, abrangendo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e parte do Pará.

    Dialeto sertanejo: falado nas regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Minas Gerais.

    Dialeto Sulista: falado na região sul do país, abrangendo principalmente os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Alguns estudiosos incluem também alguns estados do sudeste e centro oeste.

    Fonte - https://www.infoescola.com/linguistica/dialetos-brasileiros/

  • Não sabia o que a banca realmente queria, fui pela lógica do que diz o texto sobre a característica da fala da Criança

  • Essa banca é fogo viu!

  • Essa banca é fogo viu!

  • Essa banca é fogo viu!

  • Essa banca é fogo viu!

  • Por mais absurdo que pareça, da pra aceitar este gabarito, pois é citado um grupo, o grupo das crianças que ainda não aprenderam a falar.

    Gab E

    variedades próprias de palavras que demonstram uma característica de um grupo de pessoas.

  • a letra " A " faz referência ao socioleto?