SóProvas


ID
3470557
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ENTENDENDO DIALETOS


Clara Braga


         Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias.
         As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.
         O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”.
        “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo.
          Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom.
        Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos.          A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte!
         Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. 
         Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. 


Disponível em:
<http://www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.

A conjunção destacada em: “Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram.” indica que a oração seguinte apresenta

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram.?

    ? Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa (expressa valor semântico de adversidade, contraposição, ressalva, contradição, oposição a algo apresentado anteriormente), outras conjunções com essa mesma classificação: não obstante, mas, só que, contudo, senão (=mas sim), todavia, entretanto, no entanto, ainda assim.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  •  GABARITO: A

    Conjunção coordenativa adversativa

  • A

    A conjunção “porém” é adversativa, liga ideia de oposição, contraste, quebra de expectativa; como foi o caso da frase anterior. A mãe já se preparava para armar uma desculpa pela frase do filho e se surpreendeu que a senhora não entendeu o que o filho dissera

  • Alternativa correta letra "A"

    a) algo contrário ao esperado para a situação.

    conjunções COORDENATIVAS de adversidade (contraste / oposição): mas, contudo, entretanto, todavia, PORÉM, no entanto, não obstante...

    b) uma explicação para o que aconteceu anteriormente.

    conjunções COORDENATIVAS de explicação: que, porque, pois (anteposto ao verbo), porquanto...

    c) uma conclusão para o fato expresso anteriormente.

    conjunções COORDENATIVAS de conclusão: portanto, logo, então, por isso, pois (posposto ao verbo), por conseguinte, assim, dessa forma, desse modo...

    d) uma comparação em relação à frase anterior.

    conjunções SUBORDINATIVAS de comparação: como, igual a , tanto quanto, mais... que, tal que..

    e) a condição que potencializou o fato anterior.

    conjunções SUBORDINATIVAS de condição: se, caso, desde que, somente se, apenas se, a menos que ...

    Fonte: Livro Português Descomplicado, Flávia Rita, página 107.

  • Pra quem não gosta de decorar conjunção, pensem o seguinte: a princípio, a narradora pensou q a senhora havia entendi corretamente o q o menino falou. Mas o q aconteceu não foi isso. Percebeu o sentido? Ia acontecer uma coisa mas aconteceu outra. Há um sentido de contrariedade

    Espero ter ajudado

  • A questão aborda o tema semântica das conjunções empregadas nas orações e queremos descobrir qual sentido que transmite o conectivo em destaque.

     “Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram.”

    O segundo período é inciado com uma conjunção coordenativa de adversidade para indicar algo oposto ao que se espera. Reparem que a pessoa ser salva pelos santos... está indo ao sentido oposto do que enuncia o primeiro período, pois no primeiro período indica uma situação que a pessoa não está se sentido bem com o que se passa.

    a) algo contrário ao esperado para a situação.

    Correta. Após o que foi explicado acima podemos confirma que indica algo inesperado.

    b) uma explicação para o que aconteceu anteriormente.

    Incorreta. São usadas as conjunções explicativas para indicar esse sentido e são elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto...

    c) uma conclusão para o fato expresso anteriormente.

    Incorreta. São usadas as conjunções conclusivas para indicar esse sentido e são elas: logo, pois (depois do

    verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    d) uma comparação em relação à frase anterior.

    Incorreta. São usadas as conjunções comparativas para indicar esse sentido e são elas: como, assim como,

    tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais).

    e) a condição que potencializou o fato anterior.

    Incorreta. São usadas as conjunções condicionais para indicar uma condicionalidade e são elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que...

    GABARITO A

  • GABARITO: A

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

  • Repetindo a resposta do Arthur

    GABARITO: LETRA A

    → “Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram.”

    → Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa (expressa valor semântico de adversidade, contraposição, ressalva, contradição, oposição a algo apresentado anteriormente), outras conjunções com essa mesma classificação: não obstante, mas, só que, contudo, senão (=mas sim), todavia, entretanto, no entanto, ainda assim.

  • Gabarito Letra A

    As conjunções coordenativas ligam duas orações independentes (coordenadas) ou dois termos que exercem a mesma função sintática dentro da oração

    Elas são: ADITIVA; ADVERSATIVA; ALTERNATIVA OU DISJUNTIVAS; CONCLUSIVAS;EXPLICATIVAS.

    NO CASO DA QUESTÃO TEMOS UMA CONJUNÇÃO ADVERSATIVA.

    --------------------------------

    Orações coordenadas adversativas: O sentido adversativo é aquele que indica uma oposição em relação ao que foi dito anteriormente, podendo caracterizar, portanto, uma ideia de contraste.

    PRINCIPAIS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS.

     -- >Mas. /porém. / contudo. / todavia. /entretanto. /no entanto. /entanto. / não obstante. /apesar disso. / Ainda assim. / em todo caso. /mesmo assim. /de outra sorte. /ao passo que.

  • pô, meu truta.. Não pode dar bobeira aqui...

    A conjunção destacada expressa sentido adversativo.

    São também adversativas: Mas, porém , contudo, entretanto, todavia ...

  • A) algo contrário ao esperado para a situação. = quebra de expectativa, ideia de oposição, logo, Conjunção Adversativa.

  • Gabarito A - algo contrário ao esperado para a situação.

    Temos uma conjunção coordenativa de adversidade: PORÉM

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. 

    São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • CONJUNÇÃO ADVERSATIVA

    ASSERTATIVA: A

  • Eita, se fosse a fgv aí era osso. Lembrando que neste caso não caberia o " mas " por causa da vírgula após.

  • ALÔ AOCP O BURRACHA TÁ CHEGANDO.

    CONJ. ADVERSATIVA ( ENTRETANTO,TODAVIA,MAS,NO ENTANTO)

  • Conjuções adversativas : mas,porem,entretanto,contudo, todavia

  • Conectivos adversativos; mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e, não obstante, só que, ainda assim. (tabela de conjunções Elias Santana)