SóProvas


ID
34708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os processos de passagem de documentos do arquivo corrente para o intermediário e deste para o permanente são denominados, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • ARQUIVO NACIONAL
    CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS

    RESOLUÇÃO Nº 2, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995

    Art. 1 - Os acervos documentais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, pelos órgãos e entidades do Poder Público, deverão estar organizados, avaliados, higienizados, acondicionados e acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação e controle.
    § 1 - Considera-se transferência a passagem de documentos de um arquivo corrente para o arquivo intermediário, onde aguardarão sua destinação final: eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    § 2º - Considera-se recolhimento a entrada de documentos para guarda permanente em instituições arquivísticas públicas.

    Art. 2º - O instrumento descritivo mencionado no Art. 1º
    deverá conter os seguintes dados: órgão de procedência
    (responsável pela transferência ou recolhimento); órgão de proveniência (responsável pela produção e acumulação do acervo); tipo e número das embalagens utilizadas no transporte (containers, caixas, pacotes); tipo e número das unidades de acondicionamento; descrição do conteúdo, indicando, entre outras informações, o gênero dos documentos (textual, iconográfico, audiovisual, cartográfico, informático); e datas-limite dos documentos.
    Parágrafo único - O instrumento descritivo deverá conter data e assinatura do responsável pelo órgão que procede a transferência ou o recolhimento.

    Art. 3º - As instituições arquivísticas públicas deverão baixar instruções normativas sobre a matéria, no seu âmbito de atuação.


    Deus Nos Abençoe!!!
  • *Quando um documento passa do arquivo corrente para o intermediário, dizemos que houve uma TRANSFERÊNCIA de documentos.
    *Quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um RECOLHIMENTO.
  • O Documento também pode passar do arquivo corrente para o permanente ( não há arquivo intermediário )no casa de transferência periódica em 1 etapa( recolhimento )
  • Passagem de documentos do arquivo Corrente para o Intermediário = TRANSFERENCIA.Passagem de documentos do arquivo Intermediário para o Permanente = RECOLHIMENTO.
  •    Pra lembrar...

    • FASE CORRENTE transferência > FASE INTERMEDIÁRIA
    • FASES CORRENTE OU INTERMEDIÁRIA recolhimento  FASE PERMANENTE

    :)

     

     

  • Transferência para aquele e recolhimento para esté
  • Gabarito: D

     

    Transferência e recolhimento
    • quando um documento passa do arquivo corrente para o interme​diário, dizemos que houve uma transferência de documentos;
    • quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • DETALHE MUITO COBRADO!

    Transferência: Quando o documento passa do arquivo corrente para o arquivo intermediário.

    Recolhimento: Quando o documento passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.

     

    Obs: Um documento pode passar direto do arquivo corrente para o arquivo permanente, também chamado de Recolhimento.