SóProvas


ID
3471991
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“É coisa preciosa a saúde, e a única, em verdade, que merece que, em sua procura empreguemos não apenas o tempo, o suor, a pena, os bens, mas até a própria vida; tanto mais que sem ela a vida acaba por tornar-se penosa e injusta.”


Cada um dos termos destacados desse pensamento tem seu equivalente semântico indicado.

Assinale a correspondência incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → “É coisa preciosa a saúde, e a única, em verdade, que merece que, em sua procura empreguemos não apenas o tempo, o suor, a pena, os bens, mas até a própria vida; tanto mais que sem ela a vida acaba por tornar-se penosa e injusta.”

    De acordo com a frase acima, a saúde é a única coisa na nossa vida em busca da qual vale a pena empregar nosso tempo (nossas ocupações diárias/o tempo representa as horas gastas com as nossas atividades diárias), nosso suor (nosso trabalho/o suor representa o trabalho braçal, não intelectual), nossa pena (nossas atividades de ordem intelectual/a pena representa o trabalho não braçal, o trabalho escrito, intelectual), nossos bens (nosso dinheiro/os bens representam tudo o que podemos comprar com o dinheiro) e a própria vida (a própria existência, e não o suicídio/a vida representa a nossa existência). 

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Também balancei em relação à 'B' (a pena), mas 'a própria vida', certamente, é que menos se encaixa na lógica da frase, pois, se a luta é pela vida, pela própria vida, o suicídio não faz sentido.

  • O trecho sublinhado "até a própria vida" simboliza o sacrifício que se deve promover, se preciso, para salvar a vida. Em palavras alternativas, sacrificá-la em prol dela mesma. Não há apontamento para suicídio.

    Letra E

  • esse texto parece ser interessante
  • sacrificar a vida em prol da saúde: exemplo: deixar de ir á festa para ir á uma academia e nao cometer suícidio

  • Entre a B / E marquei a mais esquisita...

    Gabarito E, creio que vida e suicídio são bem opostos entre si .

  • Essa questão tem que extrapolar um pouco, assim como em todas as da FGV, analise o que está escrito na frase:

    “É coisa preciosa a saúde, e a única, em verdade, que merece que, em sua procura empreguemos não apenas o tempo, o suora penaos bens, mas até a própria vida; tanto mais que sem ela a vida acaba por tornar-se penosa e injusta.”

    Esse pequeno trecho está dizendo que a saúde é uma coisa preciosa e em síntese que se deve sacrificar muita coisa por ela, que deve se lutar sempre pela vida e o suicídio vai contra essa luta, na realidade isso seria desistir de viver, de se esforçar e de continuar a existir.

    Gabarito letra E de esforço para mudar de vida.

  • ufaa!!! Acertei uma da FGV vou comprar uma bola de Cristal antes de começar a resolver as próximas.
  • sem vida nao há saúde e sem saúde nao há vida, entao GASTAR a própria vida em busca dela é favoravel, sentido de gastar e não morrer por ela, até pq morrer foge a lógica né, vc morrer pra ter saúde depois de morto é algo bem estranho
  • Sem vida você não conserva a saúde

  • NÃO TENHO MUITO TEMPO ESTUDANDO, POREM AS QUESTOES DESSA BANCA PARECE QUE, SEI LA, NÃO TEM NADA HAVER, SEI QUE CONCURSO É DIFICIL, POREM ESSA BANCA...,ENFIN, DEUS ABENÇÕE A TODOS.

  • Se a FGV coloca um gabarito diferente eu juro que jogava a tolha e desistia!

  • "Deus tenha misericórdia deste país" Eduardo Cunha

  • Acho que na (B) a pena se refere a caneta da época e por isso ele relacionou a produção intelectual