-
GABARITO: LETRA D
“De todos os presentes da natureza para a raça humana, qual é mais doce para o homem do que a criança?”
✓ Na letra "d" o sentido é alterado: “Para a raça humana, de todos os presentes da natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?” (=na frase original os presentes são direcionados para a raça humana, nessa frase não é esse direcionamento, e a pergunta está sendo feita direcionada à raça humana, o que não ocorre originalmente).
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Diferença muito sútil, pois em todas as frases "o presente da natureza" é direcionado para a raça humana, enquanto que na alternativa D, "o presente da natureza" é direcionado para o homem.
-
Como dizia o professor Alexander Soares: "Tem de tá conectado com jesus para acertar uma dessa".
-
GABARITO: D
A frase "de todos os presentes da natureza para a raça humana... ou seja, dados pela natureza à raça humana
já a letra 'd' "para a raça humana... ou seja, no ver, no pensar, na visão da raça humana. Vejamos que modifica totalmente o sentido da frase original.
-
A D modificou o sentido ao adicionar um dativo de opinião.
-
No original o sentido é de que o presente é para a raça humana-“De todos os presentes da natureza para a raça humana, qual é mais doce para o homem do que a criança?”
No segundo ele pede a opinião da raça humanda-“Para a raça humana, de todos os presentes da natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?” Ou seja. “Na opinião da raça humana, de todos os presentes da natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?”
-
Gabarito''D''.
O termo 2 continuou intacto. Entretanto, houve uma inversão na ordem dentro do termo 1, o que provocou uma significativa alteração de sentido: antes, tínhamos a ideia de que a natureza fornecia presentes para a raça humana; agora, temos a ideia de opinião da raça humana (a qual não mais recebe presentes). Observe:
Original: "De todos os presentes da natureza para a raça humana, qual é mais doce para o homem do que a criança?"
Reescrita: "Para a raça humana, de todos os presentes da natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?"
No texto original, a preposição "para" introduzia um valor semântico de destino/proveito, enquanto que na reescritura assumiu o valor de opinião.
Logo, como houve alteração de sentido, devemos marcar essa alternativa.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
É PANCADA essa FGV!!!
-
Item D correto.
Fiquei em dúvida entre os itens D e E.
Como eu achava que era o item E, fui direto no D.
Não erro mais questões dessa banca.
Separa as duas menos prováveis e escolha uma. Marque a outra.
-
na alternativa c), não deveria ser DENTRE todos os presentes ?? por ser a criança um presente num universo de vários outros presentes
-
Essa banca Não é pancada demais.Questão de esquizofrênico do krlh kkkkkk
-
Interpretei assim: não são todos os presentes da natureza, são todos os presentes dados para a raça humana. Ou seja, vi uma generalização na oração.
-
Para a raça humana, de todos os presentes da natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?
Modificou, porque inseriu, através da mudança, uma oração conformativa.
Segundo a raça humana... De acordo com a raça humana... Conforme a raça humana etc...
-
Fui um desastre nessa prova, mas vamos lá, sem desanimar.
-
Passei 15 minutos nessa questão e ainda errei..kkkk
-
Os presentes são para a raça humana e o mais doce deles é para o homem.
-
Só rezando para a Santa Rita das causas impossíveis.
-
Demorei, mas acertei! Letra D
-
Comentário do TEC Concursos:
Data do comentário: 23/10/2020
GABARITO: LETRA D.
Frase original:
“De todos os presentes da natureza para a raça humana, qual é mais doce para o homem do que a criança?”
No trecho acima, os presentes referidos são os da natureza para a raça humana (aqueles dados pela natureza à raça humana). Essa vinculação entre "presentes da natureza" e "para a raça humana" aparece em todas as alternativas, exceto na letra D:
(LETRA A) - presentes da natureza para a raça humana;
(LETRA B) - presentes da natureza para a raça humana;
(LETRA C) - presentes da natureza para a raça humana;
(LETRA E) - presentes para a raça humana, dados pela natureza.
Na LETRA D, a expressão "de todos os presentes da natureza", intercalada no meio da oração "Para a raça humana, qual é mais doce para o homem do que a criança?”, não indica que os presentes referidos são os da natureza para a raça humana. Nesse caso, a anteposição da expressão "Para a raça humana" fez com que ela ficasse sintaticamente desvinculada de "os presentes da natureza". Portanto, essa é a reescrita que modifica o sentido original do texto em questão.
LETRA "A"-ERRADA. “Qual é mais doce para o homem do que a criança, de todos os presentes da natureza para a raça humana?”
LETRA "B"-ERRADA. “Qual é mais doce para o homem, de todos os presentes da natureza para a raça humana, do que a criança?”
LETRA "C"-ERRADA. “Qual é mais doce para o homem do que a criança, entre todos os presentes da natureza para a raça humana?”
LETRA "D"-CORRETA. “Para a raça humana, de todos os presentes da natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?”
LETRA "E"-ERRADA. “De todos os presentes para a raça humana, dados pela natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?”
Comentário do Prof. José Maria (minuto 23:45): https://www.youtube.com/watch?v=N5rP7xGrMTo
-
Na alternativa "D" tive o entendimento de que não há um restrição de todos os presentes da natureza para a raça humana. Desta forma, sendo distinta da original apresentada.
-
Esta é uma questão de interpretação textual e reescritura. A frase no enunciado apresenta a ideia de que a criança é de todos os presentes da natureza para raça humana o mais doce. Vejamos qual alternativa não veicula essa mesma ideia:
A) “Qual é mais doce para o homem do que a criança, de todos os presentes da natureza para a raça humana?"
Incorreto. A alternativa apresenta uma ideia similar à veiculada no enunciado. Como há manutenção do significado, essa alternativa pode ser descartada.
B) “Qual é mais doce para o homem, de todos os presentes da natureza para a raça humana, do que a criança?"
Incorreto. Com relação à frase anterior, vemos que houve apenas uma inversão em um dos elementos (do que a criança) na oração. Como essa modificação não alterou semanticamente a oração, essa assertiva também pode ser descartada.
C) “Qual é mais doce para o homem do que a criança, entre todos os presentes da natureza para a raça humana?"
Incorreto. A diferença em relação às frases anteriores consiste na modificação de “de todos" para “entre todos" nessa alternativa. Essa substituição por si só não é capaz de provocar mudança de sentido. Logo, é possível excluir a alternativa C.
D) “Para a raça humana, de todos os presentes da natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?"
Correto. Na frase original, a pergunta é aberta a qualquer interlocutor e o “para" em “para a raça humana" é uma preposição com sentido de especificidade. Em contrapartida, nessa assertiva, o “para" é mobilizado como indicador de destinatário, direcionando a pergunta a um grupo específico de pessoas. Como há uma modificação do sentido original, essa alternativa é a resposta.
E) “De todos os presentes para a raça humana, dados pela natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?"
Incorreto. Há manutenção do sentido original nessa alternativa, já que a inclusão de “dados pela natureza" mantém forte vínculo com a frase original e, além disso, o restante da frase permaneceu semelhante.
Gabarito da Professora: Letra D