SóProvas


ID
347344
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Serviço Social ou trabalho social no contexto latino-americano, analise as assertivas:

I. O Serviço Social latino-americano foi implantado a partir da década de 1960, paradoxalmente, a partir da concepção de desenvolvimento social alicerçada na autocracia burguesa que vigorou nesse mesmo período.

II. A implantação do Serviço Social latino-americano começou com a criação de Escolas de Serviço Social, segundo o modelo europeu, organizadas em torno do binômio trabalho e saúde da mão-de-obra.

III. O “desenvolvimento de comunidade” começou a se estruturar na América Latina na década de 1950, com uma visão dualista da sociedade, tendo a modernização, a industrialização, a administração do bem-estar e a planificação, como soluções ao subdesenvolvimento.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • No tocante a assertiva I, a mesma está incorreta pois o Serviço Social emerge no Brasil, por exemplo, já na década de 1930 no contexto de urbano-industrialização do país e do nascimento da classe operária sendo, portanto, uma profissão extremamente necessária e funcional ao Estado e a burguesia para controlar e disciplinar a classe trabalhadora. Com relação a assertiva II, esta é verdadeira visto que, inicialmente, o Serviço Social latino-americano e brasileiro foi influenciado pelo Serviço Social europeu, o qual estava diretamente relacionado à área da saúde e trabalho. Temas esses que influenciaram os currículos dos cursos oferecidos nas Escolas de Serviço Social da América Latina. No que se refere a assertiva III, ela está correta visto que o Desenvolvimento de Comunidade teve expressão na região latino-americana nos anos de 1950, oriunda do Serviço Social norte-americano no qual eram realizadas abordagens individuais e grupais buscando fortalecer e desenvolver a comunidade. Realizava também práticas voltadas para o ajustamento social, busca do bem-estar e da harmonização possuindo como objetivo a superação do subdesenvolvimento.


    RESPOSTA: C
  • vi que a maioria das pessoas erraram essa questão e ela está bem simples de resolver. Eu não sou expert em falar sobre o serviço social na América Latina, mas concurseiro tem que pegar a "manha" na hora de respoder as questões de prova, por exemplo: a afirmativa   "I. O Serviço Social latino-americano foi implantado a partir da década de 1960, paradoxalmente, a partir da concepção de desenvolvimento social alicerçada na autocracia burguesa que vigorou nesse mesmo período." A gente já descarta pq no Brasil o seso se institucionaliza na década de 30 (que faz parte da américa latina). Em 60 já tem-se o movimneto de reconceituação. (só com essa informação já consigo elimimnar 3 alternativas).


  • I. O Serviço Social latino-americano foi implantado a partir da década de 1960, paradoxalmente, a partir da concepção de desenvolvimento social alicerçada na autocracia burguesa que vigorou nesse mesmo período.

    Errada. Pois a implantação latino americano começa desde a década de 30 quando se vai buscar embasamento e cria-se a primeira escola de Serviço |Social. 

    II. A implantação do Serviço Social latino-americano começou com a criação de Escolas de Serviço Social, segundo o modelo europeu, organizadas em torno do binômio trabalho e saúde da mão-de-obra. 

    III. O “desenvolvimento de comunidade” começou a se estruturar na América Latina na década de 1950, com uma visão dualista da sociedade, tendo a modernização, a industrialização, a administração do bem-estar e a planificação, como soluções ao subdesenvolvimento. 
     

  • O Serviço Social emerge no Brasil na década de 1930 no contexto de urbano-industrialização do país e do nascimento da classe operária sendo, portanto, uma profissão extremamente necessária e funcional ao Estado e a burguesia para controlar e disciplinar a classe trabalhadora.

    II - o Serviço Social latino-americano e brasileiro foi influenciado pelo Serviço Social europeu, o qual estava diretamente relacionado à área da saúde e trabalho. Temas esses que influenciaram os currículos dos cursos oferecidos nas Escolas de Serviço Social da América Latina. 

    III - o Desenvolvimento de Comunidade teve expressão na região latino-americana nos anos de 1950, oriunda do Serviço Social norte-americano no qual eram realizadas abordagens individuais e grupais buscando fortalecer e desenvolver a comunidade. Realizava também práticas voltadas para o ajustamento social, busca do bem-estar e da harmonização possuindo como objetivo a superação do subdesenvolvimento.