SóProvas


ID
3473545
Banca
VUNESP
Órgão
SeMAE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Assinale a alternativa correta e nos termos da Lei Federal n° 11.445/07 (Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico).

Alternativas
Comentários
  • E)

    Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico. (Art. 4° da Lei de Diretrizes Nacional de Saneamento Básico)

    Os recursos hídricos são esgotáveis e vulneráveis.

  • A) Art. 12. Nos serviços públicos de saneamento básico em que mais de um prestador execute atividade interdependente com outra, a relação entre elas deverá ser regulada por contrato e haverá entidade única encarregada das funções de regulação e de fiscalização.

    B) Art. 37. Os reajustes de tarifas de serviços públicos de saneamento básico serão realizados observando-se o intervalo mínimo de 12 (doze) meses, de acordo com as normas legais, regulamentares e contratuais.

    C) Art. 4 Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.

    Parágrafo único. A utilização de recursos hídricos na prestação de serviços públicos de saneamento básico, inclusive para disposição ou diluição de esgotos e outros resíduos líquidos, é sujeita a outorga de direito de uso, nos termos da , de seus regulamentos e das legislações estaduais.

    D) Art. 6 O lixo originário de atividades comerciais, industriais e de serviços cuja responsabilidade pelo manejo não seja atribuída ao gerador pode, por decisão do poder público, ser considerado resíduo sólido urbano.

    Muitas vezes o poder público atribui a pessoas que exercem atividade econômica de grande porte a responsabilidade de tratarem seus próprios resíduos sólidos. Quando essa responsabilidade não for atribuída a eles expressamente, então o poder público pode considerar resíduo sólido urbano para, desta forma, entrar no serviço público de saneamento básico.

    E) Art. 4o Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.

    CORRETA. É assim porque os recursos hídricos são bens públicos, que necessitam outorga de direito de uso (parágrafo único desse mesmo art., acima)

  •  recursos hídricos SÃO BENS PÚBLICOS!

  • A Lei nº 11.445/07 foi recentemente alterada pela Lei nº 14.026/2020, contudo, todos os aspectos abordados na questão mantiveram sua redação, então não há prejuízo.

    Analisemos as alternativas.



    A) ERRADO. Ao contrário do que consta, caso mais de um prestador execute atividade interdependente com outra, a relação entre elas deverá ser regulada por contrato.

    Lei n. 11.445, Art. 12 Nos serviços públicos de saneamento básico em que mais de um prestador execute atividade interdependente com outra, a relação entre elas deverá ser regulada por contrato e haverá entidade única encarregada das funções de regulação e de fiscalização.


    B) ERRADO. O intervalo mínimo para realização de reajustes é de 12 (doze) meses - e não 24 (vinte quatro) meses.

    Lei n. 11.445, Art. 37.  Os reajustes de tarifas de serviços públicos de saneamento básico serão realizados observando-se o intervalo mínimo de 12 (doze) meses, de acordo com as normas legais, regulamentares e contratuais.


    C) ERRADO. O parágrafo único do art. 4º da Lei n. 11.455/07 impõe a necessidade de outorga de direito de uso para a utilização de recursos hídricos, na prestação de serviços públicos de saneamento básico.

    Lei n. 11.445, Art. 4º, Parágrafo único.  A utilização de recursos hídricos na prestação de serviços públicos de saneamento básico, inclusive para disposição ou diluição de esgotos e outros resíduos líquidos, é sujeita a outorga de direito de uso, nos termos da Lei no 9.433, de 8 de janeiro de 1997, de seus regulamentos e das legislações estaduais.


    D) ERRADO. A assertiva contraria o disposto no art. 6º da Lei n. 11.445/07, uma vez que o poder público pode decidir considerar o lixo originário de atividades industriais, cuja responsabilidade pelo manejo não seja atribuída ao gerador,como resíduo sólido urbano.

    Lei n. 11.445, Art. 6º O lixo originário de atividades comerciais, industriais e de serviços cuja responsabilidade pelo manejo não seja atribuída ao gerador pode, por decisão do poder público, ser considerado resíduo sólido urbano.


    E) CERTO. Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico, conforme literalidade do art. 4º, caput, da Lei n. 11.445/07.

    Lei n. 11.445, Art. 4º Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.

    Gabarito do Professor
    : E