SóProvas


ID
3474037
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos Procedimentos Contábeis referentes à Receita Orçamentária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIO LETRA E: NÃO impactando o superávit financeiro

    GAB LETRA A

  • MCASP 8ª ed.

    A) CORRETA - 3.6.1. Deduções da Receita Orçamentária

    O critério geral utilizado para registro da receita orçamentária é o do ingresso de disponibilidades. (pág. 55) 

    B) ERRADA - 3.6.1. Deduções da Receita Orçamentária 

    [...]

    A contabilidade utiliza conta redutora de receita orçamentária para evidenciar o fluxo de recursos da receita orçamentária bruta até a líquida, em função de suas operações econômicas e sociais. (pág. 55) 

    C) ERRADA - 3.6.1. Deduções da Receita Orçamentária 

    [...]

    Deve-se ter atenção, ainda, para situações específicas que incorram em diminuição da receita orçamentária, como o caso de retificação de informações ou estornos.

    A retificação consiste em corrigir dados informados erroneamente pelos contribuintes, que geraram registros incorretos na contabilidade do órgão. Exemplo: identificação do contribuinte, tipo de receita etc. A correção desses dados deve ser feita mediante registro de dedução de receita e, após isso, deve-se proceder ao lançamento correto.

    No caso de lançamentos em que ocorram erros de escrituração do ente (não motivados por informações incorretas dos contribuintes), a correção deve ser feita por meio de estorno e novo lançamento correto. (pág. 55) 

    D) ERRADA - 3.6.4.2. Registros das Transferências Intergovernamentais

    As transferências intergovernamentais constitucionais ou legais podem ser contabilizadas pelo ente transferidor como uma despesa ou como dedução de receita, dependendo da forma como foi elaborado o orçamento do ente.[...] (pág. 63) 

    E) ERRADA - 3.6.4.3. Transferências Constitucionais e Legais 

    [...]

    O ente recebedor deve reconhecer um direito a receber (ativo) no momento da arrecadação pelo ente transferidor em contrapartida de variação patrimonial aumentativa, não impactando o superávit financeiro. (pág. 64)