SóProvas


ID
3474232
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO IV


    No início dos anos 80, a humanidade teve que se adequar às novas posturas em nome de um mercado globalizado. Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual. São regras e comportamentos assentados sem plebiscitos ou referendos. [...]

    Deste modo, as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, de encurtamento de distâncias, e de inclusão social […]. No caminho desses trilhos virtuais se estabelecem dependências, e as pessoas, apesar dos inúmeros amigos em suas redes sociais, estão sozinhas ao final de cada acesso e bate-papos. Essas certificam pesarosas, enfim, que as telas de computadores ou de celulares não lhes proporcionam aquilo que apenas outro humano poderia ceder-lhes, a exemplo do calor e afeição.

    No modus vivendi da pressa e do estresse, enquanto marco da nova era, abre-se o leque para temáticas que vão desde os meandros da informática até a implantação de chips em humanos, sem embargo das nuvens que acondicionam informações digitais.

    O diálogo, agora, se esvazia na perspectiva de humanos. Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais, que vicejam superar homens, antes de servi-los, apesar da evidente colisão com o princípio da automação que recomenda que a máquina jamais supere humanos. Constata-se, todavia, que o contrário dessa premissa vai se assentando, na medida em que pais de família, superados por computadores, estão expostos na vala do desemprego. Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas. […]

FILHO, Zilmar Wolney Aires. Fragmentos. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/10633/Rastros-de-uma-nova-era-inteligencias-artificiais-reproducoes-assistidas-vidas-virtuais-chips-na-pele-e-fisica-quantica>. Acesso em: 18 jun. 2019.

Assinale a alternativa que apresenta o vocábulo em que a mudança no acento da palavra altere sua classe gramatical e, consequentemente, sua função textual.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ INÍCIO (=paroxítona terminada em ditongo, é um substantivo).

    ➥ INICIO (=é um verbo, conjugação do verbo "iniciar").

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • nem entendi direito o enunciado da questão.. muito confuso

  • D- Início -- Se retirar o acento vira o verbo iniciar conjugado no presente do indicativo. ( eu inicio)

  • A questão quer saber em qual alternativa tem uma palavra que se fosse retirado o acento ela mudaria de classe gramatical.

    a) Critérios.

    Incorreta. Substantivo e se retirar o acento a palavra deixa de existir, não muda de classe.

    b) Inúmeros.

    Incorreta. Substantivo e se retirar o acento a palavra deixa de existir, não muda de classe.

    c) Diálogos.

    Incorreta. Substantivo e se retirar o acento a palavra deixa de existir, não muda de classe.

    d) Início.

    Correta. Caso retire o acento a palavra que é substantivo muda a classe gramatical para verbo (iniciar).

    e) Família.

    Incorreta. Substantivo e se retirar o acento a palavra deixa de existir, não muda de classe.

    GABARITO: D

  • cololca um artigo/ pronome pra ficar mais fácil.

     

    Eu inicio  (verbo)

    O início (substantivo)

  • A justificativa para INICIO (verbo) e INÍCIO (substantivo) também vale para DIÁLOGO (substantivo) E DIALOGO (verbo). Corrijam-me se eu estiver errado!

  • Chutei essa questão, não entendi o enunciado da questão.

  • Início - subst. = começo

    Inicio - 1ª p.s.ind verbo iniciar

  • Diálogo também seria o caso, ficaria "dialogo", deixaria de ser substantivo passando a ser um verbo.

  • Assinale a alternativa que apresenta o vocábulo em que a mudança no acento da palavra altere sua classe gramatical e, consequentemente, sua função textual. ❌

    Assinale a alternativa que apresenta o vocábulo em que a retirada do acento da palavra altere sua classe gramatical e, consequentemente, sua função textual. ✔

    se dependesse do enunciado teria errado a questão gabarito D

  • Gabarito Letra D. Início é um substantivo e Inicio é a forma verbal do verbo iniciar.

  • GAB: LETRA D.

    Deixaria de ser substantivo e se tornaria verbo.

  • Caso tivesse "Diálogo" seria a mesma regra ?

  • INÍCIO - O Início do jogo (Substantivo)

    INICIO - Eu inicio o jogo (Verbo)

    GABARITO : D

  • Também não entendi o comando da questão. Parabéns para os que responderam e obrigado pois me basie por vocês para entender a resposta

  • O problema é esse enunciado horrível, te leva ao erro quando fala em mudança no acento da palavra. Não se muda o acento da palavra "início" para "inicio". E sim, se retira o acento da palavra início.

  • se tirarmos o acento da palavra DIÁLOGOS, ela não muda de classe, na verdade ele nem existirá. Porém, se fosse DIÁLOGO (singular), aí sim poderia-se tirar o sinal que a palavra existiria. Questão bastante capciosa.
  • a retirada do acento pode mudar o sentido, por exemplo: público/publico - babá/baba

  • Início (com acento) --> indica um substantivo = O início do jogo é agora.

    inicio (sem acento) -----> indica um verbo= Eu inicio o jogo agora.

    Ao meu ver, não há nenhum problema com o enunciado, uma vez que mudança significa, implicitamente, retirada. Mudar algo pode ser realocar como também remover. Mudança é alterar o status quo da coisa.

    Melhorem a interpretação galera!

  • Costumeiramente, esse tipo de questão é para trocar um substantivo por um verbo.