SóProvas


ID
3474244
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO IV


    No início dos anos 80, a humanidade teve que se adequar às novas posturas em nome de um mercado globalizado. Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual. São regras e comportamentos assentados sem plebiscitos ou referendos. [...]

    Deste modo, as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, de encurtamento de distâncias, e de inclusão social […]. No caminho desses trilhos virtuais se estabelecem dependências, e as pessoas, apesar dos inúmeros amigos em suas redes sociais, estão sozinhas ao final de cada acesso e bate-papos. Essas certificam pesarosas, enfim, que as telas de computadores ou de celulares não lhes proporcionam aquilo que apenas outro humano poderia ceder-lhes, a exemplo do calor e afeição.

    No modus vivendi da pressa e do estresse, enquanto marco da nova era, abre-se o leque para temáticas que vão desde os meandros da informática até a implantação de chips em humanos, sem embargo das nuvens que acondicionam informações digitais.

    O diálogo, agora, se esvazia na perspectiva de humanos. Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais, que vicejam superar homens, antes de servi-los, apesar da evidente colisão com o princípio da automação que recomenda que a máquina jamais supere humanos. Constata-se, todavia, que o contrário dessa premissa vai se assentando, na medida em que pais de família, superados por computadores, estão expostos na vala do desemprego. Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas. […]

FILHO, Zilmar Wolney Aires. Fragmentos. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/10633/Rastros-de-uma-nova-era-inteligencias-artificiais-reproducoes-assistidas-vidas-virtuais-chips-na-pele-e-fisica-quantica>. Acesso em: 18 jun. 2019.

No trecho “Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas.”, o verbo “propugna” pode ser substituído, sem alterações de sentido e de construção, por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ “Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas.”

    ➥ O verbo em destaque possui o seguinte significado: defender; usar de esforços em prol, em defesa, a favor de: propugnava suas convicções; propugnou pela solução da pobreza, lutar por algo.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO: LETRA C

    Significado de Propugna:

    Propugna vem do verbo propugnar. O mesmo que: defende, sustenta, luta, advoga.

    Defender; usar de esforços em prol, em defesa, a favor de: propugnava suas convicções; propugnou pela solução da pobreza.

    Etimologia (origem da palavra propugnar). Do latim propugnare.

    FONTE: https://www.dicio.com.br/propugna/

  • São correspondentes: propugnar por e lutar por, por isso a resposta é C.

  • GABARITO: C

    Propugna é sinônimo de: defende, sustenta, luta, advoga.

  • letra c

    Propugnar

    verbo transitivo direto e transitivo indireto

    Defender; usar de esforços em prol, em defesa, a favor de: propugnava suas convicções; propugnou pela solução da pobreza.Etimologia (origem da palavra propugnar). Do latim propugnare.

    Sinônimo Propugnar é sinônimo de: defender, sustentar, lutar e advogar.

    Antônimo Propugnar é o contrário de: recusar, rejitar, reprovar, censurar, afrontar, contrariar, opor e contrariar

  • Gab.: C

    Atenção para o enunciado: "o verbo “propugna” pode ser substituído, sem alterações de sentido e de construção,". A única palavra que mantém o sentido e a construção é "luta". Vejamos:

    a) numa época que tanto se propõe por ações inclusivas. ERRADO

    b) numa época que tanto se discute por ações inclusivas .ERRADO

    c) numa época que tanto se luta por ações inclusivas. CERTO

    d) numa época que tanto se contradiz por ações inclusivas. ERRADO

    e) numa época que tanto se preocupa por ações inclusivas. ERRADO

  • Vamos primeiramente observar a transitividade do verbo. Por ai já consegue matar a questão.

    a) numa época que tanto se propõe (se propõe A algo...) por ações inclusivasERRADO

    b) numa época que tanto se discute (se discute sobre algo ...)por ações inclusivas .ERRADO

    c) numa época que tanto se luta (se luta POR algo ...) por ações inclusivasCERTO

    d) numa época que tanto se contradiz (se contradiz A algo ...) por ações inclusivasERRADO

    e) numa época que tanto se preocupa (se preocupa COM algo ...)por ações inclusivasERRADO