Questão sobre o cenário econômico recente do Brasil, tema de Economia Brasileira.
Vamos verificar as alternativas:
A) ERRADA. Houve, na verdade, retração do crédito em 2017 de 0,6%, aprofundando ainda mais a queda do ano anterior - 2016 - de 3,5%. Ademais, essa afirmação não tem nenhuma relação com o fenômeno do enunciado.
B) CERTA. Exatamente, a taxa de desemprego no país fechou 2017 na cifra assustadora de 12,7%, atingindo um recorde inclusive. Esse foi um elemento central, de fato, para que quase um milhão de brasileiros caíssem das classes A e B.
C) ERRADA. Embora tenha ocorrido crescimento econômico em 2017, ao contrário dos dois anos anteriores, foi uma taxa pífia de apenas 1% que sequer chegou perto de compensar a retração de 2015 e 2016. Ademais, crescimento econômico não geraria o fenômeno do enunciado, muito pelo contrário.
D) ERRADA. Independente do que ocorreu com o número de brasileiros na Classe D, qual a relação disso com a queda das classes A e B? Uma queda em A e B poderia resultar em aumento da D ou uma redução da D em aumento da A e B. Por simples lógica, elimina-se essa alternativa.
E) ERRADA. Outra alternativa que não tem muita consistência interna. Ascensão de famílias para a Classe C significa que vieram das classes D e E, o que isso se relaciona com a queda de A e B? Uma queda de A e B poderia resultar em aumento da Classe C, mas isso não seria "ascensão". Mais uma vez, não faz sentido e não é preciso sequer ter conhecimento do que ocorreu com a composição das classes.
Gabarito do Professor: Letra B.