SóProvas


ID
3476410
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a concordância entre as palavras está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     a) Muitas sociedades costuma incentivar a ilusão das alegrias associada a bens materiais → sujeito simples com núcleo no plural (sociedades). O correto é flexionar o verbo no plural (costumam).
     b) Elas próprias reconheceram que estavam equivocadas quanto às regras da empresa → correto. 
     c) As culturas autoritárias geralmente censura as atividades artísticas que traz reflexões sobre a liberdade → sujeito simples com núcleo no plural (culturas). O correto é flexionar o verbo no plural (censuram). O pronome relativo retoma "as atividades artísticas", o correto é flexionar o verbo para concordar com esse termo (trazem).
     d) Normas e regras da sociedade serve para orientar a conduta das pessoas em sociedade → sujeito composto (formado por dois núcleos). O correto é flexionar o verbo no plural (servem).
     e) As ilusões de felicidade absoluta leva as pessoas a um comportamento desequilibrados e deprimentes → sujeito simples com núcleo no plural (ilusões). O correto é flexionar o verbo no plural (levam). O correto também é "desequilibrado" e "deprimente" (concordando com o substantivo no singular "comportamento".

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

    Elas próprias reconheceram que estavam equivocadas quanto às regras da empresa.

  • a)ERRADO. Muitas sociedades costumaM incentivar a ilusão das alegrias associada a bens materiais. (O verbo deve concordar com o sujeito simples no plural)

    b)GABARITO. Elas próprias reconheceram que estavam equivocadas quanto às regras da empresa.

    ◘ obs. Caso encontre em outras questões (Elas MESMAS), saiba que também está correto.

    c)ERRADO. As culturas autoritárias geralmente censuraM as atividades artísticas que traz reflexões sobre a liberdade. (O verbo deve concordar com o sujeito simples no plural)

    d)ERRADO. Normas e regras da sociedade serveM para orientar a conduta das pessoas em sociedade. (o verbo deve concordar com o sujeito composto)

    e)ERRADO. As ilusões de felicidade absoluta levaM as pessoas a um comportamento desequilibrados e deprimentes.(O verbo deve concordar com o sujeito simples no plural)

  • Sempre que o conteúdo da questão for concordância, você precisará saber que:  

    1)     pela regra geral, a concordância verbal é a relação de número entre o sujeito de uma oração e o seu verbo. Isso significa que, se o verbo de um enunciado estiver no plural, o seu sujeito também deverá assim se flexionar. Caso contrário, ambos devem ficar no singular.

    Então, para resolver uma questão de concordância verbal, você deverá identificar o sujeito (para isso, faça ao verbo a pergunta “que" ou “quem"?) .      


    2) Já a concordância nominal é a correspondência de gênero e número entre substantivos ou nomes substantivados e seus acompanhantes: adjetivos, pronomes, artigos e numerais. Para verificar se a concordância nominal está correta, basta localizar os substantivos da oração e identificar se estes estão flexionados em gênero e número e em correspondência com os seus determinantes.


     De posse dessas informações, analisemos as opções:

    A)    Muitas sociedades costuma incentivar a ilusão das alegrias associada a bens materiais.

    ERRADA.

    Fazendo a pergunta para identificação do sujeito “que ou quem costuma incentivar a ilusão?", obteremos imediatamente como resposta “muitas sociedades". Ora, se o sujeito está no plural, atendendo à regra geral de concordância verbal, o verbo também deveria estar (costumam incentivar). Corrigindo: Muitas sociedades costumam incentivar a ilusão das alegrias associada a bens materiais. Note, ainda, que “associada", no feminino singular, concorda com o substantivo “ilusão", núcleo da expressão “ilusão das alegrias". Embora não haja problemas quanto a esse caso de concordância nominal, a opção falha ao apresentar falta de correspondência entre sujeito (plural) e verbo (singular).


    B) Elas próprias reconheceram que estavam equivocadas quanto às regras da empresa.

    CORRETA.

    Um caso clássico de concordância nominal é o uso da palavra “próprio". Caso esta possa ser substituída por “mesmo" e se flexionar (indo ao feminino e/ ou ao plural), será considerada um pronome demonstrativo e, como os pronomes em geral, concordará com o substantivo ou pronome substantivo referente. Então, se o pronome “Elas" (que substitui um substantivo próprio, por isso “pronome substantivo") está no feminino plural, e “próprio" o reforça, acompanhando essas flexões, será um pronome demonstrativo, logo concordará com “Elas".


    C) As culturas autoritárias geralmente censura as atividades artísticas que traz reflexões sobre a liberdade.
    ERRADA.

    Mais uma vez encontramos divergência entre a concordância dos sujeitos com os seus verbos. Se perguntarmos “que ou quem censura (m)?", a resposta-sujeito será “as culturas autoritárias". Logo, sujeito no plural, verbo também no plural, o que não ocorre. Além disso, procedendo da mesma forma para encontrar o sujeito de “traz", encontramos “atividades artísticas", o que também deveria levar o verbo ao plural. Fazendo a correção, teremos: as culturas autoritárias geralmente censuram as atividades artísticas que trazem reflexões sobre a liberdade.


    D) Normas e regras da sociedade serve para orientar a conduta das pessoas em sociedade. 
    ERRADA.

    Mais um caso de falta de concordância entre sujeito “normas e regras da sociedade" e verbo “serve". Corrigindo, teremos: normas e regras da sociedade servem para orientar a conduta das pessoas em sociedade.


    E) As ilusões de felicidade absoluta leva as pessoas a um comportamento desequilibrados e deprimentes.
    ERRADA.

    Sujeito e verbo, novamente, com falta de concordância entre sujeito e verbo. Além disso, “desequilibrados" e “deprimentes" se encontram com escrita errada porque deveriam concordar com o substantivo “comportamento". Corrigindo: as ilusões de felicidade absoluta levam as pessoas a um comportamento desequilibrado e deprimente.


    Resposta: B

  • Mas na letra B não é sujeito simples?

    Não entendi. :/

  • Muitas sociedades costuma incentivar a ilusão das alegrias associada a bens materiais. Costumam.

    Elas próprias reconheceram que estavam equivocadas quanto às regras da empresa. Certa.

    As culturas autoritárias geralmente censura as atividades artísticas que traz reflexões sobre a liberdade. Censuram.

    Normas e regras da sociedade serve para orientar a conduta das pessoas em sociedade. Servem.

    As ilusões de felicidade absoluta leva as pessoas a um comportamento desequilibrados e deprimentes. Levam.