SóProvas


ID
347665
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eles furtavam, brigavam nas ruas, xingavam nomes, derrubavam negrinhas no areal, por vezes feriam com navalhas ou punhal homens e polícias. Mas, no entanto, eram bons, uns eram amigos dos outros. Se faziam tudo aquilo é que não tinham casa, nem pai, nem mãe, a vida deles era uma vida sem ter comida certa e dormindo num casarão quase sem teto. Se não fizessem tudo aquilo, morreriam de fome porque eram raras as casas que davam de comer a um, de vestir a outro. E nem toda a cidade poderia dar a todos. Pirulito pensou que todos estavam condenados ao inferno.

(Fonte: Capitães da Areia, de Jorge Amado. Editora Record, 1995)

Qual das afirmações seguintes descreve corretamente os aspectos gramaticais de uma das passagens do trecho de Jorge Amado?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    a) Introduz ideia explicativa em relação à oração "não tinham casa" - o "SE" é conjunção coordenativa;
    b) Não pode ser retirada. O "que" introduz a oração "não tinham casa" e também tem valor explicativo.
             O verbo "é" que antecede o "que" é um termo de valor anafórico, que retoma toda a oração anterior. É chamado verbo VICÁRIO. Seu uso é muito comum no falar despreocupado do dia a dia.
     Ex.: Por que você está  com tanta pressa??
             _ É que estou atrazado.

    O verbo "É" retoma toda a oração anterior.
    "Estou com tanta pressa porque estou atrazado"

    c) Não gera ambiguidade (dupla interpretação) a elipse da conjunção aditiva encerrando a série apenas confere um valor EXEMPLIFICATIVO à enumeração.

    d) Não afirma a caridade mem retoma nada. As pessoas nem mesmo sãocaridosas pois eram "raras as casas" que davam algo para eles.
    e) correta.

    A banca confundiu frase com período. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
  •  possui valor adversativa, pois o MAS E NO ENTANTO unem as ideias contrarias de =>

    Eles furtavam, brigavam nas ruas, xingavam nomes, derrubavam negrinhas no areal, por vezes feriam com navalhas ou punhal homens e polícias. Mas, no entanto, eram bons, uns eram amigos dos outros.