-
Eu só consegui ver 6 períodos nesse texto.
:/
-
Olá,
Alguém poderia explicar esta questão?
-
Eu vi 9 períodos nesta oração, se alguém puder esclarecer...
-
CORRETA LETRA B
I - Há 7 períodos: (constituído por uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.)
1- Para filmar sua versão do clássico de Lewis Carroll, Tim Burton chamou a sua trupe preferida.
2- O eterno parceiro e alterego cinematográfico Johnny Depp faz um chapeleiro racionalmente louco e sentimental.
3- Helena Bonham Carter interpreta uma rainha vermelha com problemas com a própria cabeça.
4- Para incrementar o elenco, Anne Hathaway faz a boa rainha branca, e a ótima aposta Mia Wasikowska, o papel título.
5- O resto é animação, em 3D.
6- Na "Alice" de Burton, assistimos a típicos momentos sombrios que só o diretor sabe fazer,
7- mas, apesar do extremo cuidado com cada cena e diferentemente do livro original, o filme não consegue agradar a todas as faixas etárias: é infantil demais.
II - 3 períodos são simples: (constituído de uma só oração que se estrutura em torno de um só verbo)
1- O eterno parceiro e alterego cinematográfico Johnny Depp faz um chapeleiro racionalmente louco e sentimental.
2- Helena Bonham Carter interpreta uma rainha vermelha com problemas com a própria cabeça.
3- O resto é animação, em 3D.
III - O quarto período tem um verbo implícito:
Para incrementar o elenco, Anne Hathaway faz a boa rainha branca, e a ótima aposta Mia Wasikowska, (faz) o papel título.
IV- A primeira oração do texto é adverbial:
Para filmar sua versão do clássico de Lewis Carroll (oração subordinada adverbial final)
V - A última oração do texto é coordenada:
é infantil demais.
(sintaticamente independente)
-
Priscila. Primeiramente, achei perfeito seu comentário. Todavia, fiquei com uma dúvida: Períodos não são separados por ponto?
Caso afirmativo, há 7 perídos, com uma pequena modificação quanto aos períodos 6 e 7
1) Para filmar sua versão do clássico de Lewis Carroll, Tim Burton chamou a sua trupe preferida.
2) O eterno parceiro e alterego cinematográfico Johnny Depp faz um chapeleiro racionalmente louco e sentimental.
3) Helena Bonham Carter interpreta uma rainha vermelha com problemas com a própria cabeça.
4) Para incrementar o elenco, Anne Hathaway faz a boa rainha branca, e a ótima aposta Mia Wasikowska, o papel título.
5) O resto é animação, em 3D.
6) Na "Alice" de Burton, assistimos a típicos momentos sombrios que só o diretor sabe fazer, mas, apesar do extremo cuidado com cada cena e diferentemente do livro original, o filme não consegue agradar a todas as faixas etárias:
7) é infantil demais.
-
Interessante observação Enrico Tullio, mas vejamos... temos que ser cautelosos com essa afirmação sobre o ponto... já que pra ser período o mais importante é o fato de haver "sentido completo", e o período de número 6 por você mencionado "Na "Alice" de Burton, assistimos a típicos momentos sombrios que só o diretor sabe fazer, mas, apesar do extremo cuidado com cada cena e diferentemente do livro original, o filme não consegue agradar a todas as faixas etárias: " não diz o porquê não agrada a todas as faixas etárias (porque é infantil demais), logo fica sem sentido. Já no periodo "Na "Alice" de Burton, assistimos a típicos momentos sombrios que só o diretor sabe fazer" possui sentido completo. Assim, no restante temos mais verbos (logo, mais orações) e um outro período com sentido completo "mas, apesar do extremo cuidado com cada cena e diferentemente do livro original, o filme não consegue agradar a todas as faixas etárias: é infantil demais". O que acha?
Vamos pensar juntos. Gosto disso.
-
Fecham período: (.) (!) (?) (...)
Não fecham período: (,) (;) (:)
Só identifiquei 6 períodos.
Alguém consegue explicar melhor a questão?
-
Sobre período.
De acordo com o livro de Cintra e Cunha - nova gramática do português comtemporâneo - (algumas vezes recomendada pelo CESPE) que define o término período como:
"O período termina sempre por uma pausa bem definida, que se marca na escrita com ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticiências e, algumas vezes, com dois pontos".
-
Ocorreu que a questão passou, ninguém recorreu e ficou por isso mesmo.
O período se fecha com o ponto e ponto final. Aquela última parte do texto após os dois pontos é uma oração cordenada explicativa.
Veja, inclusive, que ela é iniciada com letra minúscula.
-
Estou vendo muitos discutindo se o item I está certo ou errado levando-se em conta o trecho "é infantil demais". Isso não faz sentido algum. Se esse trecho fosse um período, o item II estaria errado, já que se teriam quatro períodos simples. Se apenas o item II estivesse errado, não haveria resposta para questão, e se hovesse, ainda assim não seria a letra "B".
Concordo com a Priscila em como o examinador achou os 7 período, pois apesar de a conjunção adversativa "mas" estar, no texto, precedida de uma vírgula, é comum vê-la também precedida de ponto, iniciando um período.
-
De acordo com o mestre Fernando Pestana, só existe um gramático (Adriano da Gama Kury) que diz que o período pode terminar com dois pontos; e ainda diz o professor: "Logo, a afirmativa I é megapolêmica!"
-
A questão deveria ser anulada.
O item V não se trata de uma oração coordenada e sim de uma subordinada. Se fosse uma oração coordenada teríamos um sentido completo, pois as orações COORDENADAS SÃO INDEPENDENTES entre si (Ex.: Fulano não saiu E não estudou - ambas existem sem a outra, pois possuem sentido completo). No entanto, não é isso que se observa em "é infantil demais.". A primeira coisa que perguntaríamos seria: quem é infantil demais? Só encontraríamos a resposta se lêssemos a oração completa. Esse último termo é uma oração subordinada explicativa, e os dois pontos (:) equivale a pois ou porque. Considerando que se trate de apenas uma oração subordinada e não uma coordenada, temos, para todo efeito, um período composto por duas orações, já que se trata de uma oração subordinada, que somado aos outros 5 totalizam 6 períodos, entre simples e compostos.
Com base nessas afirmações, nem o item I está correto, nem o item V.
Logo, a questão deveria ter sido anulada.
-
I. Há sete períodos. (F)
II. Três períodos são simples. (F)
Existem 6 Períodos, sendo 4 períodos simples e 2 compostos, conforme abaixo:
1-Para filmar sua versão do clássico de Lewis Carroll, Tim Burton chamou a sua trupe preferida. (Período simples)
2-O eterno parceiro e alterego cinematográfico Johnny Depp faz um chapeleiro racionalmente louco e sentimental. (Período simples)
3-Helena Bonham Carter interpreta uma rainha vermelha com problemas com a própria cabeça. (Período simples)
4-Para incrementar o elenco, Anne Hathaway faz a boa rainha branca, e a ótima aposta Mia Wasikowska, (FAZ) o papel título. (Período Composto)
5-O resto é animação, em 3D. (Período simples)
6-Na "Alice" de Burton, assistimos a típicos momentos sombrios que só o diretor sabe fazer, mas, apesar do extremo cuidado com cada cena e diferentemente do livro original, o filme não consegue agradar a todas as faixas etárias: é infantil demais. (Período Composto)
O sexto período é o que causou polêmica. Alguns separam o período em "mas, apesar do extremo cuidado com cada cena e diferentemente do livro original, o filme não consegue agradar a todas as faixas etárias: é infantil demais." Caso tivesse um ponto depois de "fazer", e a frase seguinte começa-se com letra maiúscula: "Mas, apesar..." eu concordaria. Na verdade, o "mas" está iniciando uma oração coordenada sindética adversativa e não um novo período. Outros já separaram o período em " é infantil demais" depois dos dois pontos. No caso em questão, a oração é uma explicação, anunciada pelo uso dos dois pontos, da oração anterior e não um novo período.
III. O quarto período tem um verbo implícito. (V)
4-Para incrementar o elenco, Anne Hathaway faz a boa rainha branca, e a ótima aposta Mia Wasikowska, (FAZ) o papel título.
IV. A primeira oração do texto é adverbial. (V)
Para filmar sua versão do clássico de Lewis Carroll, Tim Burton chamou a sua trupe preferida. (oração subordinada adverbial final - indica o fim a ser alcançado)
V. A última oração do texto é coordenada. (V)
A ultima oração do texto "é infantil demais" na minha opinião é uma oração coordenada assindética explicativa, pois é uma explicação da estrutura anterior e pode-se substituir o sinal de dois pontos pela conjunção explicativa "porque".
Logo, o gabarito da questão deveria ser alterado para a letra d), apenas as três últimas afirmações estão corretas.
Espero ter colaborado.
Bons estudos.
-
Concordo com o comentário anterior em que a correta seria alternativa D. E adiciono o seguinte:
Se pensarmos como a banca quer, considerando a I como correta, a II estaria incorreta. Vejam:
Se "é infantil demais" é um período, ela também não seria um período simples? Logo, teríamos 5 períodos simples e não 3.
1-Para filmar sua versão do clássico de Lewis Carroll, Tim Burton chamou a sua trupe preferida. (Período simples)
2-O eterno parceiro e alterego cinematográfico Johnny Depp faz um chapeleiro racionalmente louco e sentimental. (Período simples)
3-Helena Bonham Carter interpreta uma rainha vermelha com problemas com a própria cabeça. (Período simples)
4-O resto é animação, em 3D. (Período simples)
5- é infantil demais. (Período simples)
Logo, conclui-se que a alternativa está errada.
-
Questão complicada, pois, há gramaticas que afirmam outras que negam a introdução de novo período pelo sinal de pontuação dois pontos (:).
-
O que encerra um período é um ponto. Assim sendo, o texto possui 6 períodos. A dúvida quanto à oração que vem logo após os dois pontos, tem-se que a oração que vem logo após os dois pontos está explicando o porquê do filme não conseguir agradar todas as faixas etárias do público. Como se sabe, termos de natureza explicativa (orações, apostos, dentre outros) são separados por sinal de pontuação. Poderia haver no lugar dos dois pontos uma vírgula e a conjunção coordenativa sindética pois, evidenciando ser uma oração coordenada sindética explicativa. Desta forma, a oração "é infantil demais" não constitui um período.
-
-
Eu só consegui ver seis períodos. Os dois pontos( : ) não encerra período, ou estou enganado??
-
A verdade é que a Funrio é uma banca expert em formular questões polêmicas e confusas.
-
Questão podre!!!!! não há um gabarito para ela
-
Que banca sem noção te deixa até maluco , achando que somos os mais idiotas da face da terra
-
Aqui foi loucura mesmo.
-
Questão Ridícula! Mesmo que tenha 7 períodos, ou seja, a banca levando em consideração um período encerrado por (:). Haveria 4 períodos simples (não três, porque a última oração "é infantil demais" entraria na conta como período simples) o que consequentemente acarretaria a exclusão da última alternativa, visto que, ela seria uma oração absoluta e não uma oração coordenada, ou seja, os itens I e V se excluem. Questão deveria ter sido ANULADA! Totalmente ilógica.
Obs: Para a maioria dos autores somente os pontos (.) (!) (?) encerram o perído.
De fato as alternativas III e IV estão corretas.
- O 4º período tem um verbo implícito.
Para incrementar o elenco, Anne Hathaway faz a boa rainha branca, e a ótima aposta Mia Wasikowska fez o papel título.
- A primeira oração do texto é adverbial.
Para filmar sua versão do clássico de Lewis Carroll, Tim Burton chamou a sua trupe preferida. (oração subordinada adverbial final).
-
O gabarito correto para a questão é a letra B. Descaso total desta banca com uma questão tão equivocada dessas. Existem 6 períodos para a estrutura em questão, até porque se considerarmos 7 períodos, a questão fica sem resposta, pois haveria 4 períodos simples e a última oração não seria coordenada e sim absoluta, fora que o sinal de dois pontos não indica encerramento de período, não para a maioria dos que se dizem estudiosos de gramática portuguesa.