SóProvas


ID
3476794
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Estudiosos das políticas públicas chamam a atenção para a sua dimensão territorial, abordando a questão da intersetorialidade. Destacam a necessidade de as intervenções governamentais nas metrópoles buscarem a articulação e a comunicação entre as políticas setoriais para a identificação das necessidades da população e dos benefícios que podem ou não oferecer. Assim sendo, o território passa a ser o local privilegiado para realizar a articulação entre as políticas de desenvolvimento urbano e as sociais. Nessa perspectiva, o território é um importante elemento impulsionador de uma ação integrada, que deve ter como princípio intersetorial

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA: B - a convergência.

  • Pressupostos de um novo paradigma de políticas públicas, os quais orientam a parte propositiva deste trabalho, são a seguir apresentados:

    1. Desenvolver políticas sociais específicas de inclusão, com caráter de promoção e não apenas de proteção social. Essas políticas de promoção devem refletir também a riqueza das peculiaridades culturais inerentes aos segmentos em desvantagem social.
    2. Desenvolver políticas públicas de combate à pobreza e à exclusão social no Brasil que sejam, simultânea e fundamentalmente, políticas de desenvolvimento.
    3. Desenvolver mecanismos que possibilitem a ampliação da ação pública não-estatal, pois a chamada questão social não será resolvida unicamente pelo Estado, sem a parceria com a sociedade.
    4. Promover, no nível do Estado, a articulação entre as diversas ações empreendidas, e as agências e agente responsáveis.
    5. Promover convergência e integração das ações, sobretudo na esfera das localidades.