SóProvas


ID
347692
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O resumo do capítulo do dia 15/04/2010 da novela “Escrito nas Estrelas”, da Rede Globo, diz o seguinte: Ricardo não acredita em Gilda e pede que o segurança a retire do local. Gilda diz a Zenilda que não desistirá de falar com o médico. Ricardo pede ajuda a Jane para encontrar a mãe ideal para o seu neto. José diz a Antônia temer que Ricardo escolha Beatriz para ser a mãe da criança. Etelvina pergunta a Seu Filhinho com quem Gilmar chegou ao prédio. Gilmar apresenta Vitória/Viviane a Mariana e Suely. Gilmar diz que vai visitar sua mãe, e Suely pede uma carona. Com ciúmes de Vitória/Viviane, Suely diz que não aguenta esconder o namoro dos dois. No posto médico, Guilherme e Breno leem as fichas dos pacientes e lembram-se de Jofre. Breno vai à procura do paciente e fica sabendo que ele sumiu e que sua filha foi presa. Mariana mostra a Vitória/Viviane o quarto em que ela ficará e aproveita para perguntar qual é a relação dela com Gilmar. Sozinha, Viviane pega o colar de Daniel e pede que ele continue a protegê-la. (Fonte: globo.com de 16/04/2010)

O tipo de texto que informa aos leitores o que vai acontecer (ou o que aconteceu) na novela é narrativo, mas tem características próprias, muito diferentes das que estamos habituados a encontrar em obras literárias como romances ou contos. Na transcrição acima, observamos as seguintes marcas do gênero textual “resumo de novela”:

I. verbos predominantemente no presente;
II. repetição intencional dos nomes dos personagens;
III. objetividade, concisão e clareza;
IV. incidência maior da ordem inversa;
V. conectores de progressão interfrásica.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, basta lermos apenas as primeiras 3 linhas. Vamos à questão:
    I. verbos predominantemente no presente; (acredita; pede; diz; pergunta...)
    II. repetição intencional dos nomes dos personagens; (Ricardo... Gilda; Gilda... Zenilda; José... Antonia... Ricardo; ...) Esse recurso se faz necessário devido a grande quantidade de personagens e da impossibilidade de uso de pronomes, que iriam embaralhar a cabeça do leitor!
    III. objetividade, concisão e clareza; (ou o texto é objetivo - e mesmo assim ele é extenso - ou o texto acaba se tornando grande demais e enjoativo)
    IV. incidência maior da ordem inversa; 
    É utilizado a ordem direta das frases: "Ricardo não acredita em Gilda e pede que o segurança a retire do local"
    A ordem invertida poderia ser: "Ricardo pede que o segurança a retire do local, pois não acredita em Gilda."

    Mas mais uma vez seria uma técnica que prejudicaria a objetividade do texto narrativo.
    V. conectores de progressão interfrásica. Praticamente todas as frases são iniciadas pelo nome de seus personagens, assim, não são utilizados conectores entre frases (conjunções)

    Espero ter ajudado, vamos à próxima!
  • "Gilda diz a Zenilda que não desistirá de falar com o médico"

    Não acho PREDOMINANTEMENTE no presente não.. preguiça de responder questão dessa FUNRIO :/