SóProvas


ID
3478366
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Os geógrafos críticos, em suas diferenciadas orientações, assumem a perspectiva popular, a da transformação da ordem social. Buscam uma Geografia mais generosa e um espaço mais justo, que seja organizado em função dos interesses dos homens”.

(Moraes, 1981, p. 47)


Esses pressupostos da Geografia Crítica tiveram como um de seus defensores:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    2 dos principais teóricos da Geografia Crítica são Yves Lacoste e Milton Santos.

  • GABARITO E

    Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.

    A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/milton-santos.htm

  • A questão acima tem como tema a história da epistemologia da ciência geográfica, suas fases e os autores mais renomados que contribuíram para a construção teórica da Geografia.
    Na questão é citada a Geografia Crítica, que foi uma corrente e/ou fase da Geografia, surgida na década de 1970, que propunha romper com a ideia de neutralidade científica levando um viés crítico a ciência geográfica no sentido de questionar a sociedade capitalista, suas formas de apropriação da natureza e suas transformações e impactos no espaço geográfico. 
    Para responder corretamente a questão, o autor precisa conhecer os principais autores dessa fase da Geografia, e indicar um autor que contribuiu para a defesa da Geografia Crítica enquanto método de análise.
    Feito isso, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois Karl Ritter foi um dos percursores da sistematização da Geografia enquanto ciência, dando início à fase de oficialização da ciência geográfica no mundo, por meio de seus estudos sociais sobre o meio humano no espaço geográfico.


    Letra B - Incorreta, pois assim como Ritter, Humboldt,  por meio de suas análises do campo da Geografia Física, também foi um dos percursores da Geografia enquanto ciência sistematizada.
    Letra C - Incorreta, pois Yi-Fu-Tuan foi um dos grandes estudiosos e teóricos da corrente da Geografia Humanista. Nessa fase, a Geografia tinha como análise as experiências das pessoas e grupos em relação ao espaço geográfico, a fim de entender seus valores e comportamentos em um determinado lugar.
    Letra D - Incorreta, pois Paul Vidal de la Blache foi um dos grandes autores e estudiosos do chamado Possibilismo Geográfico que visava compreender a influência que o homem exercia sobre o meio social em que vivia, em contraponto com o Determinismo Geográfico.
    Letra E - Correta, pois Milton Santos em suas obras, criticava o papel perverso que a Globalização cumpria no mundo, no sentido de intensificar as desigualdades socioeconômicas entre pessoas e lugares. Além disso, o autor brasileiro, um dos grandes destaques da Geografia Crítica, fazia várias análises sobre as dinâmicas dos espaços urbanos, e dos reflexos no mesmo que a desigualdade trazia.
    Gabarito da questão: Letra E.